SóProvas


ID
5028505
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CODEVASF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando a evolução da administração, julgue o item a seguir.


Flexibilidade organizacional e capacidade de ajustamento da organização ao ambiente são pressupostos da teoria estruturalista.

Alternativas
Comentários
  • A Teoria Estruturalista, assim como a Teoria da Burocracia, faz parte também da abordagem estruturalista. O enfoque da teoria estruturalista é na estrutura e ambiente, assim, de acordo com Chiavenato (2003), essa teoria trouxe uma importante ruptura com relação as anteriores. Ela mostra a organização como sendo um sistema aberto que se relaciona com o ambiente e com outras organizações.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_estruturalista

    Gab: E

    Bons Estudos!

  • ERRADO

    Abordagem estruturalista desdobra-se em Teoria da burocracia e Teoria estruturalista. A Teoria estruturalista significa um desdobramento da Teoria da Burocracia e uma leve aproximação à Teoria das Relações Humanas.

    A teoria estruturalista inaugura os estudos a respeito do ambiente dentro do conceito de que as organizações são sistemas abertos em constante interação com seu contexto externo. Até então, a teoria administrativa havia se confinado aos estudos dos aspectos internos da organização dentro de uma concepção de sistema fechado.

    A tentativa de conciliação e interação dos conceitos clássicos e humanísticos, a visão crítica do modelo burocrático, a ampliação da abordagem das organizações envolvendo o contexto ambiental e as relações interorganizacionais, além de um redimensionamento das variáveis organizacionais internas e o avanço rumo à abordagem sistêmica são aspectos que marcaram a teoria administrativa.

    Fonte: ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA. CHIAVENATO

  • TEORIA ESTRUTURALISTA

    • Buscou implementar e sintetizar as teorias anteriores clássicas e humanas), pois acreditava que aquelas focavam apenas em partes do todo;
    • Busca de uma análise tanto formal (teoria clássica) quanto informal (teoria das relações humanas);
    • Conceito de "homem organizacional" aquele que desempenha diversos papéis na empresa;
    • Modelo de sistema aberto ''trocas" com ambiente externo.

    Fonte: Meus Resumos

    GABA E

  • Pessoal, segue abaixo comentário da Professora Caroline Matos no TEC Concursos:

    "Gabarito: ERRADO

     

    O enunciado diz o seguinte: flexibilidade organizacional e capacidade de ajustamento da organização ao ambiente são pressupostos da . (Teoria Contingencial)

    • Na realidade, quando falamos em flexibilidade organizacional e ajustamento da organização ao ambiente, temos que lembrar da Abordagem Contingencial.

    A partir dessa abordagem, surge a Teoria da Contingência (Contingencial), que visualiza a organização de dentro para fora. A ênfase é colocada no ambiente e nas demandas ambientais sobre a dinâmica organizacional.

     

    De acordo com Chiavenato (2003, p. 553), ela tem pressuposto central que nada é absoluto e não há um método ou técnica que seja válido ou ideal para todas as situações.

     

    Tudo depende, tudo é relativo e situacional. Organizações distintas podem se comportar de forma distinta diante de um mesmo fato econômico, a depender dos seus objetivos.

    • Já a Teoria Estruturalista é a corrente baseada na sociologia organizacional que procura consolidar e expandir os horizontes da Administração. A ênfase está na estrutura, nas pessoas e no ambiente.

    De acordo com Chiavenato (2003, p. 290), o estruturalismo está voltado “o todo”, ou seja, para a interdependência das partes e o fato de que o todo é maior do que a simples soma das partes. Por isso ela se preocupa com o ambiente, pois ele também faz parte do todo.

     

    Mas vejam que, quando falamos em adaptação, ajustamento ou flexibilidade, isso tem mais a ver com a Abordagem Contingencial.

     

    A afirmativa está, portanto, incorreta.

     

    Fonte:

    CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003."

  • Flexibilidade organizacional e capacidade de ajustamento = Teoria da Contingência (tudo é relativo, tudo depende)

  • ERRADO

    A abordagem citada é Contingencial.

    TEORIA ESTRUTURALISTA

    • ETZIONE
    • É eclética: mistura teoria Clássica, Burocracia e Relações Humanas
    • Organização sob aspecto formal e informal
    • Foco na estrutura, ambiente e pessoas
    • Homem Organizacional: homem que desempenha diferentes papéis em várias organizações
    • Tipos de organizações:

    coercitivas - força física ou prêmios; prisões, campos de concentração

    utilitárias - incentivos econômicos; empresas, comércio

    normativas - consenso; igrejas, hospitais, org. políticas e sociais

    TEORIA CONTINGENCIAL

    • Lida com incertezas e eventualidade; Relativismo
    • Ênfase no ambiente
    • Sistemas abertos
    • Homem complexo: cada um, um mundo à parte
    • Características do ambiente condicionam as características organizacionais
    • Visão de contingência: habilidade do gestor em identificar contingências-chave.

