SóProvas


ID
5016706
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

  Ao longo dos anos de 1990, propagou-se, na mídia falada e escrita e nos meios políticos e intelectuais brasileiros, uma avassaladora campanha em favor de reformas.  


BEHRING, E. R.; BOSCHETTI, I. Política Social: fundamentos e história. Biblioteca Básica de Serviço Social. v.2. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2008, com adaptações.  

Quanto à chamada contrarreforma do Estado, às políticas sociais e ao sistema de proteção social no Brasil, julgue o item a seguir.


Os governos de orientação neoliberal buscaram construir arenas de debate e negociação na formulação de políticas públicas no contexto das reformas, propiciando amplos espaços para garantir a efetiva participação popular para a definição de suas prioridades e frentes de ação.

Alternativas
Comentários
  • Gab: Errado

    Livro: Política Social: fundamentos e história.

    Os governos de orientação neoliberal não buscaram – FHC ainda mais que Lula – construir arenas de debate e negociação sobre a formulação das políticas públicas, e dirigiram-se para reformas constitucionais e medidas a serem aprovadas num Congresso Nacional balcanizado, ou mesmo para medidas provisórias. [...] Mesmo quando as “reformas constitucionais” não estavam ainda aprovadas, utilizaram, de forma abusiva, do recurso às medidas provisórias, de expedientes desrespeitosos para com os atores envolvidos em determinadas políticas, do corte de recursos e da corrupção do poder legislativo. Os passos político-institucionais e ideológico-culturais foram firmados com esses métodos, o que torna o discurso sobre a democracia, ou mesmo sobre uma governabilidade democrática das ditas “reformas”, um tanto inócuo, vazio (BEHRING; BOSCHETTI, 2011, p. 154). 

  • Em um governo neoliberal onde deve existir o mínimo de ação do Estado não tem como ter negociação na formulação de políticas públicas.

  • É Só lembrar do governo Bolsonaro que extinguiu vários centros de participação popular