SóProvas


ID
5015569
Banca
AV MOREIRA
Órgão
Prefeitura de Landri Sales - PI
Ano
2021
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A suspensão abrupta do tratamento com glicocorticóides pode causar síndromes associadas à retirada dos corticoides, que entre outros, podem apresentar os seguintes efeitos indesejados, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C

  • Gabratio C - A hiperglicemia é um efeito adverso da corticoideterapia, as RAM de síndrome de retirada, via de regra, são farmacologicametne antagônicas aos efeitos do medicamento, logo, deveríamos falar de uma possível hipoglicemia.

    A complicação mais temida, quando da retirada abrupta da corticoterapia prolongada ou em altas doses, é a ocorrência de supressão do eixo HHA, a qual leva à insuficiência adrenal secundária. A supressão pode ser parcial ou total, como resultado de atrofia das glândulas adrenais6. Como existe uma grande variabilidade individual na susceptibilidade para supressão do eixo HHA após o uso exógeno de corticóides, não se pode predizer com segurança quais pacientes irão desenvolvê-la, até mesmo quando se levam em conta fatores como dose e duração da corticoterapia22-24. Portanto, sua real prevalência permanece desconhecida. Alguns estudos a consideram como pouco freqüente pelo fato de os médicos serem educados a reduzir gradualmente a dose dos corticóides, permitindo assim a recuperação da atividade do eixo HHA22-25. Entretanto, relatos recentes apontam a retirada inadequada de corticóides em pacientes que fazem uso prolongado dos mesmos como a principal causa de crise adrenal e insuficiência adrenal secundária26,27.

    A sintomatologia da insuficiência adrenal crônica é caracterizada por anorexia, náusea, vômito, dor abdominal, fraqueza, cansaço, astenia, prostração, mialgia, artralgia, perda de peso, hipotensão postural, sonolência e depressão. A hiperpigmentação de pele e de mucosas, típica da doença de Adisson, não está presente, uma vez que a secreção hipofisária de ACTH está inibida1,14,28. Alguns pacientes podem apresentar hipoglicemia. Hiponatremia e hiperpotassemia são incomuns porque a supressão do ACTH tem mínimos efeitos sobre a secreção da aldosterona11,29. Nos casos graves, pode ocorrer a crise adrenal aguda (vômito, diarréia, febre ou hipotermia, desidratação aguda, hipotensão, hipoglicemia, choque e coma), situação ameaçadora à vida.