-
A questão que o fragmento de texto assinala refere-se à dúvida quanto à existência das coisas externas ao sujeito sendo essa dúvida capaz de nublar a percepção quanto a esse mundo exterior. A incapacidade em determinar se sonho, se realidade, se alucinação, evidencia os limites do indivíduo para capturar e compreender o mundo compartilhado. Trata-se de uma concepção solipsista.
Gabarito do Professor: Letra E.
-
O texto refere-se ao conceito de solipsismo, segundo o qual nada existe fora da experiência e da construção mental do individuo.
Essa doutrina chega, inclusive, a negar a existência do próprio mundo.
-
Filme Matrix kkkkk.
Eu acertei essa questão sem precisar saber o que era solipsismo. Só pelos conceitos abordado
-
Questão dificílima, eu consegui acertar ela de primeira no Enem, mas só acertei porque sabia do significado de "Solipsismo". Na hora eu já vi que seria uma das questões mais difíceis da prova, pouca gente iria acertar isso.
Segundo o Dicionário, Solipsismo é uma doutrina filosófica que se pauta numa única realidade o eu empírico, segundo a qual nada existe fora do pensamento individual, sendo a percepção uma impressão.
Letra Correta: E
-
Estudem René Descartes - Ele falava do Solipcismo
> Estratégia para essas questões:
I. Leia o comando da questão
II. Leia as alternativas analisando-as
III. Leia o texto de apoio ( agora você já sabe o que procurar no texto )
> fiz essa questão rápido, pois já sabia o conceito de solipcismo e assim que li a primeira linha do texto de apoio já dava pra sacar
obs: se falei uma coisa errada, me corrigem pf
"Quem não erra, não aprende , não desistem"
-
A questão que o fragmento de texto assinala refere-se à dúvida quanto à existência das coisas externas ao sujeito sendo essa dúvida capaz de nublar a percepção quanto a esse mundo exterior. A incapacidade em determinar se sonho, se realidade, se alucinação, evidencia os limites do indivíduo para capturar e compreender o mundo compartilhado. Trata-se de uma concepção solipsista
-
- Solipsismo: Doutrina filosófica focada em uma única realidade; o "eu empírico", segundo o qual nada existe fora do pensamento individual. Sendo a percepção uma impressão.
- Idealismo: Corrente filosófica baseada na subjetividade. Propõe-se a idealizar, ou seja, construir um ideal de realidade.
- Falibilismo: Os seres humanos podem estar errados sobre suas crenças, expectativas ou sua compreensão do mundo e ainda assim se justificarem na realização de suas crenças incorretas.
- Falsificasionismo: É a capacidade de uma hipótese se tornar falsa.
- Personalismo: Predominância dos interesses individuais.
-
O problema aqui maior não foi nem estudar Descartes ou não estudar, mas sim saber o significado do termo especifico. Sabendo ele, embora sem ter contato com filósofos dessa área, você acertaria.
-
amem descartes!
-
Sangue do Cordeiro.
Acertei por interpretação de texto.
-
Letra E, chave da questão está em associá-la com Descartes, pois o mesmo trata de solipsismo e traz como fuga de tal pensamento sua frase mais reconhecida "penso, logo existo".