Vamos às drogas sintéticas!
Chamadas tb de NSP - Novas Substâncias Psicoativas.
Fenciclidina (PCP) que é um anestésico que no Brasil é de uso restrito veterinário. Chamado de PCP ou Pó de Anjo tem efeitos depressores, estimulantes e também analgésicos e alucinógenos. É um antagonista do tipo NMDA, porém também altera o sistema dopaminérgico que é responsável pela sensação de prazer.
Ketamina veio com a intenção de substituir a Fenciclidina (PCP), pois tem menos perigo de depressão respiratória. Muito encontrado em comprimidos de Ecstasy como adulterante. Em geral é injetável, porém evaporam o líquido para usar o pó. Causam amnésia e é muito utilizado em casos de estupro. Tem efeito mais fraco e mais curto em comparação com a Fenciclidina (PCP). Geralmente usado por aspiração ou ingerida e causa sedação, distorção visual, auditiva e sensações eróticas. Inibe a recaptação de dopamina, serotonina e norepinefrina. Causa sensação de dissociação do próprio corpo.
GHB (Ác Gama Hidroxibutírico): Tanto o GHB quanto seus produtos de biotransformação são ativos e causam depressão do DNC. Conhecido como Ecstasy líquido ou Líquido X. Age liberando dopamina e está também ligado a casos de estupro. Geralmente é em pó, mas muito visto dissolvido em líquidos e tem um gosto levemente salgado. Efeito sinérgico com o alcool. O corpo produz GHB, então deve-se ter cautela na quantificação. A margem de segurança é pequena e por isso é comum casos de inconsciência e coma. Grande potencial de dependência.
Derivados da Piperazina BZP (1-benzilpiperazina) e mCPP (meta-clorofenilpiperazina) são os principais. Encontrados misturados até mesmo 4 diferentes derivados da piperazina. Criado para ser antidepressivo, porém viram que o efeito é análogo às anfetaminas. Liberam serotonina e também inibem a recaptação. Liberação "pouca" de dopamina ok. Tem efeitos alucinógenos análogos ao LSD, ecstasy e mescalina.
Canabinóides sintéticos por serem análogos ao THC apresentarão sintomatologia parecida. Conhecido como maconha líquida. Geralmente usado "puro" ou pulverizado em outras drogas, papéis, roupas... Exemplo é o K4 que tem efeito em torno de 100x a mais que a maconha. Agem no mesmo receptores da maconha CB1 e CB2.