SóProvas


ID
5009773
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Ao abrigo do teto, sua jornada de fé começava na sala de jantar. Na pequena célula cristã, dividia-se a refeição e durante elas os crentes conversavam, rezavam e liam cartas de correligionários residentes em locais diferentes do Império Romano (século II da Era Cristã). Esse ambiente garantia peculiar apoio emocional às experiências intensamente individuais que abrigava.

SENNET. R, Carne e pedra. Rio de Janeiro; Record, 2008,

Um motivo que explica a ambientação da prática descrita no texto encontra-se no(a)

Alternativas
Comentários
  • Historicamente o cristianismo nasceu na região da Palestina, onde hoje localiza-se o Estado de Israel, em período de dominação romana. Aqueles que adotavam o cristianismo não eram bem vistos entre as autoridades judaicas na medida em que subvertiam a estrutura de poder eclesiástico de então. A classe sacerdotal judaica vê, com o advento do cristianismo, uma ameaça à sua influência
    Da mesma forma , os cristãos não eram bem vistos pelas autoridades romanas. O Cristianismo difundiu-se rapidamente entre escravos e grupos sociais despossuídos, disseminando razões para a contestação da autoridade de Roma e do imperador. Cristãos eram os que subvertiam a Ordem sócio - política estabelecida. 
    O trecho mostra uma comunidade de cristãos. Este costume de fazer cultos e leitura de cartas de conteúdo religioso de forma privada em muito marcou a vida dos cristãos primitivos. Entre as alternativas está uma que indica, corretamente, uma das razões para tal prática
    A) INCORRETA- a prática descrita é de cristãos primitivos e não de judeus. E, embora o cristianismo tenha nascido entre os judeus sua difusão foi além a Palestina 
    B) INCORRETA- A legislação romana não era marcada pelo moralismo. E o trecho nada fala acerca de comunidade de jovens livres. 
    C) INCORRETA- O trecho não se refere a nenhum grupo social específico da sociedade romana e sim aos “ cristãos". Além disso, a adesão ao cristianismo deu-se primordialmente entre os despossuídos e escravos. Não entre o patriciado 
    D) CORRETA – Os cristãos primitivos tinham que se manter discretos pois a sua crença não era bem vista no Império Romano e suas práticas religiosas, diferentes das oficiais, eram proibidas de serem feitas em público. Na verdade os cristãos sofreram perseguição dentro do Império Romano até o ano de 313 d. C quando foi assinado o Edito de Milão pelo imperador Constantino
    E) INCORRETA- A afirmativa carece de sentido. E não se refere nem aos cristãos tampouco ao seu estilo de vida. 
    Gabarito do Professor: Letra D.
  • Informações essenciais no texto: Império romano (século II da Era Cristã)

    Basta lembrar que Jesus foi preso por romanos e que eles repudiavam o cristianismo por n motivos. Por um tempo, o cristianismo foi proibido e por isso as pessoas faziam culto em suas casas.

    Gabarito: D) Decisão política, que censurava as manifestações públicas da doutrina dissidente

  • A informação que a questão trás, informando que é do século II ajuda muito a resolver. Antes do século IV, os cristãos eram perseguidos em Roma e o cristianismo não era apoiado, forçando os cristãos a praticarem sua religião discretamente, pois eram proibidas em público. Isso só foi mudar a partir do imperador Constantino, que decretou a liberdade religiosa e o fim do paganismo como religião oficial do Império Romano.

    Ou seja, foi uma decisão política que ocorreu, censurando as manifestações públicas do cristianismo.

  • Letra D

    O fim da perseguição aos cristãos na Roma antiga ocorreu no século IV d.C., como o texto de referência destaca que o encontro foi realizado no século II d.C., podemos perceber que os protagonistas estavam se encontrando em um lugar fechado e secreto para praticarem seus ritos. Portanto, a ambientação pode se compreendida como uma consequência de decisões politicas do período, que perseguiam o cristianismo.

  • O que pegou nessa questão, não só na questão, mas também na prova inteira, foi o vocabulário utilizado, no caso da alternativa correta:

    D) decisão politica, que censurava as manifestações públicas da doutrina dissidente.

    decisão politica(Ok, decisão do imperador de Roma), que censurava as manifestações públicas (O imperador impedia que cultuassem outras religiões de forma livre) da doutrina dissidente (De religiões diferentes da pregada no Império romano, os quais tinham sua fé voltada para vários deuses, o politeísmo).

    O imperador impedia a prática de religiões diferentes do politeísmo, como o cristianismo, em Roma, por esse motivo necessitava-se de toda uma ambientação (se esconder) para cultuar...

  • Letra D

    O cristianismo, desde suas origens, passou a enfrentar perseguição do governo romano. A partir do século II d.C, a posição romana se tornou uma politica oficial, já que os seguidores de Cristo não cultuavam o Imperador. Daí a necessidade de um culto às escondidas que fortalecia a comunidade por meio de cartas, com destaque para as epistolas de Paulo.

  • A questão fala de uma época onde o império romano perseguia todos os cristãos, assim, era necessário que eles escondessem sua religião.

    d) decisão politica, que censurava as manifestações públicas da doutrina dissidente.

    Esse trecho me ajudou bastante:

    "Esse ambiente garantia peculiar apoio emocional às experiências intensamente individuais que abrigava."

  • Lembrem da censura romana à religião cristã, por isso que os crentes se reuniam em suas casas (células) e não em espaços públicos. Essa situação muda com Constantino, que permite a liberdade de culto cristão em Roma, através do Édito de Milão, no ano de 313 d.c.

  • que bando de questao especifica. Exigindo do aludo de ensino medio pra interpretar isso, deploravel.

  • Quer moleza, mãe?

    A rapadura é doce, mas não é mole...

  • "(...) liam cartas de correligionários (co=mesma, religionario= RELIGIÃO) residentes em locais diferentes do Império Romano (século II da Era Cristã). Esse ambiente garantia peculiar apoio emocional às experiências intensamente individuais que abrigava."

    o excerto dá a entender que, se exige apoio emocional, é porque os cristãos estavam passando por um momento difícil. Qual momento foi esse na Roma Antiga? Perseguição Cristã!

  • Eu aí colocar A então pensei porque eu vou colocar a A então pensei um pouco e lê no texto abrigo então deu pra perceber que os encontros religiosos eram restritus e a D era a que mais se encaixava e só prestar atenção