SóProvas


ID
5009821
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

    O fenômeno histórico conhecido como "tráfico de coolies" esteve associado diretamente ao período que vai do final da década de 1840 até o ano de 1874, quando milhares de chineses foram encaminhados principalmente para Cuba e Peru e muitos abusos no recrutamento de mão de obra foram identificados. O tráfico de coolies ou, em outros termos, o transporte por meios coativos de mão de obra de um lugar para outro, foi comparado ao tráfico africano de escravos por muitos periodistas e analistas do século XIX.

SANTOS. M. A. Migrações  e trabalho sob contrato no século XIX, História, n, 12. 2017

A comparação mencionada no texto foi possível em razão da seguinte característica:

Alternativas
Comentários
  • O fenômeno citado, referente à utilização de mão de obra chinesa nas américas, é comparado ao comércio de africanos através de uma analogia, ou seja, da compreensão de que existe similaridade na opressão imposta sobre os indivíduos sujeitados em ambos os episódios.


    Gabarito do Professor: Letra D.
  • Letra D

    O texto destaca que os chamados coolies eram coagidos e sofriam muitos abusos no recrutamento, o que podemos destacar como uma semelhança à condição de escravidão africana na América pelos maus tratos.

  • É interpretar os momentos citados. Onde há similaridade entre chineses e africanos escravizados? No abuso ao indivíduo. as outras opções são muito nada a ver.

  • "muitos abusos no recrutamento de mão de obra"

  • Existe similaridade na opressão imposta sobre os indivíduos sujeitados em ambos os episódios.

  • Letra D

    Os coolies foram trabalhadores braçais asiáticos trazidos para diversas partes da América ao longo do século XIX. Embora juridicamente não fossem propriedade de seus empregadores, há diversos relatos de maus-tratos e impedimentos a suas liberdades individuais, além de, como refere o texto, abusos no aliciamento dos trabalhadores.

    Créditos da Resolução: Curso Objetivo