SóProvas


ID
5005246
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A classificação ou curva ABC é um importante instrumento para o farmacêutico, pois permite identificar os itens que justificam atenção e tratamento adequados quando à administração. Os itens de um estoque apresentam normalmente diferentes posições no fluxo de materiais e variados graus de utilização. O estudo técnico dessas ocorrências por meio do agrupamento de itens de acordo com seu custo anual permite a elaboração da curva ABC.

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma acerca da curva ABC.

( ) Os itens classe B estão em uma situação intermediária; representam 20% a 30% dos itens e correspondem a 20% do custo total.
( ) A análise da curva ABC não permite a avaliação dos medicamentos com relação à exclusão de itens com pouca ou nenhuma saída.
( ) A definição das classes ABC obedece a faixas predeterminadas e onde se tem, no máximo, 20% de itens classe A, de 20% a 30% de itens classe B e 50% de itens classe C.
( ) Os itens classe A são aqueles que, mesmo representado um maior número, correspondem à menor parte do investimento e não devem ser priorizados administrativamente.
( ) Os itens classe A são mais importantes e devem ser tratados com grande atenção por parte da adminstração; representam cerca de 20% dos itens e correspondem a 50% do custo total.

A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • nao e a unica kkkkkkkkkkkk

  • Eu todinha: "Ãhhnnn? Calma! Volta! Vamos por partes".

  • (F) Os itens classe B estão em uma situação intermediária; representam 20% a 30% dos itens e correspondem de 20% a 30% do custo total.

    (F) ) A análise da curva ABC PERMITE a avaliação dos medicamentos com relação à exclusão de itens com pouca ou nenhuma saída.

    (V ) A definição das classes ABC obedece a faixas predeterminadas e onde se tem, no máximo, 20% de itens classe A, de 20% a 30% de itens classe B e 50% de itens classe C.

    (F ) Os itens classe A são aqueles que, mesmo representado um MENOR número, correspondem à MAIOR parte do investimento e não devem ser priorizados administrativamente.

    (V ) Os itens classe A são mais importantes e devem ser tratados com grande atenção por parte da adminstração; representam cerca de 20% dos itens e correspondem a 50% do custo total.

    (GOMESREIS, 2000)

  • • Classe A: Abriga o grupo de itens mais importantes que correspondem a um pequeno número de medicamentos, cerca de 20% dos itens, que representa cerca de 80% do valor total do estoque;

    • Classe B: Representa um grupo de itens em situação e valores intermediários entre a classe A e C, sendo 15% do total de itens em estoque e consomem 15% dos recursos;

    Classe C: Agrupa cerca de 70% dos itens, cuja importância em valor é pequena, representando cerca de 20% do valor do estoque