SóProvas



Questões de A divisão social do trabalho


ID
6889
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A categoria trabalho, segundo Anthony Giddens (Sociologia, Porto Alegre: Artmed, 2005) significa "a execução de tarefas que requerem o emprego de esforço mental e físico, cujo objetivo é a produção de mercadorias e serviços que satisfaçam as necessidades humanas" (p.306). Baseado nessa concepção de trabalho, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Não é uma visão técnica mas interpretativa da questão. As opções "d" e "e" não poderiam ser em função de que a definição ao definir produção de serviçõs permitiria o trabalho doméstico e em ambas as situações o trabalho voluntário. Se é possível compreender que a definição permitiria o trabalho voluntário, na medida da satisfação das necessidades humanas para a coesão social ou por simples diletantismo, seria possível considerar a ocorrência de trabalho remunerado ou não remunerado. Nesta perspectiva, a única resposta possível é a letra "a"

ID
6895
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2006
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Segundo André Gorz (Metamorfoses do Trabalho: Crítica da Razão Econômica. São Paulo: Anablume, 2003), as últimas décadas do século XX testemunharam o surgimento de sociedades do desemprego em massa de forma permanente. Essas mudanças estão associadas a inovações tecnológicas e ao denominado "crescimento sem emprego". Essas mudanças não irão apenas provocar desemprego em massa, mas também alterações na estrutura de classes socioeconômicas das sociedades de emprego. Para André Gorz, uma ruptura ou "dualização" social tornou-se o aspecto dominante de todas as sociedades industrializadas a partir de meados da década de 70. Baseado nesse pressuposto teórico de uma "dualização" social com impactos sobre os trabalhadores, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • segundo Jefferson Mendes a resposta correta é a B, pois mão de obra subcontratada é justamente a dualização
  • Letra c. Ver o texto que foi retirado a questão:

    Mas, para poder garantir a seus assalariados o emprego permanente, as grandes firmas japonesas subcontratam com uma rede vasta de empresas periféricas as fabricações e prestações de serviço que a firma matriz não tem interesse vital em assumir.

    Essas empresas subcontratadas servirão de amortecedores das flutua-
    ções conjunturais; empregam ou demitem conforme a evolução da demanda, ainda mais prontamente porque seus trabalhadores não têm, em geral, proteção sindical ou social.

    Mais em http://mactreinamentos.wordpress.com/2010/02/01/0-fim-do-humanismo-do-trabalho-andre-gorz-2007/

    LOgo, envolve a dualização do trabalhador efetivo/ estável e o terceirizado/ periférico/ subcontratado.

  • Esta questão foi anulada.
  • C e B estão corretas!

  • Porquê? no mínimo e não exatamente?


ID
89239
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Nos últimos tempos, o conceito de trabalho e ocupação tem-se alterado fundamentalmente; as certezas e obviedades fundamentais que vinculamos ao trabalho se dissolvem, se erodem (....).
(Beck, Ulrich. Liberdade ou Capitalismo, Ulrich Beck conversa com Johannes Willms, São Paulo: Editora UNESP, 2003, p. 159).

A partir do texto assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • (A) Lembra da aula de história? A sociedade grega era formada por homens livre e escravos, sendo que apenas os homens livres faziam parte da sociedade.(B) A base do capitalismo é a acumulação de capital. E como vc acumula capital? Trabalhando.(C) A sociedade de pleno emprego é aquela em que há apenas a "taxa natural de desemprego", o que significa que só está desempregado quem quer. Estamos nessa fase?(D) A flexibilização do trabalho faz com que cada trabalhador seja tratado como indivíduo. Há a abolição de contratos coletivos e, por isso mesmo, há uma multiplicação de diferentes tipos de trabalhos.(E) Quantos mestres e doutoras estão desempregados ou subempregados ou empregados em trabalhos que exigem um grau de qualificação inferior ao que eles possuem hoje em dia?
  • O trabalho era visto como algo que embrutecia o espírito, então era realizado apenas por escravos, enquanto os homens livres ficavam responsáveis pelas atividades mais nobres, como a política e filosofia.


ID
89245
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Vinte anos de reestruturação das grandes fábricas levaram a um estranho paradoxo. Com efeito, é contemporaneamente, sobre a derrota do operário fordista e sobre o reconhecimento da centralidade de um trabalho vivo sempre mais intelectualizado, que se constituíram as variantes do modelo pós-fordista. Na grande empresa reestruturada, o trabalho do operário é um trabalho que implica sempre mais, em diversos níveis, capacidade de escolher entre diversas alternativas e, portanto, a responsabilidade de certas decisões. (Lazzarato, Mauricio & Negri, Antonio. Trabalho imaterial formas de vida e produção de subjetividade, Rio de Janeiro: DP&A, 2001, p. 25).

