SóProvas


ID
5016703
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

  Ao longo dos anos de 1990, propagou-se, na mídia falada e escrita e nos meios políticos e intelectuais brasileiros, uma avassaladora campanha em favor de reformas.  


BEHRING, E. R.; BOSCHETTI, I. Política Social: fundamentos e história. Biblioteca Básica de Serviço Social. v.2. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2008, com adaptações.  

Quanto à chamada contrarreforma do Estado, às políticas sociais e ao sistema de proteção social no Brasil, julgue o item a seguir.


As ditas reformas estavam orientadas para o mercado, em um contexto no qual os problemas, no âmbito do Estado brasileiro, eram apontados como causas centrais da profunda crise econômica e social vivida pelo País desde o início dos anos de 1980.

Alternativas
Comentários
  • Gab: Certo

    Livro: Política Social: fundamentos e história.

    De acordo com Behring e Boschetti (2011, p. 148) 

    Tratou-se, como se pôde observar, de" reformas" orientadas para o mercado, num contexto em que os problemas no âmbito do Estado brasileiro eram apontados como causas centrais da profunda crise econômica e social vivida pelo país desde o início dos anos 1980. Reformando-se o Estado, com ênfase especial nas privatizações e na previdência social, e, acima de tudo, desprezando as conquistas de 1988 no terreno da seguridade social e outros – a carta constitucional era vista como perdulária e atrasada –, estaria aberto o caminho para o novo "projeto de modernidade".