SóProvas


ID
5022937
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Depois de passar por uma situação de estresse agudo, um jovem de 14 anos de idade apresentou quadro de enurese, hálito cetônico, fadiga, visão turva, náuseas e dor abdominal. O jovem buscou atendimento de emergência, e lá se constatou que ele apresentava glicemia de 305 mg/dL, cetonemia e acidose metabólica. Após acompanhamento e realização de exames de avaliação dos índices glicêmicos, ele recebeu a confirmação de diabetes melito tipo 1 (DM1). Os últimos valores laboratoriais indicaram glicemia aleatória de 215 mg/dL e hemoglobina glicada (HbA1c) de 7%. Ele estava acompanhado da mãe e se mostrava bem interessado em conhecer formas de controlar a doença. Agora, em consulta em uma unidade de saúde, ele aguarda as orientações da enfermeira responsável, para iniciar o tratamento medicamentoso.

Considerando a situação hipotética apresentada e as diretrizes do Ministério da Saúde para o tratamento do DM1, julgue o item subsequente.

Considerando-se os últimos dados laboratoriais, cabe a orientação de uso inicial de insulinoterapia, porém, futuramente, caso o jovem consiga adesão nutricional e pratique regularmente exercícios físicos, a insulinoterapia poderá ser substituída por tratamentos com hipoglicemiantes orais.

Alternativas
Comentários
  • @queroserparteira

    ITEM ERRADO

    No caso do DM TIPO 1, não existe a possibilidade de tratamento sem a insulina.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Diabetes.

    Considerando-se os últimos dados laboratoriais (glicemia de 305 mg/dL, glicemia aleatória de 215 mg/dL e hemoglobina glicada (HbA1c) de 7%), cabe a orientação de uso inicial de insulinoterapia, pois o DM1 causa a interrupção total da produção de insulina pelo pâncreas e o paciente necessitará utilizá-la constantemente.

    Futuramente, caso o jovem consiga adesão nutricional e pratique regularmente exercícios físicos, a insulinoterapia não poderá ser substituída por tratamentos com hipoglicemiantes orais.

    Somente no DM2 o paciente pode fazer uso de hipoglicemiantes, pois ele ainda mantém a produção de insulina, porém, em pequenas doses.

    Resposta do Professor: Errado.

  • Como o paciente possui DM1 o qual ocorre a produção insuficiente de insulina, o tratamento medicamentoso depende da reposição desse hormônio, utilizando-se de esquemas e preparações variados e estabelecendo-se “alvos glicêmicos” pré e pós-prandiais para serem alcançados.

    Em todas as faixas etárias, a reposição da insulina deve tentar atingir o perfil mais próximo possível do fisiológico. Não existe possibilidade de terapia por hipoglicemiantes orais.

    O tratamento com insulina deve ser iniciado o mais rápido possível após o diagnóstico (geralmente dentro das 6 horas, em caso de cetonúria), para prevenir a descompensação metabólica e a cetoacidose diabética (CAD).

    Para materiais gratuitos na enfermagem

    https://www.instagram.com/profwelmer.danilo/