Dentre os profissionais incluídos nesse processo de alterações na dimensão política e social está o Assistente Social que presta a complementaridade da atenção ao paciente da área de Oncologia (INCA, 2016). E nesse contexto a atuação do Serviço Social está voltada para o atendimento do usuário em suas necessidades psicossocial e emocional, em situações de doença, norteado pelo compromisso de valorização da dignidade da pessoa humana, compreendendo a pessoa doente, assim como sua enfermidade, para tratá-la como ser completo que pertence a uma família e a uma comunidade, dentro de uma perspectiva de acolhimento do doente e de seu familiar (BRENTANI, 2013).
Conforme Silva (2017, p. 3) “a atenção ao indivíduo sujeito a tratamentos e/ou internações hospitalares ou ambulatoriais tem exigido dos profissionais a atenção necessária em prol da qualidade de vida do paciente (INCA, 2016)”. Dentre os profissionais que atuam nesse sentido, está o(a) Assistente Social “que presta a complementaridade da atenção ao paciente da área de Oncologia (INCA, 2016)”. Sua atuação “está voltada para o atendimento do usuário em suas necessidades psicossocial e emocional, em situações de doença, norteado pelo compromisso de valorização da dignidade da pessoa humana, compreendendo a pessoa doente, assim como sua enfermidade, para tratá-la como ser completo que pertence a uma família e a uma comunidade, dentro de uma perspectiva de acolhimento do doente e de seu familiar (BRENTANI, 2013)”.
Portanto, o gabarito é:
ERRADO
Gabarito: ERRADO
Referência:
SILVA, D. M. da; et.al. A Atuação do Assistente Social no Acolhimento ao Paciente Oncológico. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Edição 8. Ano 02, Vol. 05. p 39-51, novembro de 2017.