-
O Manual de Redação da Presidência da Republica 3ª edição, não faz nenhuma referência a digitação qualitativa.
-
ESSA BANCA SAI COM CADA UMA KKKKKKKK
-
Letra B PRONTO KABOU
-
Gabarito B
Conforme o Manual de Redação da Presidência da República (2018), pág.20:
3.6 Formalidade e padronização
As comunicações administrativas devem ser sempre formais, isto é, obedecer a certas regras de forma (BRASIL, 2015a). Isso é válido tanto para as comunicações feitas em meio eletrônico (por exemplo, o e-mail , o documento gerado no SEI!, o documento em html etc), quanto para os eventuais documentos impressos.
É imperativa, ainda, certa formalidade de tratamento. Não se trata somente do correto emprego deste ou daquele pronome de tratamento para uma autoridade de certo nível, mais do que isso: a formalidade diz respeito à civilidade no próprio enfoque dado ao assunto do qual cuida a comunicação.
A formalidade de tratamento vincula-se, também, à necessária uniformidade das comunicações. Ora, se a administração pública federal é una, é natural que as comunicações que expeça sigam o mesmo padrão. O estabelecimento desse padrão, uma das metas deste Manual, exige que se atente para todas as características da redação oficial e que se cuide, ainda, da apresentação dos textos.
Tudo posso Naquele que me fortalece!
-
Esta
questão exige do candidato conhecimento acerca da digitação
qualitativa e as formas de tratamento nas redações oficiais.
a) A digitação qualitativa, de fato, segue um padrão previamente
estabelecido, o qual determina que todo texto oficial deve ser impessoal e, portanto, ela não deve ser adaptada com base na impressão pessoal do
digitador. Dessa forma, inferimos que esta alternativa é incorreta.
b) De acordo com o Manual de Redação, as comunicações administrativas devem ser sempre formais. Isso é válido tanto para as comunicações feitas em meio eletrônico, dentre eles o documento gerado no SEI, quanto para os eventuais documentos impressos. Sendo assim, se é necessário formalidade, consequentemente, não pode ser dispensado o uso das formas de tratamento. Portanto, esta alternativa é correta.
c) A digitação qualitativa pode ser atribuída a qualquer servidor público, independentemente
de ter algum tipo de deficiência, ou não. Dessa forma, inferimos que esta alternativa é incorreta.
d) Conforme orienta o Manual de Redação, o vocativo do endereçamento deve estar na forma de tratamento adequada para quem receberá o expediente. Assim, inferimos que o uso dos pronomes de
tratamento no endereçamento não é apenas permitido, ele é obrigatório. Desse modo, verificamos que esta alternativa está incorreta.
Gabarito do Professor:
Letra B.
-
Gab.:B Respondi por eliminação mesmo, pois esse termo ainda não tinha visto. rs
-
http://www.secretariadoexecutivo.ufv.br/docs/Thaiana.pdf
Único pdf que achei sobre digitação qualitativa