SóProvas


ID
5020237
Banca
OMNI
Órgão
Prefeitura de São João Batista - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Os movimentos religiosos que culminaram na grande reforma religiosa do século XVI tiveram início desde a Idade Média, através dos teólogos John Wycliffe e Jan Huss. Esses movimentos foram reprimidos, mas, na Inglaterra e na Boêmia (hoje República Tcheca), os ideais reformistas perseveraram em circunstâncias ocultas às tendências que fizeram romper a revolta religiosa na Alemanha. O ponto de partida da reforma religiosa foi:

Alternativas
Comentários
  • Lutero desafiou a fé, criticando e questionando a Igreja. Em 31 de outubro de 1517 - Reforma protestante - Fixou na porta da igreja as 95 teses.

    O literalismo tinha como principais princípios: a Salvação pela fé; a eucaristia e o batismo como sacramento, o fim do celibato e que a bíblia deveria ser mais acessível.

  • A Reforma Protestante foi um movimento reformista que surgiu no cristianismo no século XVI, iniciado por Martinho Lutero, um monge católico que estava insatisfeito com algumas práticas e questões teológicas defendidas pela Igreja Católica. A atuação de Lutero teve como marco a divulgação das 95 teses, que rapidamente espalharam-se pela Europa e deram origem ao reformismo no seio da Igreja Católica. Da atuação de Lutero surgiu também o protestantismo.

    Resposta: B

  • O teólogo inglês John Wycliff abordou, no século XIV, uma série de críticas a Igreja Católica. Ele se posicionou em diferentes campos da doutrina, de assuntos que iam à salvação à venda de indulgencias. Segundo Wycliff, a salvação era baseada na fé e nas obras. Portanto, não se faziam necessárias as doações a Igreja e nem as boas obras com o objetivo de conseguir a salvação. Jan Huss, teólogo tcheco, defendia que a glória divina era predeterminada. 

    Este pensamento fez com que ele fosse considerado herege perante os tribunais da Santa Inquisição. Huss pregava a pobreza, sendo contra ao grande patrimônio da Igreja. Ele também defendia a autoridade da consciência dos indivíduos.

    Tanto Jan Huss como Jonh Wycliff pregavam em suas línguas natais, contrários à determinação da Igreja de uso do latim. Segundo eles, a Igreja deveria se aproximar do povo. As Sagradas Escrituras eram superiores a tradição da Igreja Católica. Dessa forma, contestavam a doutrina católica pregada à época e também a autoridade papal. Os precursores da Reforma Protestante tinham diversos pontos em comum, mas a inegável contribuição deste movimento religioso foi tradução da bíblia aos idiomas nacionais. Oferecendo assim a oportunidade de ampliar a alfabetização dos fiéis para que consequentemente pudessem ler e interpretar as Sagradas Escrituras.

    John Wycliff e Jan Huss foram condenados pelo Tribunal da Santa Inquisição nos séculos XIV e XV, respectivamente. Enquanto o movimento da Reforma Protestante teve seu estopim no século XVI, na Alemanha. A questão exige , mais do que tudo, memorização . Pergunta-se acerca do estopim do movimento de reforma protestante.

    A bibliografia sobre o tema não é de difícil acesso para os graduados em História. A publicação História da Reforma: Um dos acontecimentos mais importantes da história do cristianismo, de Carter Lindberg é bastante interessante. 

    A) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois a Imprensa auxiliou no processo da Reforma Protestante. Primeiramente, os religiosos envolvidos traduziram a Bíblia. Em um segundo momento, a Imprensa foi fundamental para permitir um acesso mais fácil à Bíblia. 

    B) CORRETA – Esta afirmativa está correta pois foi em 31 de outubro de 1517 que Martinho Lutero pregou as 95 teses na Igreja de Wittemberg. Um dos pontos mais criticados por Martinho Lutero foi a venda de indulgências. Lutero defendia a autoridade da consciência, ou seja, aqueles que se arrependessem verdadeiramente com Deus não precisavam de um terceiro para lhe perdoar. Não deveria haver intermediários entre os indivíduos e Deus. 

    C) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois as ideias de Jan Huss foram base para o movimento religioso do século XVI, na região da atual República Tcheca . Jan Huss defendia a ideia de pobreza e de que o cristão deveria ser simples. Não era a favor da opulência pregada pela Igreja. 

    D) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, pois Martinho Lutero criticou , entre outras coisas, a prática da Igreja de vender indulgências. As indulgências eram um perdão para quem se arrependia de seus pecados. A Crítica de Lutero era que esse perdão estava sendo “vendido" pela Igreja não estando relacionado a escritura com o arrependimento verdadeiro . As cartas de indulgências eram dadas quando do oferecimento de montantes para a Igreja . E, isso era considerado uma “ boa obra" que permitia o perdão.
    Gabarito do Professor: Letra B.