Baseado nos pressupostos teóricos, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi essa resposta, que afirma que o "operário fordista lutou contra o trabalho", na verdade foi a favor de melhores condições de trabalho....
    Já a letra E, não faz sentido algum!!!
  • Entendo que a letra "A" está correta porque na sociedade atual, pós-fordista, nenhum trabalho é meramente material, manual, despido de conhecimento. Todos os trabalhadores detêm certos conhecimentos que são importantes. A "sociedade do conhecimento" chega a tal ponto que existe hoje uma "intelectualidade de massa", em oposição à sociedade rígida, mecânica, sem opinião, do passado fordista. 
  • Além de leitura em diversos materiais a respeito do tema abordado na questão, é imprescindível utilizar as técnicas de leitura e compreensão de textos. Levando em conta que o gabarito está correto, todo o conjunto só faz sentido se considerarmos que o texto base menciona que "em todos os níveis do trabalho" há aprimoramento e necessidade de tomada de decisões. A letra "E" é a única que afronta o texto quando diz que o trabalho operário (atividade ligada à subjetivade - e aqui leia-se mesmo considerado operário, exige preparo intelectual) está restrito aos operários mais qualificados. O texto base diz que em diversos níveis (e não só no ultra qualificado) exige-se sempre mais. Aqui está o "erro" da afirmativa e que faz com que a letra "E", seja considerada o gabarito da questão.
  • O erro da A está em "integralmente"! Gabarito errado, ou ambivalente.

  • Concordo com Alexandre Borges.


ID
89248
Banca
ESAF
Órgão
MTE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Ao contrário daqueles autores que defendem a perda da centralidade da categoria "trabalho" na sociedade contemporânea, as tendências em curso, quer em direção a uma maior intelectualização do trabalho fabril ou ao incremento do trabalho qualifi cado, quer em direção à desqualifi cação ou à sua subproletarização, não permitem concluir pela perda desta centralidade no universo de uma sociedade produtora de mercadorias.

(Antunes, Ricardo. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho, São Paulo: Cortez; Campinas, SP: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1995, p. 75).

Baseado nos pressupostos teóricos, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • a) A alternativa fala sobre a redução quantitativa e qualitativa do trabalho abstrato representada dentre outras razões pela mecanização e informatização da produção com a respectiva redução de posto de trabalho, pela redução da jornada de trabalho etc.
    b) Mercadorias interação de capital constante - valor de uso e capital variável - valor de troca.
    c) Realmente a crise do trabalho abstrato se dá na diminuição da utilização de trabalho vivo, ou seja da menor utilização de trabalho humano na produção, acabamento, comercialização, armazenamento e consumo e consequentemente a mudança do perfil de produção dada pela substituição do elemento trabalhador por outros como máquinas etc.
    e) A superação da sociedade do trabalho abstrato requer o auto reconhecimento do trabalhador assariado, de sua importância central, como sujeito das transformações/revoluções.
    Quanto a alternativa d) Para que haja a superação da sociedade do trabalho abstrato, com a respectiva emancipação da qualidade de submissão do capital, a que se haver necessariamente uma reviravolta nas condições de trabalho, portanto esta questão está incorreta.

ID
213082
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Com relação à flexibilidade nas organizações produtivas, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
1196239
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A sociologia do trabalho é o ramo da sociologia voltado ao estudo das relações sociais no mundo do trabalho - a princípio, incluindo basicamente empresas e sindicatos - e às implicações sociais da relação entre trabalho e técnica. Para diversos autores da sociologia do trabalho, os motivos que precipitaram a crise do modelo fordista/taylorista de produção, na década de 1970, dizem respeito ao grande “acúmulo de capitais”, entre empresas automobilísticas; a queda na taxa de lucro causada pelo aumento da formação (qualificação) do trabalho; início do desemprego estrutural e, em conseqüência, da redução do consumo; crise fiscal do Estado de bem-estar e neoliberalismo/ desregulamentação de direitos e falência do setor público. Esse conjunto de fatores coincidiu com a superação do modelo fordista/taylorista e o advento do modelo toyotista de produção. Para os teóricos marxistas da sociologia do trabalho.

Com base no exposto acima, é correto atribuir como característica do toyotismo:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com uma boa leitura do texto pode-se entender que quando o texto fala em um crise gerada pelo acúmulo de capital ( fordista/taylorista),Temos que a única saída para acabar ou reverter esse problema seria a Eliminação do desperdício e controle de qualidade total (modelo toyotista).

    A sociologia do trabalho é o ramo da sociologia voltado ao estudo das relações sociais no mundo do trabalho - a princípio, incluindo basicamente empresas e sindicatos - e às implicações sociais da relação entre trabalho e técnica. Para diversos autores da sociologia do trabalho, os motivos que precipitaram a crise do modelo fordista/taylorista de produção, na década de 1970, dizem respeito ao grande “acúmulo de capitais”, entre empresas automobilísticas; a queda na taxa de lucro causada pelo aumento da formação (qualificação) do trabalho; início do desemprego estrutural e, em conseqüência, da redução do consumo; crise fiscal do Estado de bem-estar e neoliberalismo/ desregulamentação de direitos e falência do setor público. Esse conjunto de fatores coincidiu com a superação do modelo fordista/taylorista e o advento do modelo toyotista de produção. Para os teóricos marxistas da sociologia do trabalho. 



