SóProvas


ID
5032279
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Quando a falta de norma regulamentadora tonar inviável o exercício dos direitos e das liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania, conceder-se-á

Alternativas
Comentários
  • B (CORRETO)

    CF ART 5 LXXI - conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania;

  • GABARITO - B

    Quando fala em " Ausência / Falta de norma regulamentadora" - MI

    Torna inviáveis quais direitos?

    NAS CI SÓ

    Nacionalidade

    Cidadania

    Soberania

  • GABARITO : B

    LXXI – conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta de norma

    regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais

    e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania;

  • LXXI - conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania;

  • Falou sobre a falta de norma regulamentadora

    Tome mandado de injunção

  • A questão exige conhecimento relacionado à sistemática dos remédios constitucionais. Sobre o tema, é correto afirmar que quando a falta de norma regulamentadora tonar inviável o exercício dos direitos e das liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania, conceder-se-á mandado de injunção.  Conforme a CF/88, temos que:

     

    Art. 5º, LXXI - conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania.

     

    O gabarito, portanto, é a letra “b”. As demais alternativas não se enquadram, vejamos:

     

    Alternativa “a”: está incorreta. o habeas corpus pode ser impetrado sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder, segundo o art. 5º, LXVIII; ainda mais quando se trata da modalidade coletiva, a qual divide opiniões devido à falta de previsão legal.

     

    Alternativa “c”: está incorreta. O mandado de segurança serve para proteger direito líquido e certo, não amparado por "habeas-corpus" ou "habeas-data", quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público (art. 5º, LXIX).

     

    Alternativa “d”: está incorreta. Segundo art. 5º, LXXII - conceder-se-á "habeas-data": a) para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público; b) para a retificação de dados, quando não se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo.

     

    Gabarito do professor: letra b.

  • Habeas Corpus: Liberdade de locomoção

    Habeas Data: Direito à informação

    Mandado de Segurança: Direito líquido e certo

    Mandado de injunção: Falta de norma regulamentadora

    Ação Popular: Atos lesivos ao patrimônio...

  • De forma rudimentar:

    MANDADO DE INJUNÇÃO - Busca o exercício do direito para o seu cliente. Mandado de Injunção – LXXI + Lei 13.300/2016. 

    x

    ADI POR OMISSÃO (ADO) - Busca regulamentação para todo mundo.

    Tem mais diferenças, mas você precisa pesquisar por aí.

  • Mandado de injunção-NACI-SÓ

    nacionalidade

    cidadania

    soberania

  • Marcou a assertiva ‘b’? Pois bem, de acordo com o inciso LXXI do art. 5º da Constituição Federal de 1988: “conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania”.

    Gabarito: B