SóProvas


ID
5005324
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A dor é uma acompanhante incapacitante de muitas doenças, e o controle da dor é uma das mais importantes prioridades terapêuticas. Os efeitos mais importantes da morfina ocorrem no SNC e no trato gastrintestinal, embora tenham sido descritos numerosos efeitos de significância menor sobre muitos outros sistemas.

A esse respeito, avalie as ações da morfina.

I. A superdosagem aguda pela morfina produz coma e depressão respiratória.
II. Os principais efeitos farmacológicos da morfina são analgesia, euforia e sedação.
III. A morfina promove a liberação de histamina, causando constrição brônquica e hipotensão.
IV. Os efeitos adversos mais problemáticos são o aumento da motilidade gástrica, levando à diarreia, e a depressão respiratória.

Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • A morfina causa constipação, devido ao retardamento damotilidade do TGI, como EA, a diarreia, no entanto, é presente somente na crise de abstinência, em que se apresentam os sintomas antagônicos.

  • ➥ Os opióides podem produzir depressão respiratória por inibição do mecanismo respiratório do tronco encefálico. Essa depressão respiratória, quando moderada, pode ser bem tolerada por pacientes sem história de doença pulmonar, porém, pacientes com DPOC, asma e outras, podem não tolerar essa depressão. Como está relacionada com a dose, torna dificultoso o controle da dor intensa.

    ➥Os principais efeitos farmacológicos da morfina são analgesia, euforia e sedação.

    ➥A morfina promove a liberação de histamina, causando constrição brônquica e hipotensão.

     ⛔ Não há aumento da motilidade gástrica, pelo contrário, um dos efeitos adversos é a constipação.

    Resposta: A

  • Causa constipação, inclusive existe um farmáco opioide (Loperamida) que só apresenta efeito no TGI, justamente por não atravessar barreira hematoencefálica. Não apresentando efeitos de analgesia.