SóProvas


ID
5017612
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Pode acontecer que, para a educação do verdadeiro filósofo, seja preciso que ele percorra todas as gradações nas quais os “trabalhadores da filosofia” estão instalados e devem permanecer firmes: ele deve ter sido crítico, cético, dogmático e histórico e, ademais, poeta, viajante, moralista e vidente e “espírito livre”, tudo enfim para poder percorrer o círculo dos valores humanos, dos sentimentos de valor, e poder lançar um olhar de múltiplos olhos e múltiplas consciências, da mais sublime altitude aos abismos, dos baixios para o alto. Mas tudo isso é apenas uma condição preliminar da sua incumbência. Seu destino exige outra coisa: a criação de valores.

(Friedrich Nietzsche. Além do bem e do mal, 2001. Adaptado.)


No texto, Nietzsche propõe que a formação do filósofo deve

Alternativas
Comentários
  • Nietzsche foi talvez o mais agudo crítico da cultura ocidental. Considerava que os valores baseados na razão e no cristianismo criaram cercas e impedimentos às plenas potencialidades do homem. "A genealogia da moral" e "Assim falou Zaratustra" são dois dos principais livros nos quais desenvolve a necessidade de superar os valores que estão colocados na sociedade.


    Gabarito do Professor: Letra B.
  • conhecer e extrapolar as práticas de vida, os sentimentos e os valores presentes na sociedade.

    Alternativa B

  • Nietzsche nega a existência de valores absolutos, ou seja, que tenham validade para todos os tempos e em todos os lugares (elimina as alternativas "d" e "e"). Desta forma, não seria possível utilizar uma religião como parâmetro para criticar os atos humanos (elimina "a").

    Quanto à alternativa "a", não há qualquer referência no texto a alguma teoria política. Ademais, não há entre os estudiosos consenso quanto à existência de uma proposta de Estado ou de governo no pensamento nietzschiano, a despeito de existirem comentários fragmentários em sua obra.