SóProvas


ID
5029924
Banca
FCC
Órgão
FCRIA-AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

Segundo o que dispõe a Declaração Universal dos Direitos Humanos (ONU, 1948),

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A)

    Artigo 12 : "Ninguém sofrerá intromissões arbitrárias na sua vida privada, na sua família, no seu domicílio ou na sua correspondência, nem ataques à sua honra e reputação. Contra tais intromissões ou ataques, toda a pessoa tem direito a proteção da lei."

  • Assertiva A

    ninguém sofrerá intromissões arbitrárias na sua vida privada, na sua família, no seu domicílio ou na sua correspondência, nem ataques à sua honra e reputação. Contra tais intromissões ou ataques, toda a pessoa tem direito a proteção da lei.

  • B) Ambiente Público também.

    C) Nascidas dentro e fora do matrimônio.

    D) Não posso ser privado de minha nacionalidade.

    E) Se for perseguição motivada por crime comum, não posso me beneficiar do asilo.

  • GABARITO: A

    #AVENTEPMPA

  • A) GABARITO

    B) Artigo 18° Toda a pessoa tem direito à liberdade de pensamento, de consciência e de religião; este direito implica a liberdade de mudar de religião ou de convicção, assim como a liberdade de manifestar a religião ou convicção, sozinho ou em comum, tanto em público como em privado, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pelos ritos. 

    C) Art.25 parte 2.A maternidade e a infância têm direito a ajuda e a assistência especiais. Todas as crianças, nascidas dentro ou fora do matrimônio, gozam da mesma protecção social. 

    D) Artigo 15° 1.Todo o indivíduo tem direito a ter uma nacionalidade. 2.Ninguém pode ser arbitrariamente privado da sua nacionalidade nem do direito de mudar de nacionalidade. 

    E) Artigo 14° 1.Toda a pessoa sujeita a perseguição tem o direito de procurar e de beneficiar de asilo em outros países. 2.Este direito não pode, porém, ser invocado no caso de processo realmente existente por crime de direito comum ou por actividades contrárias aos fins e aos princípios das Nações Unidas. 

  • GABARITO - A

    A) Artigo XII Ninguém será sujeito à interferência em sua vida privada, em sua família, em seu lar ou em sua correspondência, nem a ataque à sua honra e reputação. Todo ser humano tem direito à proteção da lei contra tais interferências ou ataques.

    __________________________________

    B) toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, de consciência e de religião; este direito implica a liberdade de mudar de religião ou de convicção, assim como a liberdade de manifestar a religião ou convicção, desde que estritamente em ambiente privado.

    Artigo XVIII Todo ser humano tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, em público ou em particular.

    ___________________________________

    C) 2. A maternidade e a infância têm direito a cuidados e assistência especiais. Todas as crianças, nascidas dentro ou fora do matrimônio gozarão da mesma proteção social.

    ______________________________________

    D) 2. Ninguém será arbitrariamente privado de sua nacionalidade, nem do direito de mudar de nacionalidade

    ______________________________________

    E) Artigo XIV 1. Todo ser humano, vítima de perseguição, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países.

    ___________________________________-___

    Bons estudos!

  • DUDH

    Artigo 12

    Ninguém será sujeito a interferências na sua vida privada, na sua família, no seu lar ou na sua correspondência, nem a ataques a sua honra e reputação. Todo ser humano tem direito à proteção da lei contra tais interferências ou ataques.

    Artigo 14

    I) Todo ser humano, vítima de perseguição, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países.

    II) Este direito não pode ser invocado em casos de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum ou por atos contrários aos objetivos e princípios das Nações Unidas.

    Artigo 15

    I) Todo ser humano tem direito a uma nacionalidade.

    II) Ninguém será arbitrariamente privado de sua nacionalidade, nem do direito de mudar de nacionalidade.

    Artigo 18

    Todo ser humano tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular.

    Artigo 25

    I) Todo ser humano tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à seguranca em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda de meios de subsistência em circunstâncias fora de seu controle.

    II) A maternidade e a infância tem direito a cuidados e assistência especiais. Todas as crianças, nascidas dentro ou fora do matrimônio, gozarão da mesma proteção social.

