SóProvas


ID
5028349
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CODEVASF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

       Desde fim dos anos 80 do século passado, o efeito estufa como ameaça ecológica número um não é mais contestado. Embora não se possa provar, irrefutavelmente, que o aumento até agora medido das temperaturas anuais médias (em torno de um grau nos últimos cem anos) se refere ao desenvolvimento humano, essa suposição tem, no entanto, muita probabilidade de ser correta — de tal forma que seria irresponsabilidade deixar as coisas seguirem seu curso. Um primeiro sinal de que o clima mundial já começou a mudar é o aumento de anomalias meteorológicas — ciclones, períodos de seca e trombas-d’água diluvianas — desde os anos 90 do século passado.

    

     Os limites do crescimento marcam uma espécie de escassez, embora no mercado não se tornem imediatamente notados como tais. A atmosfera, por exemplo, não funciona como um reservatório, que um dia esvaziará e outro dia será novamente enchido por bombeamento (a isso, o mercado poderia ao menos reagir em curto prazo), mas como um mecanismo que, lenta mas inexoravelmente, terá efeito retroativo em nossas condições de vida, comparável a um parafuso de rosca que se aperta sempre mais.

     

       O limite do demasiado é invisível e também não pode ser determinado diretamente por experimentos. Assim como, ao se escalarem montanhas, o ar cada vez mais rarefeito nas alturas desafia os alpinistas diferenciadamente — uns mais, outros menos —, a fauna e a flora, em regiões diferenciadas, reagem diferentemente ao aquecimento da atmosfera. Uma das preocupações mais sérias é provocada pela velocidade com que já está ocorrendo a mudança climática. Se ela não for eficazmente freada, poderá exigir demasiado da capacidade adaptativa de muitas espécies.


Thomas Kesselring. Depois de nós, o dilúvio. A dimensão do meio ambiente. In: Ética, política e desenvolvimento humano: a justiça na era da globalização. Benno Dischinger (Trad.). Caxias do Sul, RS: Educs, 2007, p. 222 (com adaptações).

Em relação aos aspectos linguísticos e às ideias do texto apresentado, julgue o item a seguir.


No segundo período do segundo parágrafo, há elipse da forma verbal funciona logo após “mas”.

Alternativas
Comentários
  • Eu marquei errada a referida alternativa, pois, como há elipse verbal no ponto onde o verbo deveria estar, a vírgula se faz necessária para marcar a zeugma (elipse verbal).

  • gaba CERTO

    [...]A atmosfera, por exemplo, não funciona como um reservatório, que um dia esvaziará e outro dia será novamente enchido por bombeamento (a isso, o mercado poderia ao menos reagir em curto prazo), mas (funciona) como um mecanismo que...[...]

    perceba que de forma elipitica, com omissão de uma ou mais palavras, ele faz referência.

    apenas para complementar... Tu sabe a diferença entre Frase, Oração, Período?

    • Frase: enunciado linguístico que possui um sentido completo.

    ex.: BOM DIA!

    • Oração: enunciado que contém um verbo ou locução verbal e que pode não apresentar um sentido completo.

    ex.: Você já tomou seu café da manhã hoje?

    • Período: enunciado que contém uma ou mais orações de sentido completo.

    ex.: Se você for aprovado, promete que vai me dar 10% do seu salário, por te ajudar com esses comentários?

    pertencelemos!

    obs.: As frases são meramente ilustrativa... rs

  • Paralelismo trabalhando = A atmosfera, por exemplo, não funciona como um reservatório, ...Intercalações...., mas (Funciona) como um mecanismo que ......

    Nesse tipo de Assertiva, tente retirar os trechos que não importam. Ficará mais fácil de visualizar.

  • ✔ CORRETA.

    A atmosfera, por exemplo, não funciona como um reservatório, que um dia esvaziará e outro dia será novamente enchido por bombeamento (a isso, o mercado poderia ao menos reagir em curto prazo), mas (FUNCIONA) como um mecanismo que, lenta mas inexoravelmente, terá efeito retroativo em nossas condições de vida...

  • GABARITO OFICIAL - CERTO

    “A atmosfera, por exemplo, não funciona como um reservatório, … , mas (funciona) como um mecanismo… “.

