SóProvas


ID
5028637
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CODEVASF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

Julgue o próximo item, à luz do disposto na Lei n.º 12.527/2011 (Lei de acesso à informação) e na Lei Complementar n.º 131/2009 (Lei da Transparência).


De acordo com a Lei Complementar n.º 131/2009, a transparência também está assegurada durante os processos de elaboração da lei de diretrizes orçamentárias.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Foi a Lei Complementar nº 131/2009 que incluiu o famoso parágrafo único do art. 48 da LRF. 

    LC. 131/08. Art. 1º. O art. 48 da Lei Complementar no 101, de 4 de maio de 2000, passa a vigorar com a seguinte redação: 

    “Art. 48. ................................................................................... 

    Parágrafo único. A transparência será assegurada também mediante: 

    I – incentivo à participação popular e realização de audiências públicas, durante os processos de elaboração e discussão dos planos, lei de diretrizes orçamentárias e orçamentos; 

    II – liberação ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público; 

    III – adoção de sistema integrado de administração financeira e controle, que atenda a padrão mínimo de qualidade estabelecido pelo Poder Executivo da União e ao disposto no art. 48-A.” 

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Item CERTO.

    A referida LC complementar acrescentou o parágrafo único ao art. 48 da Lei de Responsabilidade Fiscal:

    Art. 1 O art. 48 da Lei Complementar n 101, de 4 de maio de 2000, passa a vigorar com a seguinte redação: 

    Art. 48 ...............................................

    Parágrafo único. A transparência será assegurada também mediante: 

    I – incentivo à participação popular e realização de audiências públicas, durante os processos de elaboração e discussão dos planos, lei de diretrizes orçamentárias e orçamentos; 

    II – liberação ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público; 

    III – adoção de sistema integrado de administração financeira e controle, que atenda a padrão mínimo de qualidade estabelecido pelo Poder Executivo da União e ao disposto no art. 48-A.

  • A questão demanda conhecimento acerca do art. 48 da lei de Responsabilidade Fiscal, com redação dada pela Lei Complementar nº 131/2009. Vejamos:
    LRF, Art. 48. § 1º A transparência será assegurada também mediante: (Redação dada pela Lei Complementar nº 156, de 2016)
    I – incentivo à participação popular e realização de audiências públicas, durante os processos de elaboração e discussão dos planos, lei de diretrizes orçamentárias e orçamentos;  (Incluído pela LC nº 131, de 2009).
    II - liberação ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público; e   (Redação dada pela LC nº 156, de 2016)
    III – adoção de sistema integrado de administração financeira e controle, que atenda a padrão mínimo de qualidade estabelecido pelo Poder Executivo da União e ao disposto no art. 48-A.   (Incluído pela LC nº 131, de 2009)  
    Sendo assim, a alternativa deve ser assinalada como correta.

    Gabarito do Professor: CERTO

  • CERTO.

    LRF, Art. 48. § 1º A transparência será assegurada também mediante: (Redação dada pela Lei Complementar nº 156, de 2016)

    I – incentivo à participação popular e realização de audiências públicas, durante os processos de elaboração e discussão dos planos, lei de diretrizes orçamentárias e orçamentos; (Incluído pela LC nº 131, de 2009).

  • É a figura do orçamento participativo

  • Também dá pra responder pensando no contrário. Tipo "imagina se não tivesse transparência"? Reinaria o caos, portanto, certo hehehe