  • Toyotismo x Fordismo

    Estoque mínimo x Estoque

    Trabalho em equipe x Cada trabalhador é responsável por uma parte da produção

    Presença de Rida (líder) x Ausência de Rida

    Eliminação dos "tempos mortos" x Presença dos tempos mortos

    Eliminação do desperdício x Presença do desperdício

  • toyotismo tem o estoque mínimo como característica.


ID
1475755
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A sociedade industrial foi analisada pelos sociólogos e filósofos morais do seculo XIX que testemunharam a sua formação.
A respeito dessas avaliações, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Erros das alternativas:

    a) Adam Smith fala de um livre mercado, não de mercado regulado;

    b) Bentham foi um utilitarista de corrente liberal, logo, não há porque falar em bem comum;

    d) A acumulação PRIMITIVA do capital se refere a fases anteriores do regime industrial;

    e) O Antigo Regime não é democrático, tanto que Tocqueville é a base para a revolução americana, um salto na democracia, justamente contra o Antigo regime


ID
1586896
Banca
VUNESP
Órgão
APMBB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Em pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a participação da renda gerada pelo trabalho informal no Brasil caiu de 16,9% para 14,9%, entre 2003 e 2008, e o percentual de trabalhadores informais também caiu, de 25,8% para 22,8%. No entanto, os trabalhadores informais ainda são um contingente expressivo no mercado.


Assinale a alternativa que caracteriza o trabalho informal

Alternativas
Comentários
  • Gabarito (D)

    Trabalho informal é o trabalho sem vínculos registrados na carteira de trabalho ou documentação equivalente, sendo geralmente desprovido de benefícios.

    Bons estudos!

  • O trabalho informal não é dotado de nenhum direito trabalhista, porém até mesmo desempregados podem contribuem para a previdência social

    GAB D

    apmbb


ID
1623910
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Sobre a temática da Educação para os Direitos Humanos, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  •  c) Torna-se fundamental conduzir a discussão sobre o princípio da igualdade que, sendo fundamental para os Direitos Humanos, implica em uma uniformidade entre todos os seres humanos, o que vem, progressivamente, entrando em contradição com a emergência do chamado Direito à Diferença.  


ID
1650028
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca da problemática da divisão sexual do trabalho na sociedade, julgue o item seguinte.


A exploração econômica, ou das relações de classe, é aquela em que se exerce, simultaneamente, o poder dos homens sobre as mulheres.

Alternativas
Comentários
  • Marquei errado e deu como certo: ou eu não estou entendendo nada ou quem formulou a questão é que não está. Quando se fala de exploração econômica (ou de relações de classe), se está falando da exploração de uma classe sobre a outra, ou seja, da burguesia sobre o proletariado.

    A questão do poder dos homes sobre as mulheres é uma discussão sobre gênero e não sobre classe social.

  • No contexto da problemática da divisão sexual do trabalho na sociedade, a exploração econômica, ou das relações de classe, é simultânea ao poder dos homens sobre as mulheres, em outras palavras, dominação de gênero.

ID
1650091
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Com relação aos processos de trabalho, sociedade e relações sociais, julgue o item a seguir.


As condições e relações de trabalho caracterizadas por reduzida jornada, alta remuneração e estabilidade ocupacional se expandem, hoje, de forma generalizada, pelo mundo.

Alternativas
Comentários
  • Errado!

    No mundo atual, As condições e relações de trabalho caracterizadas por aumento da jornada, baixa remuneração e instabilidade ocupacional


ID
1650094
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Com relação aos processos de trabalho, sociedade e relações sociais, julgue o item a seguir.


A terceirização da mão de obra constitui um a estratégia que permite descentralizar parcela importante dos riscos de produção e distribuição de bens e serviços.

Alternativas

ID
1776109
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Com relação ao mundo do trabalho na era da reestruturação produtiva e da mundialização do capital, julgue o item a seguir.

Uma das consequências da reestruturação produtiva foi o fortalecimento das formas de organização dos trabalhadores e do comprometimento político dos mesmos.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.Segundo a professora Ana Paula de Oliveira(Estratégia concursos), o processo de reestruturação produtiva teve como consequência  "a flexibilização, a desmontagem dos direitos do trabalho criando um processo de enorme fragmentação junto à classe trabalhadora."


