GAB.: D
Tanto o comando quanto as assertivas da questão são parte de um fragmento do livro "Metodologia do Ensino de Educação Física", estando a assertiva D errada devido a uma simples, mas crucial inversão entre termos. Vejamos:
TRECHO DO LIVRO:
“O currículo capaz de dar conta de uma reflexão pedagógica ampliada e comprometida com os interesses das camadas populares tem como eixo a constatação, a interpretação, a compreensão e a explicação da realidade social complexa e contraditória. (COMANDO) Isso vai exigir uma organização curricular em outros moldes, de forma a desenvolver uma outra lógica sobre a realidade, a lógica dialética, com a qual o aluno seja capaz de fazer uma outra leitura. (ASSERTIVA A) Nesta forma de organização curricular se questiona o objeto de cada disciplina ou matéria curricular e coloca-se em destaque a função social de cada uma delas no currículo. (ASSERTIVA B) Busca situar a sua contribuição particular para a realidade social e natural no nível do pensamento/reflexão do aluno. (ASSERTIVA C) Isso porque o conhecimento matemático, geográfico, artístico, histórico, linguístico, biológico ou corporal expressa uma determinada dimensão da “realidade” e não a sua totalidade” (ASSERTIVA D) (COLETIVO DE AUTORES, p.28).
Perceba que, na questão, o examinador inverteu os termos "realidade" e "totalidade" na assertiva D:
D) Isso porque o conhecimento matemático, geográfico, artístico, histórico, linguístico, biológico ou corporal expressa particularmente uma determinada dimensão da "totalidade" e não a sua realidade.
FIQUEM NA PAZ!