SóProvas


ID
5020897
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Em 1937, o médico argentino Pedro Escudero criou as quatro Leis da Alimentação, que são quantidade, qualidade, harmonia e adequação. Escudero defendeu que uma alimentação composta por tais fatores é uma alimentação saudável, princípio que é difundido até hoje, inclusive durante o planejamento de cardápios. O planejamento e a avaliação de cardápios, sejam individuais ou para coletividades, para sadios ou enfermos, requerem atenção e levam em conta diversas variáveis. A esse respeito, julgue os itens a seguir. 

A Avaliação Qualitativa das Preparações do Cardápio (AQPC) auxilia na construção de cardápios adequados nutricionalmente, por meio da percepção do equilíbrio em aspectos como as formas de preparo e a presença de alimentos ricos em enxofre.

Alternativas
Comentários
  • Critérios estabelecidos para escolha dos itens de avaliação:

    1. Técnicas de cocção alertando para monotonia e repetição.

    2. Aparecimento de frituras, de forma isolada e associada aos dias de doces considerando o risco do consumo elevado de frituras associado ao excesso de carboidratos simples.

    3. Cor das preparações e alimentos empregados no cardápio – aspecto visual da preparação e variedade de nutrientes.

    4. Presença de alimentos ricos em enxofre – devem ter oferta limitada para redução de sensação de mal-estar e desconforto gástrico pelos compostos sulfurados.

    5. Aparecimento de itens importantes para uma alimentação saudável como frutas e folhosos pela oferta de vitaminas, minerais e fibras.

    6. Contraste dos itens saudáveis – presença de carne gordurosa nos dias em não há emprego da fritura como técnica de preparo das carnes e a oferta de doces, principalmente quando for única opção