    Fonte: Gran cursos e meus resumos

  • Para respondermos à questão, precisamos explicar o que é a Teoria Estruturalista. 

    Essa Teoria possui a concepção de homem enquanto “Homem Organizacional", enfoca a análise intraorganizacional e interorganizacional, e seus principais autores são Levi-Strauss e Amitai Etzione. A abordagem Estruturalista focaliza a necessidade de visualizar a organização como uma unidade social grande e complexa, onde interagem grupos sociais. Por outro lado, a Abordagem Contingencial possuía a concepção de homem enquanto “Homem Complexo"; dava ênfase à análise ambiental e à abordagem de sistema aberto, com foco na tecnologia e no desempenho de papéis; seu principal autor é A. Chandler Jr. Para essa Teoria, existe a troca de experiências entre as organizações e o ambiente, com adaptações às mudanças. 

    Em face do exposto, podemos afirmar que a questão em análise está errada.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • A Teoria Estruturalista faz parte da Abordagem Estruturalista (junto com a Teoria Burocrática). Ela é um desdobramento da Burocracia e tem uma leve aproximação à Teoria das relações humanas. Visão do Homem organizacional e ênfase na estrutura, nas pessoas e no ambiente.
  • A teoria contingencial afirma que não há um modelo “perfeito” para as organizações adotarem, pois cada empresa tem suas limitações, características e estruturas próprias. Esse “modelo” é marcado pela flexibilidade, ajustamento. Aqui, lembre-se: tudo é relativo, tudo depende. Portanto, o item da questão é falso, tendo em vista que ela associou essas informações citadas como se fossem da teoria estruturalista.

  • ERRADO

    TEORIA CONTINGENCIAL

     Ênfase:  no ambiente em que se insere a organização.

    É aquela que tudo é relativo, ou seja, tudo depende do contexto.

    -O tamanho da empresa e seu ambiente são considerados contingências.

    -Capacidade de ajustamento da organização ao ambiente.

  • O gabarito dessa questão foi dado como errado, mas o interessante é que em uma questão do concurso TCE -PR/2016, o seguinte item foi dado como certo.

    Q693850: as interações entre organização formal e informal, organização e ambiente externo, flexibilidade e ajustamento caracterizam abordagens da teoria estruturalista. C

    Eu fiquei confusa, se alguém puder responder se há diferença nas questões.

  • Gabarito: ERRADO

    A teoria Estruturalista possui uma visão ampla da organização (tanto interna quanto externa). Ela engloba as abordagens clássicas, das relações humanas e burocrática.

    A característica comum das abordagens nas quais a teoria estruturalista se apoia é a rigidez, em nenhuma há a característica da flexibilidade.

  • O chato é que o comentário do professor do qconcursos também ficou duvidoso.

  • Gab.: Errado!

    É justamente o contrário. Na teoria Estruturalista, há uma inflexibilidade organizacional e difícil adaptação ao ambiente, devido ser uma teoria mais rígida, com foco estrutura!

  • E

    Teoria Contingencial é que se caracteriza essencialmente pela flexibilidade.

    A principal característica da Teoria Contingencial é sua relatividade. Para tal teoria tudo é relativo, não existem dogmas nem verdades absolutas. O ambiente e os aspectos internos da organização são os fatores que vão ditar as abordagens técnicas a serem utilizadas pelo administrador.

    Já a teoria estruturalista tem como foco a estrutura, pessoas e ambiente. Para tal teoria o todo é maior que a soma das partes, focando-se assim na relação entre as estruturas organizacionais, bem como da relação com seu ambiente.

  • CESPE EM 2021:

    Flexibilidade organizacional e capacidade de ajustamento da organização ao ambiente são pressupostos da teoria estruturalista.

    GABARITO: ERRADA

    CESPE EM 2016:

    CESPE/TCEPR/2016

    As interações entre organização formal e informal, organização e ambiente externo, flexibilidade e ajustamento caracterizam abordagens da teoria estruturalista.

    Gabarito: CORRETA

    Se alguém souber algum referencial teórico dessa questão me manda por mensagem por favor.