SóProvas


ID
5004718
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Marabá - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Previdenciário
Assuntos

A perícia médica do INSS deixa de caracterizar a natureza acidentária da incapacidade, quando constatar a inexistência de nexo técnico epidemiológico entre o trabalho e o agravo, decorrente da relação entre a atividade da empresa ou do empregado doméstico e a entidade mórbida motivadora da incapacidade. Considera-se acidente do trabalho a doença

Alternativas
Comentários
  • A questão exige o conhecimento da doença profissional, que, conforme a lei nº 8.213/91, é considerada como acidente do trabalho. Veja o que dispõe a legislação:

    Art. 20, I, lei nº 8.213/91: consideram-se acidente do trabalho, nos termos do artigo anterior, as seguintes entidades mórbidas: doença profissional, assim entendida a produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social.

    É importante destacar que o acidente do trabalho é aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço do empregador, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. Além disso, consideram-se como acidente de trabalho:

    • Doença profissional (caso da questão)
    • Doença do trabalho

    Sendo assim, a única alternativa correta é a letra B. Sobre as demais alternativas, veja:

    Art. 20, §1º, lei nº 8.213/91: não são consideradas como doença do trabalho:

    a) a doença degenerativa; (alternativa C)

    b) a inerente a grupo etário; (alternativa D)

    c) a que não produza incapacidade laborativa;

    d) a doença endêmica adquirida por segurado habitante de região em que ela se desenvolva, salvo comprovação de que é resultante de exposição ou contato direto determinado pela natureza do trabalho. (alternativa A)

    Gabarito: B

  • Complementando:

    • Doença Profissional: o empregado contrai em consequência do exercício de sua atividade laboral. Ex: intoxicação de quem trabalha com chumbo. Evolui lentamente.
    • Doença de Trabalho: causado em razão de condições especiais de um trabalho convencional; atividades comuns. Ex: Lesão por esforço repetitivo.
  • Para responder a presente questão são necessários conhecimentos sobre acidente de trabalho no Regime Geral de Previdência Social.


    A) A doença endêmica não é considerada doença do trabalho, nos termos da alínea d do § 1º do art. 20 da Lei 8.213/1991.


    B) A assertiva está de acordo com disposto no inciso I do art. 20 da Lei 8.213/1991.


    C) A doença degenerativa não é considerada doença do trabalho, nos termos da alínea a do § 1º do art. 20 da Lei 8.213/1991.


    D) A doença inerente a grupo etário não é considerada doença do trabalho, nos termos da alínea b do § 1º do art. 20 da Lei 8.213/1991.


    Gabarito do Professor: B

  • Não são Doença do Trabalho

     

    § 1º Não são consideradas como doença do trabalho:

     

    a) a doença degenerativa; (mal de parkinson, mal de alzheimer)

     

    b) a inerente a grupo etário; (osteoporose, catarata)

     

    c) a que não produza incapacidade laborativa;

     

    d) a doença endêmica ( febre amarela, dengue, tuberculose, doença de chagas...) adquirida por segurado habitante de região em que ela se desenvolva, salvo comprovação de que é resultante de exposição ou contato direto determinado pela natureza do trabalho.