SóProvas


ID
5009830
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

    A sociedade como um sistema justo de cooperação social consiste em uma das ideias familiares fundamentais, que dá estrutura e organização à justiça como equidade. A cooperação social guia-se por regras e procedimentos publicamente reconhecidos e aceitos por aqueles que cooperam como sendo apropriados para regular a sua conduta. Diz-se que a cooperação é justa porque seus termos são tais que todos os participantes podem razoavelmente aceitar, desde que todos os demais também o aceitem.

FERES JR. J, POGREBINSCH1, T. Teoria politica contemporânea uma introdução.
Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

No contexto do pensamento político, a ideia apresentada mostra-se consoante o(a)

Alternativas
Comentários
  • O Estado Moderno tem suas bases filosóficas nos pensadores europeus conhecidos como "contratualistas". Hobbes, Locke, Rousseau e Montesquieu são os mais conhecidos e em diálogo e debate com diversos pensadores em suas épocas, conceberam a sociedade protegida por uma estrutura burocrática (Estado Moderno) que se encarregava de garantir a segurança dos indivíduos que aceitavam ceder determinadas liberdades em troca. Esse fundamento epistemológico do conceito de Estado Moderno e também de justiça foi atualizado ao longo das experiências dos últimos dois séculos ao redor do globo. O que os autores do texto discutem é justamente como se estabelece hoje a legitimidade em uma sociedade moderna através da percepção de uma cooperação social justa.



    Gabarito do Professor: Letra E.
    • Letra E

    O que aproxima o texto da questão do contratualismo é o seu final. Nele fica descrito uma espécie de pacto social onde se firma um contrato de confiança entre os membros de uma sociedade. Esse é um dos princípios do contrato social, pincipalmente na abordagem hobbesiana que determina como parte fundamental do estado civil a aceitação de todos do pacto firmado e o não descumprimento dessa aceitação.

  • "Diz-se que a cooperação é justa porque seus termos são tais que todos os participantes podem razoavelmente aceitar, desde que todos os demais também o aceitem."

    Ou seja, um contrato social, o que vivemos hoje, uma sociedade guiada por regras estabelecidas e aceitas por todos, seja lá qual for a visão de cada indivíduo para crer no funcionamento da sociedade com esses atos.

    Uma dica, leia a fonte "FERES JR. J, POGREBINSCH1, T. Teoria politica contemporânea uma introdução"

    Se está falando da teoria política contemporânea na fonte, e o texto mostra estabelecimentos de cooperações sociais, estaria em consonância com que? contratualismo moderno.

  • A

    ideal republicano de governo. numa república, ouve-se a maioria e não todos!

    B

    corrente tripartite dos poderes. democracia representativa e não direta! (é o caso do Brasil)

    C

    posicionamento critico do socialismo. Encheu linguiça!

    D

    legitimidade do absolutismo monárquico. aqui é o extremo oposto do gabarito!

    E

    entendimento do contratualismo moderno.

    Espero ter ajudado!!

    ENEM 2021