SóProvas


ID
5009827
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

    A reabilitação da biografia histórica integrou as aquisições da história social e cultural, oferecendo aos diferentes atores históricos uma importância diferenciada, distinta, individual. Mas não se tratava mais de fazer, simplesmente, a história dos grandes nomes, em formato hagiográfico — quase uma vida de santo — , sem problemas, nem máculas. Mas de examinar os atores (ou o ator) célebres ou não, como testemunhas, como reflexos, como reveladores de uma época.

DEL PRIORE, M. Biografia: quando o indivíduo  encontra a história.

Topol, n, 19, jul -daz 2009


De acordo com o texto novos estudos têm valorizado a historia do indivíduo por se constituir possibilidade de

Alternativas
Comentários
  • O trecho transcrito, de Mary del Priori, é bastante elucidativo e permite a resposta da questão sem que seja necessário conhecimento profundo de Teoria de História. É fundamental, portanto, a leitura atenta do trecho transcrito na questão. 
    Houve um tempo em que biografias eram considerados livros de História por excelência. No entanto, caíram em desuso face à forma de escrita . Mais do que biografias eram elegias dos biografados. Tinham pouco comprometimento com a história de uma vida e sim com a exaltação daquele cuja vida estava sendo registrada. 
    O trecho de May del Priori destaca a recuperação da escrita biográfica como fonte para o trabalho do historiador. A biografia pode ser, então, a forma de se “examinar os atores (ou o ator) célebres ou não, como testemunhas, como reflexos, como reveladores de uma época" . Tanto o autor como a biografia em si são testemunhas de uma ou de mais épocas específicas. 
    Esta nova maneira de entender as biografias abre uma possibilidade do historiador de conseguir... 
    A) INCORRETA – O método positivista valoriza a história de heróis e é  fundamentalmente factual. Esta forma de análise de História não condiz com as novas visões do trabalho do historiador.
    B) INCORRETA- Biografias  são importantes para o historiador não porque os biografados pertencem à elites mas porque representam uma visão de época. 
    C) INCORRETA – A narrativa heroica é uma das possibilidades de uma biografia mas também o é de outras formas de documentos. A importância de uma biografia não reside, por conseguinte, nessa possibilidade. 
    D) CORRETA – Essa é a contribuição mais interessante das biografias. Elas apresentam uma visão do cotidiano na medida em que descrevem a vida de um sujeito dentro de uma comunidade. 
    E) INCORRETA- Uma biografia não é um texto de caráter religioso, mesmo que seja a biografia de um santo. 

    Gabarito do Professor: Letra D.
  • ''Examinar os atores (...) como reveladores de uma época.''

    A importância dos novos estudos se dá ao conhecer o contexto no qual a personalidade histórica estava inserida, deste modo, é possível entender a comunidade, as relações sociais e outras informações precisas daquela época.

    Gabarito: D

  • Letra D

    Apesar da antiga História Politica do século XIX abordar temas biográficos através de narrativas heroicas e elitistas, a historiografia atual tem se dedicado à pesquisas biográficas através de outras perspectivas, buscando a convergência entre indivíduos e narrativas locais e comunitárias.

  • "como reveladores de uma época"

    Alternativa D

  • Apesar da antiga História Política do século XIX abordar temas biográficos através de narrativas heróicas e elitistas, a historiografia atual tem se dedicado à pesquisas biográficas através de outras perspectivas, buscando a convergência entre indivíduos e narrativas locais e comunitárias.