As Revoluções Puritana, de 1640 e a Gloriosa, de 1688, compõem o que se conhece como Revolução Inglesa. Os lados em oposição eram os favoráveis à manutenção da autoridade real e, aqueles a favor da maior autoridade do Parlamento, onde atuavam os representantes da sociedade civil. A vitória das forças do parlamento , no segundo momento do processo da ver Inglesa, em 1688, levou ao estabelecimento das bases do modelo político vigente na Grã- Bretanha: Monarquia Parlamentar
A Revolução Inglesa é abordada em livros de história para o Ensino Médio. O paradidático "A Revolução Inglesa", de José Jobson de Arruda oferece mais detalhes e a obra do historiador Christopher Hill é um estudo que oferece uma análise acadêmica sobre o tema.
A) CORRETA- A Revolução Gloriosa levou à assinatura da “ Bill of Rights “ de 1688, por Guilherme de Orange e Maria, sua esposa, como forma de assumir o trono de seu sogro, James II de Stuart, que havia sido destronado. A monarquia absolutista inglesa transformou-se em uma monarquia constitucional, que abriu definitivamente o caminho para o domínio da burguesia na Inglaterra.
B) INCORRETA- O poder da aristocracia foi limitado , da mesma forma que o poder do rei.
C) INCORRETA- O protetorado foi instalado por Oliver Cromwell, após o sucesso da Revolução Puritana em 1640 e não pela Revolução Gloriosa.
D) INCORRETA- Além de não ser instalada a república na Inglaterra, ela não significa necessariamente a transferência de poder para o povo. Essa é a proposição da democracia.
Gabarito do Professor: Letra A