    ELIPSE: elipse é uma figura de linguagem caracterizada pela omissão de um termo no enunciado; porém, esse termo pode ser subentendido pelo contexto

  • Gabarito: CERTO

    ELIPSE- É QUALQUER OMISSÃO DE TERMO

    (...) A atmosfera, por exemplo, não funciona como um reservatório, que um dia esvaziará e outro dia será novamente enchido por bombeamento (a isso, o mercado poderia ao menos reagir em curto prazo), mas (FUNCIONA) como um mecanismo que...(...)

  • A modinha do CEBRASPE é fazer o concurseiro contar os períodos. KKKKK VaiTEpraLá !

  • Gabarito: Certo

    A Elipse consiste na omissão de um termo ou de uma expressão recuperável pelo contexto. A vírgula é muito utilizada para marca a elipse de um verbo (às vezes, de seus complementos).

    Vejamos algumas questões do CESPE:

    (CESPE - 2016 - TCE-PA) Julgue o item que se segue, referente aos aspectos linguísticos do texto CB1A1AAA.

    Fragmento do texto: Acredito no que vejo e no que me contam pessoas fidedignas, por mais extraordinário que pareça. Sei que o poder do Criador é infinito e a arte do inimigo, vária.

    A supressão da vírgula empregada no trecho “a arte do inimigo, vária” prejudicaria o sentido original do texto.

    Gabarito: Certo

    (CESPE - 2015 - TRE-GO) Com relação às estruturas linguísticas do texto I, julgue o item seguinte.

    Fragmento do texto: Candidatos a vereador e a juiz de paz tinham apenas de comprovar residência no município e no distrito por mais de dois anos; candidatos a deputado provincial, dois anos na província; candidatos a deputado geral, renda anual de 800 mil réis; (...)

    Na linha 26, as vírgulas empregadas após os vocábulos “provincial” e “geral” evitam a repetição da expressão “tinham apenas de comprovar”, já expressa na linha 24.

    Gabarito: Certo

    (CESPE - 2015 - STJ) cerca das estruturas linguísticas do texto Evolução histórica da responsabilidade civil e efetivação dos direitos humanos, julgue o item a seguir.

    Fragmento do texto: Nesse período, surgiu a chamada Lei do Talião, do latim Lex Talionis — Lex significando lei e Talionis, tal qual ou igual.

    Na linha 12, a vírgula que se segue ao vocábulo “Talionis” representa a elipse da forma verbal “significando”.

    Gabarito: Certo

    (CESPE - 2014 - TJ-SE) Com relação às ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue .

    Fragmento do texto: Tecnologia para essa empreitada os chineses têm. Dinheiro, também.

    Na linha 7, a vírgula empregada após “Dinheiro” marca a elipse do verbo da oração.

    Gabarito: Certo

    (CESPE - 2012 - CD) Em relação às ideias e estruturas linguísticas do texto, julgue os itens que se seguem.

    Fragmento do texto: Então, como agora, o país se dava conta da necessidade de contar com recursos humanos capazes de ombrear com os do mundo desenvolvido.

    Em “com os do mundo desenvolvido”, identifica-se elipse da expressão “recursos humanos”.

    Gabarito: Certo

    (CESPE - 2009 - SECONT-ES) A partir do texto ao lado, de Michael Moyer, julgue os itens a seguir.

    Fragmento do texto: A fatia maior — R$ 24,5 bilhões — será destinada às obras civis, e o restante para aquisição de trens, implantação dos sistemas necessários, medidas socioambientais e outras.

    No trecho "e o restante para aquisição de trens, implantação dos sistemas necessários, medidas socioambientais e outras", há elipse de "será destinado" após o vocábulo "restante".

    Gabarito: Certo

  • CERTO

    A atmosfera, por exemplo, não funciona como um reservatório, [que um dia esvaziará e outro dia será novamente enchido por bombeamento (a isso, o mercado poderia ao menos reagir em curto prazo),] mas [FUNCIONA] como um mecanismo que, lenta mas inexoravelmente [...]

    • Omitiu um termo, mas permite se ter a compreensão = Elipse
    • Apresentou o termo, mas omitiu para não repetir = Elipse do tipo ZEUGMA.

    "A disciplina é a maior tutora que o sonhador pode ter, pois ela transforma o sonho em realidade."

  •  A atmosfera, por exemplo, não funciona como um reservatório, (oração adjetiva explicativa) que um dia esvaziará e outro dia será novamente enchido por bombeamento (a isso, o mercado poderia ao menos reagir em curto prazo), mas(funciona) como um mecanismo que, lenta mas inexoravelmente,...

