SóProvas


ID
5016778
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

  À primeira vista, o tema instrumentalidade no exercício profissional do (a) assistente social parece ser algo referente ao uso daqueles instrumentos necessários ao agir profissional, por meio dos quais os (as) assistentes sociais podem efetivamente objetivar suas finalidades em resultados profissionais propriamente ditos. 


GUERRA, Yolanda. A instrumentalidade no trabalho do assistente social. In: Programa de Capacitação Continuada para Assistentes Sociais, “Capacitação em Serviço Social e Política Social”. Módulo 4: O trabalho do assistente social e as políticas sociais. CFESS/ABEPSS- UNB, 2000, com adaptações. 

A respeito da instrumentalidade do Serviço Social, julgue o item a seguir.


Em relação ao debate acerca da dimensão técnicooperativa do Serviço Social, o instrumental define-se por constituir-se dos instrumentos e das técnicas, ao passo que esses, por sua vez, são entendidos como elementos que contribuem para a efetivação profissional.

Alternativas
Comentários
  • gabarito certo

  • GAB: CERTO

    Para GUERRA (2017), não há como negar que a profissão do Serviço Social seja fundamentalmente operativa, ressalta que esse caráter instrumental se da através do tipo de devolutiva que o Serviço Social da à sociedade além do espaço ocupado na divisão social e técnica do trabalho.

  • Para Rocha (2016, p. 225-226) “o instrumental não é nem o instrumento nem a técnica tomados isoladamente, mas ambos, organicamente articulados em uma unidade dialética - entrevista, relatório, visita, reunião, etc”. Somente articulado às dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa, o instrumental pode “dar concretude ao projeto ético-político profissional com competência teórico-prática”

    Portanto, o gabarito é:

    CERTO

    Gabarito: CERTO

    Referência:

    ROCHA, M. A. As dimensões éticas no emprego dos instrumentais técnico-operativos no trabalho do assistente social. In: LAVORATTI, C. (Org.). Instrumentos técnico-operativos no Serviço Social: um debate necessário. Ponta Grossa: Estúdio Texto, 2016.