Letra D
I. As instituições públicas, por sofrerem ingerência dos governos, não devem adotar as técnicas administrativas aplicadas pelas instituições privadas. ERRADO
II. A Administração não foca na necessidade de medição do desempenho dos órgãos públicos, pois objetiva basicamente que eles cumpram as suas finalidades institucionais. ERRADO
III. Planejar é a arte de promover a abundância de recursos e o excesso de competividade nas organizações. ERRADO
Para responder corretamente a questão, devemos julgar os itens apresentados corretamente em relação à Administração Pública e ao planejamento. Vamos lá.
I. incorreto. As instituições públicas, por sofrerem ingerência dos governos, devem adotar as técnicas administrativas aplicadas pelas instituições privadas. Existe essa obrigatoriedade pois o atual modelo de administração adotado pelo Estado brasileiro surge inspirado no modelo de administração das organizações privadas, falo do modelo gerencial de Administração Pública.
II. incorreto. A Administração foca na necessidade de medição do desempenho dos órgãos públicos, pois objetiva basicamente que eles cumpram as suas finalidades institucionais, que no caso, é atender ao cidadão.
III. incorreto. Planejar é a arte de "definir os objetivos e e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcançá-los. O planejamento define onde se pretende chegar, o que deve ser feito, quando, como e em que sequência", (CHIAVENATO, 2014, p. 175).
Após analisar os itens, concluímos que a alternativa "D" é a correta, pois nenhum deles está correto.
GABARITO: D
Fonte: CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014.