Questão exige do candidato conhecimento acerca do provimento de cargo público no contexto da Lei 8.112/90.
O provimento corresponde justamente ao ato de preencher cargo anteriormente desocupado. Já a vacância constitui um fato administrativo que implica a desocupação de um dado cargo público.
Vejamos as hipóteses de provimento, consoante o art. 8º e incisos:
“Art. 8º São formas de provimento de cargo público: I - nomeação; II - promoção; III – (Revogado pela Lei nº 9.527, de 10.12.97); IV – (Revogado pela Lei nº 9.527, de 10.12.97); V - readaptação; VI - reversão; VII - aproveitamento; VIII - reintegração; IX – recondução”.
Agora, as hipóteses de vacância, consoante o art. 33 e incisos:
“Art. 33. A vacância do cargo público decorrerá de: I - exoneração; II - demissão; III - promoção; IV – (Revogado pela Lei nº 9.527, de 10.12.97); V – (Revogado pela Lei nº 9.527, de 10.12.97); VI - readaptação; VII - aposentadoria; VIII - posse em outro cargo inacumulável; IX – falecimento”.
Mnemônico (vacância): PADREPF: Promoção; Aposentadoria; Demissão; Readaptação; Exoneração; Posse (cargo inacumulável); Falecimento.
Examinemos cada alternativa, à procura da única que menciona formas de provimento:
a) nomeação, reintegração e recondução.
Correta. Todas são formas de provimento, nos termos do art. 8º, I, VIII e IX, respectivamente.
b) posse, reversão e transferência.
Incorreta. A posse é o ato da investidura pelo qual ficam atribuídos ao servidor as prerrogativas, os direitos e os deveres do cargo. A transferência foi expressamente revogada pela Lei 9.527/1997. A reversão é uma das formas de provimento, consoante o art. 8º, VI.
c) remoção, reintegração e promoção.
Incorreta. A reintegração e a promoção são formas de provimento, nos termos do art. 8º, VIII e II, respectivamente. Já a remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede, nos termos do art. 36.
d) posse, promoção e ascensão.
Incorreta. A posse é o ato da investidura pelo qual ficam atribuídos ao servidor as prerrogativas, os direitos e os deveres do cargo. A ascensão foi expressamente revogada pela Lei 9.527/1997. A promoção é uma das formas de provimento, nos termos do art. 8º, II.
Gabarito: alternativa “A”.