  • GABARITO LETRA A

    A. CERTO: Trata-se da literalidade do Artigo 12° da DUDH: Direito à privacidade.

    B. ERRADO: Não existe essa restrição: "desde que estritamente em ambiente privado."

    C. ERRADO: Todas as crianças nascidas dentro ou fora do matrimônio, gozarão da mesma proteção social.

    D. ERRADO: Artigo XV: (...) NINGUÉM será arbitrariamente privado de sua nacionalidade, nem do direito de mudar de nacionalidade. 

    E. ERRADO: Artigo XIV 1.Todo ser humano, vítima de perseguição, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países.

    2. Este direito NÃO pode ser invocado em caso de perseguição legitimamente motivada por:

    Crimes de direito comum

    Atos contrários aos propósitos e princípios das Nações Unidas.

  • Vamos analisar as alternativas:

    - alternativa A: correta. Este direito é assegurado pelo art. 12 da DUDH, que prevê que 
    "ninguém será sujeito à interferência na sua vida privada, na sua família, no seu lar ou na sua correspondência, nem a ataque à sua honra e reputação. Todo ser humano tem direito à proteção da lei contra tais interferências ou ataques".

    - alternativa B: errada. Nos termos do art. 18 da DUDH, a liberdade de religião ou crença pode ser manifesta também pelo culto em público (e não apenas em ambiente privado).

    - alternativa C: errada. De acordo com o art. 25 da DUDH, "todas as crianças, nascidas dentro ou fora do matrimônio, gozarão da mesma proteção social".

    - alternativa D: errada. O art. 15 da DUDH veda expressamente que uma pessoa seja "arbitrariamente privada de sua nacionalidade" ou do direito de mudar de nacionalidade.

    - alternativa E: errada. O direito ao asilo, assegurado pelo art. 14 da DUDH, não pode "ser invocado em caso de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum ou por atos contrários aos objetivos e princípios das Nações Unidas".

    Gabarito: a resposta é a LETRA A. 
  • GAB A

    "ninguém será sujeito à interferência na sua vida privada, na sua família, no seu lar ou na sua correspondência, nem a ataque à sua honra e reputação.

    Todo ser humano tem direito à proteção da lei contra tais interferências ou ataques".

  • DUDH somente da uma apertada quando se mistura com a CF DE 88

  • DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS (1948)

    1) pós guerra - 1948 (ONU)

    2) Direito Natural (Jusnaturalismo) = UNIVERSALISAÇÃO e GENERALIZAÇÃO dos DH

    3) é uma RESOLUÇÃO (não obriga)

    4) Mas, por se tratar de CONSENSO UNIVERSAL é fonte de INTERPRETAÇÃO e SOFT LAW (VINCULA)

    5) Nela é previsto o princípio da PRESUNÇÃO DE INOCÊNCIA (lembrar que esse principio se encontra na DUDH e no Pacto Internacional de Direitos CIVIS e POLITICOS, mas não é previsto na CIDH (da OEA)

    6) a DUDH não prevê direitos de 3ª geração (apenas direitos de 1ª e 2ª geração).

    7) Os 02 Pactos, oriundos da DUDH, ampliaram os direitos que constam na DUDH.

    Que pactos são esses ?

    PACTO INTERNACIONAL DOS DIREITOS CIVIS e POLITICOS (PIDCP)

    PACTO INTERNACIONAL DOS DIREITOS ECONÔMICOS, SOCIAIS e CULTURAIS (PIDESC)

  • GABARITO: A

    a) Artigo 12

    Ninguém será sujeito à interferência na sua vida privada, na sua família, no seu lar ou na sua correspondência, nem a ataque à sua honra e reputação. Todo ser humano tem direito à proteção da lei contra tais interferências ou ataques.

    b) Artigo 18

    Todo ser humano tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; esse direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença pelo ensino, pela prática, pelo culto em público ou em particular.

    c) Artigo 25

    2. A maternidade e a infância têm direito a cuidados e assistência especiais. Todas as crianças, nascidas dentro ou fora do matrimônio, gozarão da mesma proteção social.

    d) Artigo 15

    1. Todo ser humano tem direito a uma nacionalidade. 

    2. Ninguém será arbitrariamente privado de sua nacionalidade, nem do direito de mudar de nacionalidade.

    e) Artigo 14

    1. Todo ser humano, vítima de perseguição, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países. 

    2. Esse direito não pode ser invocado em caso de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum ou por atos contrários aos objetivos e princípios das Nações Unidas.

  • QUESTÃO LETRA DE LEI.!!!