SóProvas


ID
5028553
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CODEVASF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação à gestão da qualidade, de processos e de projetos, julgue o item que se segue.


Uma das ferramentas úteis às etapas de avaliação inseridas na gestão de processos é o diagrama de causa e efeito, que consiste em uma técnica para priorização de problemas baseada na premissa de que 20% das causas geram 80% dos efeitos.

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    Diagrama de causa e efeito, também conhecido como diagrama de espinha de peixe ou diagrama de Ishikawa, é uma técnica frequentemente utilizada para busca de causa-raiz de problemas

    Já o princípio de Pareto (também conhecido como regra do 80/20; lei dos poucos vitais; princípio de escassez do fator) afirma que, para muitos eventos, aproximadamente 80% dos efeitos vêm de 20% das causas.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Gab: ERRADO

    A questão está errada porque cita o diagrama de Ishikawa e o caracteriza com o digrama de Pareto.

    • Gráfico de Pareto parte do princípio de que poucas causas geram a maior parte dos problemas. Também conhecido como 80-20 (80% dos problemas são explicados por 20% das causas), esse diagrama consiste em selecionar os itens "pouco vitais", menos importantes, dos "muito vitais", mais importantes. Esses problemas devem ser colocados em ordem DECRESCENTE, para que seja construído do item com maior frequência para o com menor frequência.

    ---------------

    • Diagrama de Ishikawa, que também é conhecido como espinha de peixe ou diagrama de causa e feito, é uma ferramenta que nos possibilita entender melhor um processo ou um problema relacionando a causa ao seu efeito gerado.

    Rennó, Administração Geral - 2013, pág. 315.

    Erros, mandem mensagem :)

  • ERRADO

    Reescrita correta:

    Uma das ferramentas úteis às etapas de avaliação inseridas na gestão da Qualidade é o Gráfico de Pareto, que consiste em uma técnica para priorização de problemas baseada na premissa de que 20% das causas geram 80% dos efeitos.

    -------------------------------

    Diagrama de Causa e Efeito

    Esse diagrama, também conhecido como Gráfico de Ishikawa ou Espinha de Peixe, é utilizado quando precisamos estudar as possíveis causas de um problema. Na gestão da qualidade , ele é muito importante para que os envolvidos no problema possam visualizar todos os fatores que podem estar provocando os defeitos.

    Gráfico de Pareto

    Baseada no princípio de Pareto, é uma das ferramenta mais usadas na tomada de decisão na gestão da qualidade. Para ele, 20% dos fatores gerariam 80% dos defeitos. Os demais fatores (80%) seriam relativamente insignificante, resultando em uma parcela pequena dos resultados.

  • Diagrama de causa e efeito é Ishikawa, também conhecido por ESPINHA DE PEIXE. Ele trocou o conceito com o DIAGRAMA DE PARETO OU PRINCÍO DE PARETO, também denominado de "80 por 20" que diz que 80% do volume dos problemas são constituídos por 20% dos eventos.

    GABA E

  • ERRADO

    DIAGRAMA DE PARETO

    É uma ferramenta utilizada para destacar a importância das variáveis consideradas mais importantes em oposição com aqueles assuntos de menor relevância.

    Utiliza como pilar, a regra 80/20, reconhecida como maiorias triviais, minorias essenciais (trivial many/vital few), que ordena e agrupa causas e problemas, de modo que 80% dos problemas possuem apenas 20% de causas, uma pequena quantidade de situações concentram a maior parte dos desafios e problemas que a ser enfrentados.

    DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO/ ISHIKAWA

    Método conhecido também como gráfico espinha de peixe, tem como autor engenheiro químico Kaoru Ishikawa em 1943. Esse gráfico representa a relação entre um efeito e sua causa. Sua aplicação é vantajosa por demonstrar graficamente todos os fatores que contribuem para o problema.

    É um método que representa graficamente a relação entre um efeito e sua(s) causas. Apresenta seis possíveis causas para o problema, são elas:

    • Mão de obra;
    • Métodos;
    • Máquina;
    • Material;
    • Meio Ambiente;
    • Medida.

  • ERRADO

    A assertiva conceitua "gráfico de pareto".

    Gráfico de Pareto: prioriza causa/problemas com base em sua frequência x importância (princípio do 80/20).

    Diagrama de Causa e Efeito (Ishikawa)/Espinha de peixe -->Levantar possíveis causas para problemas.

  • ERRADO

    gráfico (ou princípio) de Pareto foi uma percepção e descoberta extraordinária para a administração, economia e áreas correlatas. Há muito tempo notou-se que 80% da riqueza (financeira) de um país estava na mão de 20% da população, e descobriu-se que essa relação percentual ou algo próximo acontece nas mais diversas situações. Por exemplo, 20% dos problemas de uma organização geram 80% dos defeitos, o que significa dizer que poucos problemas são responsáveis pela grande maioria dos defeitos. No exemplo da Curva ABC, podemos pensar que os produtos de classe A (20%) representam 80% do lucro de uma organização, imaginemos a venda de sorvetes, por mais que a sorveteria também venda chicletes, chocolate, doces e outros alimentos, apenas os sorvetes e talvez as paletas italianas representam efetivamente o lucro da empresa.

  • A questão em análise envolve dois conceitos, o Diagrama de Causa e Efeito e o Diagrama de Pareto.

    O Diagrama de Pareto é uma ferramenta criada por Vilfredo Pareto, no século XIX, onde um indivíduo seleciona vários itens ou fatores, de acordo com a ordem de importância. Ele está baseado no princípio de Pareto ou regra dos 80/20 que significa que 80% dos problemas são ocasionados por 20% das causas, ou seja, são poucas causas que originam a maioria dos problemas.

    Por outro lado, o Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Espinha de Peixe ou Diagrama de Causa e Efeito é uma ferramenta da qualidade, desenvolvida por Kaoru Ishikawa na década de 1960, que possibilita o entendimento de um processo ou de um problema. Nessa metodologia, todo problema tem causas específicas, ou seja, podemos analisar determinadas causas que estão gerando determinados efeitos. Em face do exposto, podemos afirmar que a questão em análise está errada, pois inverteu os conceitos.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Sabe aquela jogada que vc chuta ao gol e sai comemorando antes da hora e depois vê que a bola foi pra fora? Pois é, amigos. Eu sou esse jogador no pós prova. #chorrindo

  • Diagrama de Ishikawa

    -> espinha-peixe ou de causa-efeito (sinônimos)

    -> encontra as causas dos problemas

    Diagrama de Pareto/80-20/Curva ABC

    -> 80% problemas são derivados de 20% de causas

    -> verifica o grau da importância

    Gabarito: ERRADO

  • E

    O processo de negociação pressupõe os seguintes

    Segundo Robbins, a negociação compreende cinco passos:

    1. reparação e planejamento;
    2. definição das regras básicas;
    3. esclarecimentos e justificativas;
    4. barganha e solução de problemas; e
    5. conclusão e implementação