SóProvas


ID
5016667
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

  O estudo aprofundado das relações entre trabalho produtivo e improdutivo, manual e intelectual, material e imaterial, bem como a forma assumida pela divisão sexual do trabalho, a nova configuração da classe trabalhadora, entre vários outros elementos, permitiram recolocar e dar concretude à tese da centralidade da categoria trabalho na formação societal contemporânea. 


ANTUNES, Ricardo. Perenidade (e superfluidade) do trabalho: alguns equívocos sobre a desconstrução do trabalho. In: SILVA, J. F. S. da. [et. al.] (Orgs.). Sociabilidade burguesa e Serviço Social. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2013. (Coletânea Nova de Serviço Social), p. 15-27. 

No que concerne ao trabalho como categoria fundante da sociabilidade humana, julgue o item a seguir.


As novas formas de interpenetração existentes entre as atividades produtivas e as improdutivas, entre as atividades fabris e as de serviços, que vêm sendo reduzidas no mundo contemporâneo, configuram-se como elementos capazes de demonstrar o modo contemporâneo da centralidade do trabalho.

Alternativas
Comentários
  • A tendência é o capital constante se sobrepor ao variável.
  • ERRO : que vêm sendo reduzidas no mundo contemporâneo.

    "[...] a tese da eliminação do trabalho abstrato não encontra respaldo teórico e empírico para a sua sustentação nos países capitalistas avançados como os EUA, o Japão, a Alemanha, e muito menos nos países do chamado Terceiro Mundo” (p. 122). ( Antunes, Ricardo)

    Gab. E