ID
2004907
Banca
EXATUS
Órgão
PM-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Leia as seguintes proposições:
Proposição I
A sociedade comunitária geralmente é de limitada diferenciação de papéis, com relações sociais duradouras, com contatos sociais primários.
Proposição II
Sociedades societárias caracterizam-se pela acentuada divisão do trabalho, com muitos papéis sociais, organizados numa complexa estrutura social.
Proposição III
Na sociedade societária, o comportamento é regulado pelo costume e as pessoas envolvidas compartilham as experiências individuais.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Sociedade societária encarna princípios e estruturas das sociedades modernas sendo eles o exacerbado individualismo, a perda de uma noção do todo social, a complexificação de postos e funções, a deconexão do coletivo e uma percepção pouco clara quanto às regras.
    Já as sociedades comunitárias possuem maior homogeneidade, maior conciência coletiva e regras e costumes claros e estabelecidos.
    A resposta, portanto, é a letra B, 
    pois as afirmações I e II estão corretas e a III se equivoca ao afirmar uma característica da sociedade comunitária como sendo da sociedade societária.
  • Des dee quando a sociedade comunitária tem contato primário? Contato primário é com a família


ID
2188861
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Rio Branco - AC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

“Uma arma ideológica forjada como resposta à crise industrial de fins da década de 1960 [...] [cuja] extração da mais-valia depende agora da economia da inovação perpétua (MORRIS-SUZUKI, Tessa, apud KUMAR, Krishan (2006) Da Sociedade Pós-industrial à Pós-moderna. Novas Teorias sobre o Mundo Contemporâneo Rio de Janeiro, Jorge Zahar, p.56).

O conceito ao qual a caracterização acima refere-se é o de:

Alternativas
Comentários
  • Sociedade da Informação é um termo que surgiu no século XX, no momento em que a tecnologia teve grandes avanços. A importância que conquistou, fez com que a tecnologia se tornasse essencial na determinação do sistema social e econômico.

    Após o “boom” das telecomunicações e informática na década de 1970, a sociedade apresentou novas condições para o processamento de informação.

     

    https://www.todamateria.com.br/sociedade-da-informacao/

     


ID
2201173
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Entre os gregos antigos não havia uma palavra que correspondesse ao que chamamos de trabalho. Cada atividade era definida conforme a finalidade a qual visava o trabalho de determinado profissional. Nesse sentido, conforme Arendt, os gregos usavam as concepções labor, poiesis e práxis para definir as relações do ser humano com a transformação do mundo. Assinale a alternativa que representa a poiesis no contexto contemporâneo

Alternativas
Comentários
  • LABOR: esforço físico empregado para garantir a sobrevivência do corpo.

    POIESIS: corresponde ao ato de de criar algum produto a partir do trabalho manual (atividade fabril).

    PRÁXIS: significa que o discurso é a melhor forma para encontrar soluções voltadas para o bem estar dos cidadãos.


ID
2201176
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

As corporações de ofício na Idade Média regularam todo o processo de distribuição da força de trabalho, da produção de mercadorias. Assinale a alternativa correta que corresponde, em certa medida, na atualidade, à corporação de ofício medieval.

Alternativas

ID
2337250
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

    A expressão “divisão social do trabalho” tem sido usada no sentido cunhado por Karl Marx e também referendada por autores como Braverman e Marglin para designar a especialização das atividades presentes em todas as sociedades complexas, independentemente de os produtos do trabalho circularem como mercadoria ou não. Designa a divisão do trabalho social em atividades produtivas, isto é, ramos de atividades necessárias para a reprodução da vida. Marx, em O Capital, afirma que a divisão social do trabalho diz respeito ao caráter específico do trabalho humano. Um animal faz coisas de acordo com o padrão e a necessidade da espécie a que pertence. Enquanto a aranha é capaz de tecer e o urso de pescar, um indivíduo da espécie humana pode ser, simultaneamente, tecelão, pescador, construtor e mil outras coisas combinadas. Essa capacidade de produzir diferentes coisas e até de inventar padrões diferentes dos dos animais não pode ser exercida individualmente, mas a espécie como um todo acha possível fazer isso, em parte pela divisão do trabalho.

Internet: <www.sites.epsjv.fiocruz.br> (com adaptações).

Com base no texto e nas diferentes dimensões do trabalho, julgue o item a seguir.

O termo divisão social do trabalho é um termo que se refere ao modo como os homens transformam a natureza, produzem e reproduzem a vida.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    divisão social do trabalho é o modo como se distribui o trabalho nas diferentes sociedades ou estruturas sócio-económicas e que surge quando grupos de produtores realizam actividades específicas em consequência do avanço dum certo grau de desenvolvimento das forças produtivas e de organização interna das comunidades.


ID
2337253
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

    A expressão “divisão social do trabalho” tem sido usada no sentido cunhado por Karl Marx e também referendada por autores como Braverman e Marglin para designar a especialização das atividades presentes em todas as sociedades complexas, independentemente de os produtos do trabalho circularem como mercadoria ou não. Designa a divisão do trabalho social em atividades produtivas, isto é, ramos de atividades necessárias para a reprodução da vida. Marx, em O Capital, afirma que a divisão social do trabalho diz respeito ao caráter específico do trabalho humano. Um animal faz coisas de acordo com o padrão e a necessidade da espécie a que pertence. Enquanto a aranha é capaz de tecer e o urso de pescar, um indivíduo da espécie humana pode ser, simultaneamente, tecelão, pescador, construtor e mil outras coisas combinadas. Essa capacidade de produzir diferentes coisas e até de inventar padrões diferentes dos dos animais não pode ser exercida individualmente, mas a espécie como um todo acha possível fazer isso, em parte pela divisão do trabalho.