    ELIPSE

    Consiste na omissão de um ou mais termos numa oração que podem ser facilmente identificados, tanto por elementos gramaticais presentes na própria oração, quanto pelo contexto.

    ZEUGMA

    Zeugma é uma forma de elipse. Ocorre quando é feita a omissão de um termo já mencionado anteriormente.

    Diferença entre elipse e zeugma

    elipse é a omissão de um termo no enunciado. O zeugma, portanto, é um tipo específico de elipse, já que a supressão, nesse caso, está condicionada ao fato de esse termo já ter sido anteriormente mencionado na .

    fonte:https://www.portugues.com.br/gramatica/zeugma.html#:~:text=Zeugma%20%C3%A9%20uma%20figura%20de,expresso%20ou%20n%C3%A3o%20na%20frase.

  • que medooo

  • CERTO.

    Com a leitura do texto, fica fácil perceber a palavra ali subentendida.

    "A atmosfera, por exemplo, não funciona como um reservatório, que um dia esvaziará e outro dia será novamente enchido por bombeamento (a isso, o mercado poderia ao menos reagir em curto prazo), mas (funciona) como um mecanismo que, (...)"

    ________

    Bons Estudos.

  • Cespe morde e assopra, quero ver o nível na PF!

  • A atmosfera não funciona como, MAS a atmosfera FUNCIONA COMO...

  • REFORÇANDO, pois eu errei!!!

    elipse é uma figura de linguagem que ocorre quando um termo é omitido em um enunciado, mas fica subentendido pelo contexto. Trata-se de um recurso estilístico muito utilizado em discursos e em ditados populares.

  • Lendo assim fica mais fácil de se verificar a elipse :

    "não funciona como um reservatório, que um dia esvaziará e outro dia será novamente enchido por bombeamento... mas (FUNCIONA) como um mecanismo que..."

    Bons papiros.

  • De fato! Façamos a leitura: “A atmosfera, por exemplo, não funciona como um reservatório, … , mas (funciona) como um mecanismo… “.

    Gabarito: CERTO

  • Elipse é Diferente de Zeugma, mas o CESPE é a mesma coisa.

     Elipse: omitir um termo que não foi mencionado no texto.

    Zeugma: omitir um termo que já foi mencionado no texto. 

  • neste caso a figura correta seria ZEUGMA

    A QUESTÃO ESTA COM O GABARITO ERRADO

  • Zeugma é uma figura de linguagem caraterizada pela omissão de um termo mencionado anteriormente no enunciado. Já a elipse é apenas a ocultação de um termo, não importando que o mesmo já tenha sido expresso ou não na frase.

    Para o Cespe são sinônimos.

    GAB. CERTO

  • Para banca cespe É A MESMA COISA

  • questão correta... para o cespe,zeugma e elipse são sinônimos. portanto, após a palavra "mas" fica subentendido a palavra funciona.

  • ELIPSE É DIFERENTE DE ZEUGMA ,MAS PARA O CESPE É A MESMA COISA, OK

  • O que fazer?

    Se for uma questão de multipla escola e tiver as duas alternativas (zegma e elipse) assinale "Zeugma". pois, percebe-se, nesta situção, que a banca quer saber se voçê sabe a distinção de uma e de outra, lembrando que zeugma é uma espécie de elipse, por isso a questão estará certa, seja elipse, seja zeugma, no entanto, no caso de existência das duas opção assinalar, Zeugma

  • Certo

    Ocorre elipse (é caracterizada pela omissão de termos da oração sem que se prejudique o entendimento da mesma) é só substituir.

     

    A atmosfera, por exemplo, não funciona como um reservatório, que um dia esvaziará e outro dia será novamente enchido por bombeamento (a isso, o mercado poderia ao menos reagir em curto prazo), mas (funciona) como um mecanismo ....

  • zeugma

    substantivo de dois gêneros

    1. GRAMÁTICA•LINGÜÍSTICA
    2. forma de ELIPSE que consiste na supressão, em orações subsequentes, de um termo expresso na primeira (p.ex.: cada criança escolheu um brinquedo; o menino, um carro, a menina, uma boneca ).

  • Questão muuuuuuuito boa, apesar de eu ter errado. Fica a enfase para a cobrança de Figuras de Linguaguem.

  • Certo

    Elipse => Ocultação de Palavras ou Frases

    A atmosfera, por exemplo, não funciona...., mas funciona.....

