SóProvas


ID
5016598
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

  Para compreender as mudanças na dinâmica do capitalismo, é necessário reconhecer o significado histórico das crises no seu desenvolvimento. 


  MOTA, A. E. Crise contemporânea e as transformações na produção capitalista. In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009, com adaptações.  

Acerca das transformações contemporâneas no padrão de acumulação, julgue o item a seguir.


Os anos que se seguiram ao período de reconstrução do segundo pós‐guerra, estendendo‐se até os anos de 1970, nos países centrais, foram marcados por uma fase de expansão do capitalismo, caracterizada por altas taxas de crescimento econômico, ampliação de empregos e salários e uma forte intervenção do Estado.

Alternativas
Comentários
  • Gab Certo

    Vamos nos situar historicamente?

    Período: Capitalismo Monopolista

    Fase: Clássica (1890-1940); Anos Dourados (pós 2ªGM - início dos anos 1970); Capitalismo Contemporâneo (década de 1970 até os dias atuais).

    .

    .

    .

    "Anos de Ouro" – 1946 ao início dos anos 70 do século XX;

    "Keynesianismo-fordismo", que predomina após a Segunda Guerra Mundial até o início dos anos de 1970.

    Quais as características dos Anos Dourados nos países centrais:

    • Estado de Bem Estar Social
    • Consolidação das Políticas Sociais
    • Exportação de capitais (países cêntricos)
    • Facilidade de acesso ao crédito

    .

    O cavalo prepara-se para o dia da batalha, porém do SENHOR vem a vitória. (Pv 21:31)

  • Os anos que se seguiram ao período de reconstrução do segundo pós‐guerra, estendendo‐se até os anos 70, nos países centrais, foram marcados por uma fase de expansão do capitalismo, caracterizada por altas taxas de crescimento econômico, ampliação de empregos e salários e uma forte intervenção do Estado. Este período foi definido como fordista­keynesiano (HARVEY, 1995), em função da articulação orgânica entre ação estatal e gestão da produção, vindo a configurar uma onda longa expansiva, nos termos de Mandel (1990). Suas características foram uma intensa centralização, concentração e expansão de capitais, cujo desenvolvimento das forças produtivas, marcado por avanços tecnológicos, permitiu o aumento da produtividade do trabalho e da produção de mercadorias, mediante a internacionalização da produção e a redefinição da divisão internacional do trabalho (MANDEL, 1992).

  • CORRETA..

    • Os anos que se seguiram ao período de reconstrução do segundo pós‐guerra, estendendo‐se até os anos 70, nos países centrais, foram marcados por uma fase de expansão do capitalismo, caracterizada por altas taxas de crescimento econômico, ampliação de empregos e salários e uma forte intervenção do Estado.Este período foi definido como fordista­ -keynesiano (HARVEY, 1995)

    Fonte;Crise contemporânea e as transformações na produção capitalista ,Ana Elizabete Mota.

  • chamado de 30 anos Gloriosos