Internet: <www.sites.epsjv.fiocruz.br> (com adaptações).

Com base no texto e nas diferentes dimensões do trabalho, julgue o item a seguir.

A divisão social do trabalho apresenta e já apresentou, ao longo da história, diferentes critérios para a sua realização, entre eles as diferenças sexuais.

Alternativas
Comentários
  • Certo: Há distinções salariais entre homens e mulheres, por exemplo.


ID
2555080
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Uma sociedade é uma associação mais ou menos autossuficiente de pessoas que em suas relações mútuas reconhecem certas regras de conduta como obrigatórias e que, na maioria das vezes, agem de acordo com elas. Uma sociedade é bem ordenada não apenas quando está planejada para promover o bem de seus membros, mas quando é também efetivamente regulada por uma concepção pública de justiça. Isto é, trata-se de uma sociedade na qual todos aceitam, e sabem que os outros aceitam, o mesmo princípio de justiça.

RAWLS, J. Uma teoria da justiça. São Paulo: Martins Fontes, 1997 (adaptado).


A visão expressa nesse texto do século XX remete a qual aspecto do pensamento moderno?

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    John Rawls é um teórico de tendência liberal que reflete sobre a teoria da justiça a partir de um diálogo com os contratualistas. A partir do liberalismo faz uma relação entre liberdade e autonomia.

  • Letra A

    O filósofo John Rawls era um defensor do liberalismo politico, em que irá formular sua teoria da justiça e esta como um valor de equidade. A liberdade seria o valor maior irá conduzir o individuo, ou seja, nas esferas pulicas existam mecanismos que consigam garantir as liberdades individuais.

    Fonte: descomplica.

  • John Rawls é um neocontratualista cujos princípios aludem ao liberalismo clássico.

    Gabarito : (A)

    Nível de Dificuldade : Médio

  • Leu Rawls - associa a liberalismo.


ID
2814229
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O trabalho não é emprego, não é apenas uma forma histórica do trabalho em sociedade, ele é a atividade fundamental pela qual o ser humano se humaniza, se cria, se expande em conhecimento...


Considerar o trabalho como princípio educativo equivale a dizer que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito (E),

    Considerar o trabalho como princípio educativo equivale a dizer que o ser humano é produtor de sua realidade e, por isso, se apropria dela e pode transformá-la. Equivale dizer, ainda, que nós somos sujeitos de nossa história e de nossa realidade. Em síntese, o trabalho é a primeira mediação entre o homem e a realidade material e social.

    Fonte: http://infowebedu.blogspot.com/2011/08/o-trabalho-como-principio-educativo.html

    bons estudos

  • o trabalho é a primeira mediação entre o homem e a realidade material e social

  • Gab: E

    A educação está inserida como transformação social através da relação de sobrevivência na natureza e no meio social.


ID
2822338
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Aderindo fundamentalmente aos postulados estrutural-funcionalistas, a sociologia do desenvolvimento produziu inúmeras investigações sobre os processos econômicos e sociais experimentados pela América Latina, sobretudo na década de 1960, no que se destacaram nomes como Luis de Aguiar Costa Pinto, Gino Germani, Jorge Graciarena, Alberto Guerreiro Ramos, Torcuato di Tella, entre outros. Dentre os temas e problemas de pesquisa a que se dedicaram, NÃO estão relacionados:

Alternativas

ID
2822350
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Em relação à formação da classe operária no Brasil,

Alternativas
Comentários
  • Sobre o possível erro da E:

    As correntes anarquistas dividiam a liderança do movimento operário com outros grupos políticos. Particularmente no Rio de Janeiro, era bastante influente uma corrente política moderada, não revolucionária, interessada em obter conquistas específicas como diminuição da jornada de trabalho e aumentos salariais. Esses grupos preocupavam-se ainda em garantir o reconhecimento dos sindicatos por parte do Estado. Ao contrário dos anarquistas, atuavam no espaço político legal apoiando e lançando candidatos. Os grupos revolucionários os chamavam pejorativamente de "amarelos".

    A partir de 1922, outra corrente se definiu dentro do movimento operário: a dos comunistas. Naquele ano, embalados pela criação do primeiro Estado Socialista na Rússia, militantes brasileiros fundaram o Partido Comunista do Brasil (PCB). Entre os fundadores estavam ex-lideranças anarquistas como  e .


ID
2872300
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Num país que conviveu com o trabalho escravo durante quatro séculos, o trabalho doméstico é ainda considerado um subemprego. E os indivíduos que atuam nessa área são, muitas vezes, vistos pelos patrões como um mal necessário: é preciso ter em casa alguém que limpe o banheiro, lave a roupa, tire o pó e arrume a gaveta. Existe uma inegável desvalorização das atividades domésticas em relação a outros tipos de trabalho.

