SóProvas


ID
5010169
Banca
IDIB
Órgão
CRM-MT
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I

“Brasil envelhece cedo e mal, e pandemia é um sinal de alarme”, afirma epidemiologista

    Em entrevista ao Viva Bem, o médico gerontólogo e epidemiologista, Alexandre Kalache, disse que o Brasil envelhece cedo e mal. Segundo ele, aos 45 anos o brasileiro já tem as mazelas que ninguém esperaria antes dos 80, “Hipertensão, problemas cardíacos, diabetes, e acaba com alto risco para morrer de covid-19 também”. Kalache afirmou que 30% dos que morrem da doença no país são jovens, com menos de 60 anos. “Do ponto de vista biológico, de indicadores, essas pessoas já são idosas, envelheceram precocemente mal”.

    O médico espera que a pandemia funcione como um sinal de alarme, e que é preciso acordar. De acordo com ele, hoje, no Brasil, não há um plano que proteja os idosos vulneráveis. “Nenhum país pode se chamar civilizado se não protege os que são mais frágeis”, disse. Ele alertou ainda para a necessidade de que os idosos tenham a devida atenção, em maioria não estão preparados para viver tão digitalmente.

    O “alarme” soa para mostrar que o normal de ontem não funciona, e não só quando o assunto são as relações humanas. A relação com o meio ambiente também deve ser questionada, segundo o médico. “O jeito com que estávamos tratando o meio ambiente, aquecimento global, desflorestamento, desrespeitando o mar faz com que esses vírus que estavam ali —aparentemente 1,8 milhão só na Amazônia —, aproveitem do nosso descuido”, disse. “Eles vão dizer de novo ‘tomem cuidado, porque nosso compromisso não é com a espécie humana, é com a vida’”.

Disponível em https://www.portalraizes.com/brasil-envelhece-cedo-e-mal/. Acesso em 07/09/2020.

Em “Do ponto de vista biológico, de indicadores, essas pessoas já são idosas, envelheceram precocemente mal”, o verbo “envelheceram”, de acordo com a sua regência, é classificado como

Alternativas
Comentários
  • “Do ponto de vista biológico, de indicadores, essas pessoas já são idosas, envelheceram precocemente mal”

    → O verbo intransitivo é aquele que não necessita de complemento por ter seu sentido completo.

    GABARITO. A

  • Correta, A

    Quem envelhece, envelhece -> logo, trata-se de verbo intransitivo: é o verbo que apresenta sentido completo, isto é, não precisa de complementos verbais - termos que completam o verbo por meio de preposição (objeto indireto) ou sem preposição (objeto direto).

  • Nota-se, portanto, que há total entendimento do que o verbo quer dizer. Com isso podemos aferir que é um verbo INTRASITIVO = não exige complemento para 100% de entendimento

    Exemplo do colega acima:

    quem envelhece, envelhece. (e ponto final.)

    Gab A

  • GABARITO A . VERBO INTRANSITIVO .QUEM ENVELHECE , ENVELHECE.

  • Em termos alternativos, a questão discorre sobre a transitividade de verbo, este que pode ser intransitivo (dispensa complementos verbais), transitivo direto (requer complemento verbal direto), transitivo indireto (requer complemento verbal indireto) ou ainda bitransitivo (requer concomitantemente um complemento verbal direto e outro indireto). Nestas duas últimas, o verbo reclama preposição (a, de, em, por, sobre, etc.).

    Em tela, o verbo "envelhecer" não demanda nenhum complemento verbal, porque é intransitivo. A estrutura "precocemente mal" são dois advérbios, o primeiro modificando o segundo e ambos, juntos, aditam à frase nova roupagem, conferem nova circunstância.

    Letra A

  • Verbo intransitivo tem seu sentido completo não precisa de complemento.

  • geralmente após o verbo intransitivo vem um adjunto adverbial, pessoal!

  • Os verbos podem ser:

    Intransitivos - o sentido do verbo é completo e não existe complemento.

    Ex: Meu vizinho morreu

    Transitivos - o sentido do verbo não é completo, por isso é necessário um complemento para que faça sentido. Esses podem ser:

    Transitivos direto: Exige um complemento que não é seguido por preposição (objeto direto).

    Ex: Comprei uma bolsa.

    Transitivos indireto: Exige um complemento que é seguido por preposição (objeto indireto).

    Ex: Gosto de cantar

    Transitivos direto e indireto: Exige dois complementos para fazer sentido.

    Ex: Entreguei uma carta ao porteiro.

  • Quando o Verbo é Intransitivo podemos perguntar "ONDE", "QUANDO" e "COMO".

    Envelheram COMO ? precocemente mal. A resposta será um adj. adverbial.