SóProvas


ID
5015314
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com o Manual de Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica, do MS, a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de Pressão Arterial – PA (PA ≥140 x 90mmHg). Além das alterações metabólicas que ocorrem associadas à HAS, os órgãos-alvo que frequentemente sofrem alterações funcionais e/ou estruturais são:

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS).

     

    Os órgãos-alvo que frequentemente sofrem alterações funcionais e/ou estruturais devido a essa doença são: coração, encéfalo, rins e vasos sanguíneos (letra C), sendo caracterizados por doenças como infarto, acidente vascular cerebral e encefálico, doença renal crônica e formação de placas, obstrução de vasos e entupimento.

    A)
    Incorreto. Fígado e pulmões não são órgãos comumente afetados por essa condição. Mas podem sofrer agravamento principalmente por lesões em vasos sanguíneos que comprometem seu funcionamento.

    B)
    Incorreto. Pulmões e diafragma não são órgãos comumente afetados por essa condição.


    C)
    Correto.

     

    D) Incorreto. Fígado não é um órgãos comumente afetados por essa condição.

     

    E) Incorreto. Pulmões não são órgãos comumente afetados por essa condição.

     

    Resposta do Professor: C.

  • A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial – PA (PA ≥140 x 90mmHg). Associa-se, frequentemente, às alterações funcionais e/ou estruturais dos órgãos-alvo (coração, encéfalo, rins e vasos sanguíneos).

    HAS - CADERNO 37