RANGEL, C. Domésticas: nascer, deixar, permanecer ou simplesmente estar. In: SOUZA, E. (Org.). Negritude, cinema e educação. Belo Horizonte: Mazza, 2011 (adaptado).


Objeto de legislação recente, o enfrentamento do problema mencionado resultou na

Alternativas
Comentários
  • Nossa herança escravocrata legou à sociedade comportamentos que consideram determinados postos de trabalho claramente subalternos. Esta relação se evidencia em estruturas da vida cotidiana como "quartinho de empregada" e acesso distinto para prestadores de serviços nos edifícios. Por muito tempo o trabalho doméstico foi tratado como uma relação pessoal entre o empregador e o empregado não sendo raras declarações que indicam que tal empregado "é parte da família" ou é tratado como tal, sendo que, na prática, trata-se de um prestador de serviço mal remunerado e precarizado não contando com qualquer garantia social e trabalhista. Tal situação foi alterada em 2015 com a promulgação da lesgilação do trabalho do doméstico, que estendeu para estes trabalhadores, em sua grande maioria mulheres, os direitos trabalhistas como gozam os trabalhadores de outras atividades. Trata-se, portanto, de uma ampliação de direitos sociais, letra B. 
    Como a questão coloca, o trabalho doméstico e a forma como é visto em nossa sociedade tem relação com nosso passado escravocrata, logo, não pode referir-se a "criação de novos ofícios"(A); embora as mulheres sejam maioria neste ofício e isso desencadeie numa desigualdade de gênero (C), não é disso que trata a questão; também nada se refere à questão sindical (D) nessa questão nem mesmo à erradicação da atividade informal (E), mas somente regulamentá-la a partir da expansão dos direitos.

    Gabarito: B

  • O PROBLEMA APRESENTA COMO CONSEQUÊNCIA PRINCIPAL A AMPLIAÇÃO DOS DIREITOS DA SOCIEDADE

  • "Objeto de legislação recente, o enfrentamento do problema mencionado resultou na"

    Qual problema é enfrentado? O problema enfrentado é: o trabalho nas residências (como domésticas ou jardineiros, por exemplo) ser visto como um subemprego. Lembrando que, subemprego é um trabalho não qualificado, informal e de baixa remuneração.

    Diante disso, como resultado do enfrentamento desse ponto de vista preconceituoso houveram ampliações dos direitos sociais, que garantiram direitos trabalhistas aos prestadores de serviços residenciais. (B)

  • Por muito tempo o trabalho doméstico foi tratado como uma relação pessoal entre o empregador e o empregado, não sendo raras declarações que indicam que tal empregado "é parte da família" ou é tratado como tal, sendo que, na prática, trata-se de um prestador de serviço mal remunerado e precarizado não contando com qualquer garantia social e trabalhista.

    Tal situação foi alterada em 2015 com a promulgação da legislação do trabalho do doméstico, que estendeu para estes trabalhadores, em sua grande maioria mulheres, os direitos trabalhistas como gozam os trabalhadores de outras atividades. Trata-se, portanto, de uma ampliação de direitos sociais, letra B. 

    (Prof. Athos Vieira)

  • trabalho informal, sem direitos governamentais (sociais). Foi criada a lei (Objeto de legislação recente) agr é um trabalho formal, com direitos sociais (CLT etc..)

  • Letra B

    O texto apresentado relaciona as atividades manuais e domesticas como um trabalho inferior e desvalorizado, como mencionado "um mal necessário", assim, podemos concluir que a legislação recente buscou extinguir esse tipo de visão. Um exemplo foi a PEC das domésticas, que assegurou uma série de direitos aos empregados domésticos.

  • Minha resolução:

    a) Criação de novos ofícios.

    O ofício de empregada doméstica já existia antes dessa lei e, depois dela, continuou a existir.

    b) ampliação de direitos sociais.

    O principal objetivo da citada legislação era o de estender os direitos trabalhistas/sociais de empregadas domésticas, o que, pelo menos na teoria (no papel), foi alcançado; mas não o foi na prática, pois o Estado acabou onerando o empregador, ou seja, contratar uma empregada tornou-se, para muitos, inviável, logo várias empregadas domésticas foram demitidas.

    c) redução da desigualdade de gênero.

    Apesar da maioria das empregadas domésticas serem mulheres, a referida lei não buscava a redução da desigualdade de gênero.

    d) fragilização da representação sindical.

    Pelo contrário, com a ampliação dos direitos trabalhistas/sociais, houve um fortalecimento da representação sindical, que pode contar com maior materialidade (lei) na defesa de sua classe.

    e) erradicação da atividade informal.

    A simples criação dessa lei não erradicou a atividade informal dessa classe de domésticas. Isso é ilógico.

  • Possível de cair no ENEM 2020 devido a reformulação da CLT do trabalho informal.

