-
O britânico David Hume foi um dos mais importantes filósofos conhecidos como Empiristas. Tal pensamento compreende que o homem somente pode conhecer aquilo que ele experiência, que ele vivencia. Os sentidos e a experiência darão o material sobre o qual o pensamento poderá desenvolver-se.Tal pensamento questionava e mantinha certa reserva dos pensamentos exclusivamente abstratos, de inspiração divina ou mesmo que inata à mente.
Gabarito do Professor: Letra D.
-
Letra D
David Hume é um filósofo modernista que seguia a corrente empirista, ou seja, defendia que o entendimento humano era apreendido através da experiência sensível. Dessa maneira, a vivencia dos fenômenos ocorreria através das experiências dos indivíduos, como defendido no principio da causalidade.
-
Veja o trecho e compare com as alternativas:
(Nenhum objeto jamais revela, pelas qualidades que aparecem aos sentidos, nem as causas que o produziram, nem os efeitos que dele provirão; e tampouco nossa razão é capaz de extrair, "sem auxilio da experiência")
-
GABARITO - D
David Hume foi um filósofo empirista, ou seja, defendia que o conhecimento era adquirido através da experiência.
Trecho que comprova: ...tampouco nossa razão é capaz de extrair, sem auxilio da experiência, qualquer conclusão referente...
|
|
|___ Neste trecho, Hume quis dizer que a razão não é a que realmente adquire conhecimento, pois ela precisa também da experiência.
Um breve resumo das maneiras de adquirir conhecimento:
- Racionalismo - Quem a adquire conhecimento é a RAZÃO. Defensores dessa tese: René Descartes.
- Empirismo - A EXPERIÊNCIA é capaz de levar conhecimento ao ser humano. Defensores: David Hume, Bacon, Hobbes, John Locke.
- Criticismo - A RAZÃO e a EXPERIÊNCIA são responsáveis pelo ganho de conhecimento. Defensores: Kant.
OBS - Existem mais filósofos defensores de cada tese, eu apenas citei os principais e mais cobrados em provas.
CAVEIRA!
-
O Empirismo defendido por D. Hume exorta "a vivência dos fenômenos do mundo". Isso é comprovado pela ideia do texto na medida que ela evidencia que não saberíamos se a água nos sufocaria ou se o fogo nos consumiria (queimaria), a não ser que entrássemos em contato com eles. Daí a ideia da experimentação interpretada pelos sentidos.
-
A resposta está no texto:
"...e tampouco nossa razão é capaz de extrair, sem auxilio da experiência, qualquer conclusão..."
Portanto, qual é a origem do conhecimento humano segundo Hume? A vivência dos fenômenos presentes no mundo.
-
Saber que eu errei uma questão dessa me dar uma tristeza do caramba, pois, sei que minha TRI ia despencar.
"e tampouco nossa razão é capaz de extrair, sem auxilio da experiência, qualquer conclusão referente à existência efetiva de coisas ou questões de fato."
Ou seja, o conhecimento não é INATO segundo o texto, nos o adquirimos por intermédio das experiências GAB:D
-
David Hume -> empirismo
-
Resumo rápido: Ao analisar o comando, ela a forma de conhecimento para Hume, que é a VIVÊNCIA, o que o difere de Francis Bacon e seu empirismo indutivo, pois para Hume só será capaz de dizer se o sol aparecerá amanhã se ele vivenciar, diferente de Bacon, que a partir de uma quantia de análises seria possível chegar a um resultado. Espero ter ajudado.