  • Lembrando que para a banca elipse e zeugma são a mesma coisa. A banca cobra esse entendimento há anos.

  • Só eu que enxerguei 2 mas no segundo periodo ?

  • Por favor alguém poderia me ajudar..

    eu sinceramente não entendi a questão, por favor pode me mandar no PV eu vou agradecer de mais ou pode me ajudar por aqui mesmo, depois venho ver.

  • para cespe zeugma e elipse é a mesma coisa, bem estranho

  • Elipse-oculta palavra dita anteriormente,no caso está ocultando a palavra "Funciona",descrita antes.

  •  ''......não funciona como um reservatório, que um dia esvaziará e outro dia será novamente enchido por bombeamento (a isso, o mercado poderia ao menos reagir em curto prazo), funciona como um mecanismo que......

    GABARITO: CERTO

  • *LEMBRAR QUE ELIPSE É UMA FIGURA DE LINGUAGEM DE UM TERMO "ESCONDIDO" NO ENUNCIADO E SUBTENDIDO NO CONTEXTO. Ex:

    A atmosfera, por exemplo, não funciona como um reservatório, … mas (funciona) como um mecanismo.

    Fonte: Matheus (colega concurseiro) daqui do Q.C

  • Não seria Zeugma?

  • Elipse: é a omissão de um termo em que o contexto deixa claro.

    zeugma: omissão do termo em que já foi dito antes.

  • Alguém reparou que o período citado tem dois "mas" ? O CESPE devia ter sido mais claro, apesar de eu ter acertado a questão.

  • Tem dois "mas", na prova eu marco me tremendo uma dessa.

  • GAB.: CERTO

    Elipse: termo subentendido.

    "A atmosfera, por exemplo, não funciona como um reservatório, que um dia esvaziará e outro dia será novamente enchido por bombeamento (a isso, o mercado poderia ao menos reagir em curto prazo), mas (funciona) como um mecanismo que..."

    "Falhar não faz de você um perdedor , desistir da sua missão, sim."

  • A atmosfera, por exemplo, não funciona como um reservatório, … mas como um mecanismo.

    A atmosfera, por exemplo, não funciona como um reservatório, … mas (funciona) como um mecanismo.

    Gab- C

  • funciona mas como um reservatório,

  • CERTO!

    ...funciona como um reservatório, mas (FUNCIONA) como um mecanismo que...

    O termo "funciona" está eliptico

  • nova tendência CESPE

    ELIPSE

  • O CESPE considera ELIPSE e ZEUGMA a mesma coisa.

    Elipse: omissão de um termo no enunciado

    Ex: Diante dela, os pais e os irmãos.

    Diante dela, estavam os pais e os irmãos.

    Zeugma: omissão de um termo expresso anteriormente na frase

    Ex: O bebê aprendeu a andar. E depois, a correr.

    O bebê aprendeu a andar. E depois, aprendeu a correr

    gab.:certo.

  • Acho sempre muito relevante dar uma limpada no texto antes de responder esse tipo de questão.

    "A atmosfera não funciona como um reservatório, mas (funciona) como um mecanismo ...."

  • Gabarito contestável. Não há Elipse, e sim Zeugma
  • sujeito elíptico; ocorre quando nao esta presente na oração, mas pode ser identificado pelo contexto...

    na frase:

    “A atmosfera, por exemplo, não funciona como um reservatório.... mas (funciona) como um mecanismo… “

    é um exemplo..

    certa

  • Gabarito confuso, poderia ser Zeugma, no entanto o CESPE considera zeugma e elipse a mesma coisa.

  • Toda Zeugma é uma Elipse

  • A Zeugma é uma forma de elipse, ou seja, não é que o cebraspe "considere", é.

    Dicionário: ZEUGMA forma de elipse que consiste na supressão, em orações subsequentes, de um termo expresso na primeira (p.ex.: cada criança escolheu um brinquedo; o menino, um boneco, a menina, uma bola) ).

  • elipse é uma figura de linguagem que ocorre com a omissão de um termo que pode ser subentendido no texto. A expressão omitida não interfere na compreensão da mensagem e mesmo sem está explícita ela pode ser percebida como parte da oração.

    GAB: CORRETO

    FOCO NO DISTINTIVO

  • Gabarito: C

    Bizu é "passar a faca na gordura" (retirar apostos, adjuntos, orações intercaladas etc.), nesse tipo de questão:

    A atmosfera não funciona como um reservatório, mas funciona como um mecanismo que terá efeito retroativo em nossas condições de vida, ...