  • Direitos sociais ou trabalhistas? Lembrando que são incutidos em artigos diferentes na cf/88..
  • Lucas,

    Previdência social não é um direito social? Pois então. Antes das recentes legislações, as domésticas não tinham esse direito. Direito a formas justas de trabalho também é um direito social. Direito ao lazer... enfim. É mais amplo que meros direitos trabalhistas: é a própria dignidade da pessoa humana, fundamento basilar da CF/88.

  • PEC DAS DOMÉSTICAS PESSOAAAL!!!

  • A questão se remete a PEC DAS DOMESTICAS: a aprovação da Lei Complementar 150/2015, que regulamentou a Emenda Constitucional 72, o trabalhador doméstico passou a ter direito ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), direito ao seguro-desemprego, salário-família, adicional noturno, adicional de viagens, entre outros.

    Ou seja, um trabalhador que era visto como emprego subalterno conquistou direitos sociais GAB:B


ID
3058687
Banca
FAU
Órgão
IF-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Autor do livro “A corrosão do caráter: consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo”, Richard Sennett constrói uma série de reflexões acerca das novas condições de trabalho que se impõem, vinculadas ao atual modelo capitalista e à lógica neoliberal, afirmando que a nova realidade econômico-social, que traz termos excitantes como agilidade, flexibilidade e mudança, não propicia a realização ambicionada por estes trabalhadores. Sobre o trabalho no capitalismo flexível pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Olá!

    Gabarito: E

    Bons estudos!

    -Todo progresso acontece fora da zona de conforto. – Michael John Bobak


ID
3578212
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2002
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Acerca de conceitos sociológicos fundamentais, julgue o item.


A noção de solidariedade mecânica liga-se à noção de consciência coletiva, enquanto a noção de solidariedade orgânica está relacionada à crescente interdependência de funções e atividades na divisão social do trabalho.

Alternativas

ID
3806038
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A solidariedade social é classificada em dois tipos: a orgânica, típica das sociedades modernas, que é fruto da divisão do trabalho, que torna cada parte ou indivíduo dependente um do outro, e a mecânica ou por similitudes, presente nas sociedades mais simples e primitivas, nas quais a divisão do trabalho é pouco desenvolvida e os indivíduos têm uma forte consciência coletiva, que se impõe à individual.

Alternativas

ID
3902803
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Segundo algumas concepções da sociologia do trabalho, a sociedade moderna é fundamentada por relações de produção capitalistas. Em cada período histórico as relações de trabalho no interior da sociedade apresentam diferentes características, fruto de modificações formais nas relações de produção capitalistas. Desta perspectiva, na contemporaneidade as relações de trabalho são pautadas por:

Alternativas

ID
4053382
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Trabalho é uma categoria fundamental do pensamento sociológico. Considerando esse conceito, assinale o que for correto

A intensificação do processo de divisão social do trabalho promove uma especialização crescente das tarefas.

Alternativas

ID
4088218
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Leia com atenção a seguinte estrofe da canção Cidadão, de Lúcio Barbosa.

“Tá vendo aquele edifício, moço
Ajudei a levantar
Foi um tempo de aflição, era quatro condução
Duas pra ir, duas pra voltar
Hoje depois dele pronto
Olho pra cima e fico tonto
Mas me vem um cidadão
E me diz desconfiado
‘Tu tá aí admirado ou tá querendo roubar’
Meu domingo tá perdido, vou pra casa entristecido
Dá vontade de beber
E pra aumentar meu tédio
Eu nem posso olhar pro prédio que eu ajudei a fazer”

Com base nesses versos, assinale o que for correto, em relação às características da sociedade capitalista. 

A criação de riquezas implica sacrifícios dos trabalhadores em seu dia a dia.

Alternativas

ID
4921765
Banca
UDESC
Órgão
IMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Conforme o levantamento do relatório da OIT (Organização Internacional do Trabalho) “O Mundo do Trabalho 2013: Reparando o Tecido Econômico e Social”, divulgado no dia 03 de junho de 2013, a estimativa é que o número de 200 milhões de pessoas desempregadas existentes atualmente no mundo aumente para 208 milhões no ano de 2015. A União Europeia divulgou que possui em seu território 26.500.000 de pessoas desempregadas. Este desemprego, na Europa, é consequência da crise (de):

Alternativas
Comentários
  • É vdd


ID
4992091
Banca
CONSULPLAN
Órgão
CODEVASF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Enfim, sendo a divisão do trabalho um fato social, seu principal efeito não é aumentar o rendimento das funções divididas, mas produzir solidariedade. Se isto não acontece, é sinal de que os órgãos que compõem uma sociedade dividida em funções não se auto-regulam, seja porque os intercâmbios ou contatos que realizam são insuficientes ou pouco prolongados. Com isso, não podem garantir o equilíbrio e a coesão social. Nesses casos, o estado de anomia é eminente. Assim sendo, analise as afirmativas abaixo e marque a INCORRETA:

Alternativas

ID
5009794
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

    Desde o mundo antigo e sua filosofia, que o trabalho tem sido compreendido como expressão de vida e degradação, criação e infelicidade, atividade vital e escravidão, felicidade social e servidão. Trabalho e fadiga. Na Modernidade, sob o comando do mundo da mercadoria e do dinheiro, a prevalência do negócio (negar o ócio) veio sepultar o império do repouso, da folga e da preguiça, criando uma ética positiva do trabalho.

