A questão exigiu conhecimento sobre as causas, consequências e do controle da síndrome de Burnout e solicitou a alternativa incorreta em relação a esse tema.
A síndrome de Burnout ou esgotamento é uma síndrome psicológica crônica que surge possui por influência direta das condições no trabalho. De acordo com Duran (2019), essa síndrome possui três dimensões:
- Exaustão emocional: que refletem o esgotamento físico e mental;
- Despersonalização: o profissional apresenta atitudes negativas em relação ao seu trabalho e preza pelo distanciamento.
- Diminuição de realização pessoal: sensação de insatisfação e de incompetência.
Portanto, ela está intimamente ligada às condições de trabalho, tais como ambiente inseguro, cobrança exageradas de metas e prazos, sobrecarga de trabalho, espécie de trabalho, contato direto com pessoas que necessitam de cuidados e etc.
Com isso em mente, partiremos à análise das alternativas.
A- CORRETA. A alternativa trouxe umas das definições mais aceitas para a síndrome de Burnout. Ela se caracteriza pela completa exaustão do profissional em decorrências das demandas organizacionais.
B- CORRETA. A alternativa se referiu corretamente ou sinônimo da síndrome e a relacionou corretamente às exigências exageradas e ao excesso de responsabilidades no trabalho.
C- INCORRETA. Pois essa síndrome está ligada às condições de trabalho. A alternativa negou essa ligação, portanto está incorreta e é o nosso gabarito.
D- CORRETA. A alternativa trouxe corretamente as opções utilizadas para suavizar ou mesmo prevenir as situações organizacionais que podem desencadear o desenvolvimento da síndrome do esgotamento.
Bibliografia: DURAN, CRISTIANA. Gestão de Pessoas. 2ª ed. Salvador. Juspodium. 2019
GABARITO: LETRA C