SóProvas


ID
5016784
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

  À primeira vista, o tema instrumentalidade no exercício profissional do (a) assistente social parece ser algo referente ao uso daqueles instrumentos necessários ao agir profissional, por meio dos quais os (as) assistentes sociais podem efetivamente objetivar suas finalidades em resultados profissionais propriamente ditos. 


GUERRA, Yolanda. A instrumentalidade no trabalho do assistente social. In: Programa de Capacitação Continuada para Assistentes Sociais, “Capacitação em Serviço Social e Política Social”. Módulo 4: O trabalho do assistente social e as políticas sociais. CFESS/ABEPSS- UNB, 2000, com adaptações. 

A respeito da instrumentalidade do Serviço Social, julgue o item a seguir.


Tendo em vista o debate quanto à instrumentalidade do Serviço Social, o conhecimento das técnicas é muito importante no uso dos instrumentos de trabalho do(a) assistente social, mas a técnica, em si mesma, não é capaz de garantir uma competência profissional.

Alternativas
Comentários
  • O ASSISTENTE SOCIAL TEM QUE DOMINAR AS TRÊS COMPETÊNCIAS, JÁ QUE ELAS SÃO INTERLIGADAS ENTRE SI.

  • No Serviço Social, a técnica em si mesma não reflete a profissão, a prática profissional é fundamentada nas competências técnico-operativa, ético-política e teórico-metodológica. Conforme Sarmento (2013, p. 41), “a discussão acerca da dimensão técnico-operativa da profissão não pode ser apreendida apenas a partir do seu agir imediato, mas a partir de um aporte teórico que a fundamente. Portanto, todos os elementos que compõem esta dimensão requerem fundamentos teóricos, éticos e políticos”

    Portanto, o gabarito é:

    CERTO

    Gabarito: CERTO

    Referência:

    SARMENTO, H. B. de M. O instrumental técnico em serviço social: alguns apontamentos sobre o

    Relacionamento. In: LAVORATTI, C. (Org.). Instrumentos técnico-operativos no Serviço Social: um debate necessário. Ponta Grossa: Estúdio Texto, 2016.