ANTUNES. R. O século XX e a era da degradação do trabalho, ln: SILVA. J. P (Org.).
Por uma sociologia do século XX. São Paulo Annablume, 2007 (adaptado).

O processo de ressignificação do trabalho nas sociedades modernas teve inicio a partir do surgimento de uma nova mentalidade, influenciada pela

Alternativas
Comentários
  • O melhor livro do campo sociológico que trata a questão apresentada é o clássico de Max Weber, "A ética protestante e o espírito do capitalismo" no qual o autor justamente expõe como a mentalidade de grupos protestantes forjou uma ética laboral fundamental para o desenvolvimento do espírito capitalista centrada no trabalho, na moderação e na proteção e cuidado ao patrimônio particular.



    Gabarito do Professor: Letra B.
  • O raciocínio que eu fiz foi que, o Calvinismo tem como raizes a Reforma Protestante e é o Calvinismo que surge com essa ideia de que o trabalho é digno e que somos salvos pelo trabalho, quanto mais prospero financeiramente você for é um sinal de que mais proximo de Deus você está. Foi esse raciocínio que me fez acertar a questão, não sei se noiei demais mais é isso kkk

    Bons estudos pessoal !

  • Letra B

    A questão faz referência ao conceito de trabalho segundo a ética protestante, segundo a qual o trabalho é agradável a Deus, o que possibilitou um processo de acúmulo de capital e o advento do mundo moderno e secularizado.

  • O melhor livro do campo sociológico que trata a questão apresentada é o clássico de Max Weber, "A ética protestante e o espírito do capitalismo" no qual o autor justamente expõe como a mentalidade de grupos protestantes forjou uma ética laboral fundamental para o desenvolvimento do espírito capitalista centrada no trabalho, na moderação e na proteção e cuidado ao patrimônio particular.

  • O ENEM gosta muito de cobrar essa relação entre Revolta Protestante x acumulo de capital x nascimento do Capitalismo e seus impactos sociais. Como dito pelos colegas, estudando essa parte de Weber vc garante, ao menos, uma questão no ENEM.

    SUGIRO, do fundo do coração, que assistam esse vídeo no Youtube: https://youtu.be/T_tUOFvGEWg?t=186

    Ele aborda o tripé da sociologia de maneira muito clara e objetiva e da forma que o ENEM cobra. Me ajudou bastante.

  • Kkkkkk essa alternativa A, reforma higienista??
  • "ética positiva do trabalho" = conceito de trabalho segundo a ética protestante

  • Para os Calvinistas ter Ócio(tempo livre) é pecado, eles tinham essa cultura de "Negar o Ócio", como diz o enunciado.

    então fazendo essa ligação com os calvinistas lembra-se que têm um forte estreitamento com o trabalho e acumulo de capital, consequentemente, CAPITALISMO.


ID
5009821
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

    O fenômeno histórico conhecido como "tráfico de coolies" esteve associado diretamente ao período que vai do final da década de 1840 até o ano de 1874, quando milhares de chineses foram encaminhados principalmente para Cuba e Peru e muitos abusos no recrutamento de mão de obra foram identificados. O tráfico de coolies ou, em outros termos, o transporte por meios coativos de mão de obra de um lugar para outro, foi comparado ao tráfico africano de escravos por muitos periodistas e analistas do século XIX.

SANTOS. M. A. Migrações  e trabalho sob contrato no século XIX, História, n, 12. 2017

A comparação mencionada no texto foi possível em razão da seguinte característica:

Alternativas
Comentários
  • O fenômeno citado, referente à utilização de mão de obra chinesa nas américas, é comparado ao comércio de africanos através de uma analogia, ou seja, da compreensão de que existe similaridade na opressão imposta sobre os indivíduos sujeitados em ambos os episódios.


    Gabarito do Professor: Letra D.
  • Letra D

    O texto destaca que os chamados coolies eram coagidos e sofriam muitos abusos no recrutamento, o que podemos destacar como uma semelhança à condição de escravidão africana na América pelos maus tratos.

  • É interpretar os momentos citados. Onde há similaridade entre chineses e africanos escravizados? No abuso ao indivíduo. as outras opções são muito nada a ver.

  • "muitos abusos no recrutamento de mão de obra"

  • Existe similaridade na opressão imposta sobre os indivíduos sujeitados em ambos os episódios.

  • Letra D

    Os coolies foram trabalhadores braçais asiáticos trazidos para diversas partes da América ao longo do século XIX. Embora juridicamente não fossem propriedade de seus empregadores, há diversos relatos de maus-tratos e impedimentos a suas liberdades individuais, além de, como refere o texto, abusos no aliciamento dos trabalhadores.

    Créditos da Resolução: Curso Objetivo