    Trata-se de coesão por elipse que ocorre por meio da omissão de uma ou mais palavra sem prejuízo das informações veiculadas no texto.

  • Qual a dificuldade de colocar as linhas no texto? Acha que eu tô na gangue do Escubi Du pra ficar resolvendo mistério???

  • .1) ELIPSE: omissão de um termo subentendido.

    Ex.: O Planalto vive movimentado. (O Palácio do Planalto)

    2) ZEUGMA: omissão de um termo já dito.

    Ex.: Rachel comeu maçã, eu (comi) pera.

  • (...) mas (FUNCIONA) como um mecanismo que, lenta mas inexoravelmente, terá efeito retroativo em nossas condições de vida (...)

  • Gab. Certo

    A atmosfera, por exemplo, não funciona como um reservatório, mas FUNCIONA como um mecanismo...

  • Diz a lenda que quem acerta muitas questões aqui, na prova fica reprovado.

    Cuidado, eu por exemplo, só erro. mas, mas, mas, mas, mas, na prova o trem é diferente.

    Eu só quero uma vaga, os primeiros lugares deixo para os filhos de "Pestana, cruzado com Bechara"

  • Para mim a questão é de Zeugma e não Elipse, se não há distinção entre ambas para que ter dois nomes então?

  • Na minha opinião é um caso de Zeugma.

  • O Cespe segue a visão de Evanildo Bechara:

    "Chama-se elipse a omissão de um termo facilmente subentendido por faltar onde normalmente aparece, ou por ter sido anteriormente enunciado ou sugerido, ou ainda por ser depreendido pela situação, ou contexto."

    CERTO

  • PMAL TÔ CHEGANDO.

  • GABARITO: CERTO

    QUESTÃO: No segundo período do segundo parágrafo, há elipse da forma verbal funciona logo após “mas”. CERTA.

    O que é elipse?

    elipse é uma figura de linguagem que ocorre quando um termo é omitido em um enunciado, mas fica subentendido pelo contexto. (em outras palavras, É A OMISSÃO DE TERMOS)

    Comentários:

    “A atmosfera, por exemplo, não funciona como um reservatório, … , mas (funciona) como um mecanismo… “.

    OBS: Qual a diferença entre elipse e zeugma?

    Elipse: qualquer omissão de palavra ou termo.

    Zeugma: omissão de uma palavra específica pq ela já foi empregada anteriormente e pra não ocorrer a repetição usa-se o zeugma.

    Bons Estudos!

  • VEJAMOS AMIGOS;

    De fato! Façamos a leitura: “A atmosfera, por exemplo, não funciona como um reservatório, … , mas (funciona) como um mecanismo… “.

    CERTO

  • Elipse: omissão de um termo

    exemplo: vamos ao curso

    Quem vai ao curso ? nós

    @missaopmal

  • PLEONASMO : reforçar a ideia

    METÁFORA: Comparação implícita

    SÍMILE: Comparação explícita

    ANTÍTESE: oposição lógica

    PARADOXO: oposição não lógica

    HIPÉRBOLE: exagero

    EUFEMISMO: suavização

    ELIPSE: Omissão de um termo subentendido

    ZEUGMA: omissão de um termo já dito.

    POLISSÍNDETO: Vários conectivos

    ASSÍNDETO: Nenhum conectivo

    ALITERAÇÃO: Repetição de consoantes

    ASSONÂNCIA: Repetição de vogais

    IRONIA: sarcasmo

    GRADAÇÃO: ascensão

    ONOMATOPEIA: o emprego de uma palavra ou conjunto de palavras que sugerem algum ruido

    HIPÉRBATO: inversão, ordem indireta da frase

    METONÍMIA: substituição do autor pela obra

    CATACRESEausência de termos especifica, pé da mesa

    SINÉDOQUE: subs. do todo pela parte

    SINESTESIA: mistura de sentidos

    PROSOPOPEIApersonificação de coisa

    PEGUEI DE UM COLEGA DO QCONCURSOS

  • A questão requer conhecimento acerca das figuras de linguagem, especialmente as figuras de sintaxe.


    No segundo período do segundo parágrafo, realmente há elipse da forma verbal funciona logo após “mas". 


