SóProvas


ID
5027398
Banca
PS Concursos
Órgão
Prefeitura de São João do Sul - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Uma onda de protestos que ocorreu em 2020, fez a hashtag #BlackLivesMatter (Vidas Negras Importam, em tradução livre) ganhar manifestações nas ruas e nas redes sociais. Famosos e anônimos usaram o termo, no online e no offline, como forma de apoio ao movimento antirracista e para cobrar das autoridades que resguardem vidas negras. O caso, que motivou essa onda de protestos contra o racismo nos Estados Unidos, aconteceu no dia 25 de maio de 2020.

Assinale a alternativa que aponta o caso que desencadeou essa onda de protestos:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    A organização Black Lives Matter existe desde 2013 visando denunciar a brutalidade policial racista contra os negros nos EUA, mas ganhou impulso nas redes sociais após a morte de George Floyd, um negro que foi morto asfixiado por um policial branco nos EUA, cuja ação foi filmada e divulgada nas redes sociais.

    O movimento antirracista encontrou eco no mundo todo, existindo diversos exemplos de casos semelhantes também no Brasil, inclusive uma das alternativas traz um desses casos, o do adolescente João Pedro. É possível citar também o caso da menina Àgatha. Porém o que responde corretamente a questão é esse caso ocorrido nos EUA que resultou numa comoção internacional e maior visibilidade tanto online quanto offline para a luta contra o racismo policial.

  • A imagem do ex-policial Derek Chauvin pressionando seu joelho contra o pescoço de George Floyd gerou protestos não apenas nos Estados Unidos, mas no mundo tudo. Os memoriais e murais que surgiram em homenagem a Floyd colocaram a pressão sobre legisladores e departamentos policiais, estimulando o debate sobre como promover mudanças em suas políticas e abordagens.

    Meses depois, os EUA assistiram ao julgamento de Derek Chauvin e por fim rficaram aliviados com . Enquanto muitos comemoraram o resultado, a apenas 16 Km do tribunal de Minneapolis eclodiram protestos após mais um vídeo vir à tona – desta vez, de . Foi um momento de frustração, pois alguns esperavam que o país tivesse chegado a um ponto de inflexão em relação à reforma da justiça.

    Resposta: A