SóProvas


ID
5022940
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Depois de passar por uma situação de estresse agudo, um jovem de 14 anos de idade apresentou quadro de enurese, hálito cetônico, fadiga, visão turva, náuseas e dor abdominal. O jovem buscou atendimento de emergência, e lá se constatou que ele apresentava glicemia de 305 mg/dL, cetonemia e acidose metabólica. Após acompanhamento e realização de exames de avaliação dos índices glicêmicos, ele recebeu a confirmação de diabetes melito tipo 1 (DM1). Os últimos valores laboratoriais indicaram glicemia aleatória de 215 mg/dL e hemoglobina glicada (HbA1c) de 7%. Ele estava acompanhado da mãe e se mostrava bem interessado em conhecer formas de controlar a doença. Agora, em consulta em uma unidade de saúde, ele aguarda as orientações da enfermeira responsável, para iniciar o tratamento medicamentoso.

Considerando a situação hipotética apresentada e as diretrizes do Ministério da Saúde para o tratamento do DM1, julgue o item subsequente.

O jovem deve ser orientado quanto aos tipos de insulina existentes e à possibilidade de fazer uso inicial de associações com insulinas NPH e análogo de insulina de ação rápida, como, por exemplo, a lispro e a glargina

Alternativas
Comentários
  • A glargina é de ação longa

  • LISPRO ULTRA-RÁPIDA

  • @queroserparteira

    ITEM ERRADO

    As insulinas mais modernas, chamadas de análogas (ou análogos de insulina), são produzidas a partir da insulina humana e modificadas de modo a terem ação mais curta (Lispro (Humalog®), Aspart (NovoRapid®) ou Glulisina (Apidra®)) ou ação mais prolongada (Glargina (Lantus®), Detemir (Levemir®) e Degludeca (Tresiba®). As insulinas também podem ser apresentadas na forma de pré-misturas. Há vários tipos de pré-misturas: insulina NPH + insulina Regular, na proporção de 70/30, análogos de ação prolongada + análogos de ação rápida (Humalog® Mix 25 e 50, Novomix®30).

    FONTE: https://www.diabetes.org.br/publico/diabetes/insulina

    VALE A PENA CONFERIR ESSE LINK!

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Diabetes Mellitus.

    O jovem deve ser orientado quanto aos tipos de insulina existentes (de ação rápida e prolongada) e à possibilidade de fazer uso inicial de associações com insulinas NPH e análogo de insulina de ação rápida, como, por exemplo, a lispro e a regular.

    As insulinas de ação prolongada mantêm os níveis estáveis e controlando a glicemia durante as 24h do dia. Já as de ação rápida têm a função de abaixar rapidamente os níveis quando a ocorrência de picos de glicemia.
    A glargina é um tipo de insulina de longa duração indicada para DM 1 e 2 com objetivo de manter os níveis basais de insulina sob controle.

    Resposta do Professor: Errado.


  • A lispro é de ação rápida, porém a glargina é de ação prolongada.

  • Erro da questão considerar a lispro e a glargina como insulina de ação rápida.

    Longa duração: Glargina 100 UI/mL + Determir

    Ação ultra longa: Glargina 300 UI/mL + Degludeca

    Ação intermediária: Insulina NPH

    Ação rápida: Insulina Regular

    Ação Ultrarrápida: Asparte + Lispro + Glulisina