    “A atmosfera, por exemplo, não funciona como um reservatório, que um dia esvaziará e outro dia será novamente enchido por bombeamento (a isso, o mercado poderia ao menos reagir em curto prazo), mas (funciona) como um mecanismo que, lenta mas inexoravelmente, terá efeito retroativo em nossas condições de vida, comparável a um parafuso de rosca que se aperta sempre mais". 


    Esse verbo elíptico foi anteriormente expresso na oração. Quando isso ocorre, há a figura de linguagem zeugma.



    Elipse X Zeugma


    Elipse - omissão de um termo facilmente subentendido.

    Zeugma - omissão de um termo anteriormente expresso.


    Gabarito da Professora: CERTO.

  • Minha contribuição.

    Zeugma x Elipse

    É muito comum haver confusão entre as duas figuras de sintaxe: zeugma e elipse. No entanto, elas apresentam diferenças.

    Para muito estudiosos do tema, a zeugma é considerada um tipo de elipse, visto que também é empregada por meio da omissão de um ou mais termos na oração.

    A elipse é a omissão de um ou mais termos do discurso que não foram expressos anteriormente. Mas estes são facilmente identificáveis pelo interlocutor (receptor). Já na zeugma, os termos já foram mencionados antes no discurso.

    Confira abaixo os exemplos:

    -Ficamos ansiosos com o resultado. (pelo conjugação verbal podemos identificar a omissão do pronome “nós”.) – elipse

    -Joaquim comprou duas calças, eu uma. (omissão do verbo no segundo período: comprei). – zeugma

    Fonte: www.todamateria.com.br

    Abraço!!!!

  • A atmosfera, por exemplo, não funciona como um reservatório, que um dia esvaziará e outro dia será novamente enchido por bombeamento (a isso, o mercado poderia ao menos reagir em curto prazo), mas (funciona) como um mecanismo que, lenta mas inexoravelmente...

  • Gabarito: Certo

    Principais Regras de Figuras de Linguagem:

    a)    Elipse X Zeugma – A elipse é a omissão de um termo já subentendido (Ex: (Nós) bebemos água) e a Zeugma é o uso da virgula vicária, você basicamente subentende um verbo geralmente (Ex: Eu estudei para a prova, e ela, não).

    b)    Pleonasmo – “Lembra da palavra plágio”, logo significa trazer um mesmo significado com duas palavras diferentes. Ex: Subir para cima, descer para baixo etc.

    c)     Antítese – Emprego de palavras com sentidos contrários. Ex: O céu e o inferno.

    d)    Eufenismo – “Lembra que essa palavra é um pouco delicada”, logo é para tornar algum termo menos agressivo. Ex: Em vez de você falar gordo, você fala fofo. “Olha aquele fofo”.

    e)    Hipérbole – Exagero da ideia. Ex: Morrer de rir.

    f)      Comparação X Metáfora – A comparação eu uso o conectivo, geralmente “como” e a metáfora eu não quero nem saber do conectivo, eu digo realmente que você é. Ex: Igor é forte como um touro (comparativo) e igor é um touro (metáfora).

    g)    Metonímia – Substituição de palavras. Ex: Eu usei cotonete. Na verdade você não usou o cotonete, e sim uma haste de algodão.

    FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entre em contato comigo e acessem tinyurl.com/DuarteRLM .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português e direito constitucional. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!

  • ELIPSE: omissão de um termo

    ZEUGMA: omissão de um termo já dito

  • ✔️ PARA AJUDAR A FIXAR

    DIFERENÇA ENTRE ZEUGMA E ELIPSE

    • ZEUGMA --> É UMA FORMA PARTICULAR DE ELIPSE EM QUE A APRESSÃO SUBENTENDIDA JÁ FOI MENCIONADA.

    EX: ELE PREFERE CULTO AOS SÁBADOS, EU AOS DOMINGOS

    (PREFIRO) OMITIDO

    • ELIPSE --> CONSISTE DA OMISSÃO DE UM TERMO FACILMENTE IDENTIFICÁVEL PELO CONTEXTO. TEM A INTENÇÃO DE TORNA O TEXTO MAIS ELEGANTE.

    EX: NA SALA, APENAS QUATRO OU CINCO CONVIDADOS

    (HÁ) OMITIDO

    GABARITO: CERTO

  • considero a questão errada, pois trata-se zeugma e não de elipse

  • o lançe é seguir o seguinte algoritimo: se na questão as alternativas tem zeugma e elipse, então se faz a diferença entre as duas. se nas alternativas tem apenas elipse, se considera zeugma um tipo de elipse.