- ID
- 5005885
- Banca
- Aeronáutica
- Órgão
- CIAAR
- Ano
- 2020
- Provas
- Disciplina
- Psicologia
- Assuntos
A abordagem da psicodinâmica do trabalho foi apresentada por Dejours, por meio da publicação A Loucura do Trabalho: Estudo de Psicopatologia do Trabalho. A obra trouxe um novo olhar para a compreensão das relações entre trabalho e saúde psíquica do trabalhador e passou a ser entendida como um importante referencial para a área da clínica e da saúde mental no trabalho, capaz de subsidiar estudos e intervenções teórica e metodologicamente.
Considerando esta abordagem, avalie o que se afirma.
I. Nesta abordagem, saúde no trabalho significa ausência de sofrimento, ou seja, o potencial que cada trabalhador possui de utilização dos recursos internos e externos para transformação do sofrimento na busca pelo prazer e realização.
II. A psicodinâmica do trabalho critica a clínica como modo de construção do conhecimento, de interpretação e de análise do trabalho, privilegiando outras práticas que se colocam como instrumento capaz de compreender tanto os processos de saúde quanto as patologias do trabalho.
III. Um aspecto muito importante na procura do prazer e na defesa diante do sofrimento no trabalho é a mobilização subjetiva, definida como o processo pelo qual o trabalhador se engaja no trabalho e consegue fazer uso da subjetividade, da inteligência prática e do coletivo de trabalho para transformar os fatores da organização do trabalho causadores de sofrimento.
IV. Uma das principais contribuições da psicodinâmica do trabalho é a de expor os efeitos que a organização do trabalho pode gerar na saúde mental do trabalhador, além de oferecer instrumentos para que estes efeitos sejam identificados ainda no campo pré-patológico, possibilitando atuações preventivas e capazes de compreender e intervir nos processos de saúde/doença mental no trabalho.
É correto apenas o que se afirma em