SóProvas


ID
5032489
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No protestantismo ascético, temos não apenas a clara noção da primazia da ética sobre o mundo, mas também a mitigação dos efeitos da dupla moral judaica (uma moral interna para os irmãos de crença e outra externa para os infiéis). O desafio aqui é o da ética, que quer deixar de ser um ideal eventual e ocasional (que exige dos virtuosos religiosos quase sempre uma “fuga do mundo”, como na prática monástica cristã medieval) para tornar-se efetivamente uma lei prática e cotidiana “dentro do mundo”.


SOUZA, J. A ética protestante e a ideologia do atraso brasileiro. Revista Brasileira de Ciências Sociais, n. 38, out. 1998.


Retomando o pensamento de Max Weber, o texto apresenta a tensão entre positividade éticoreligiosa e esferas mundanas de ação. Nessa perspectiva, a ética protestante é compreendida como

Alternativas
Comentários
  • Jessé de Souza está desdobrando o pensamento de Max Weber acerca da ética cristã e o espírito do capitalismo. Aqui, o que Souza descreve é que, diferentemente do judaísmo que tem na sua dupla moral (uma interna e outra externa) as bases de sua conduta com o mundo, o protestantismo pretende transformar a ética religiosa em ética do mundo, em ética universal e essa ética tem como princípio a dedicação ao trabalho, a supressão dos prazeres e o acúmulo de riqueza. É justamente este o argumento de Weber ao afirmar que a ética protestante tornou possível o desenvolvimento do capitalismo moderno.


    Resposta, letra E.

    Gabarito do Professor: Letra E.

  • Max Weber estabelecia uma relação entre protestantismo e o crescimento do capitalismo.

  • A ética protestante e o espírito do capitalismo para Weber:

    Antes o trabalho era visto como algo inferior, mas então veio o Calvinismo, dizendo que uma vida dedicada ao trabalho, trazendo acumulação de bens, faria essa pessoa ser predestinada ao céu.

    Assim, o trabalho foi valorizado. Calvinismo favorecia o acúmulo de capital, segundo o Weber, fazendo o capitalismo crescer.

    Espero que ajude (:

  • Acredita-se que a ética protestante se entende no processo de desenvolvimento do pensamento que se localiza como um capitalismo moderno.

    Alternativa E

  • Essas questões são paradoxais . Sabemos que o Weber correlaciona a ética protestante à acumulação de capital . Quem leu a obra ou estudou sabe disso . Mas o texto não fala nada sobre enriquecimento ou capitalismo . A meu ver , a resposta que coaduna o texto é a letra C . Mas ENEM é isso aí: gabarito controverso e eles não estão nem aí ... O candidato que se ...

  • Se não tivesse o texto eu teria acertado

  • nessa questão o texto acabou mais atrapalhando do que ajudando

  • Questão relativamente fácil para os que viram a teoria, mas vale ressaltar o texto que me deixou totalmente confuso e com o pé atrás sobre a alternativa (E), essa é uma das raras questões onde a resposta não é totalmente validada pelo texto, sendo mais vantajoso esquecer o texto e focar em responder pelo comando

    Resultado: Fiz a leitura do comando e decidi marcar a letra (E) obviamente, fui para o texto e buguei, me senti inseguro, e marquei letra (C)

    Ai ai, Eu amo o Enem

  • Pelo texto, fui na alternativa A.

  • é uma questão que da raiva de erra aaAAaAaAAAa

  • gente, mas o texto diz que a etica protestante tem que ser ´dentro do mundo´entao nao faz sentido a letra A que diz abandono da felicidada terrena,ou seja, dentro do mundo kkkkkk.Pra acertar ela tinha que ter conhecimento que o protenstantismo, principalmente os calvinistas,adequaram a religiao ao capitalismo, promovendo o trabalho,acumulaçao de riquezas e coisas do tipo

  • A correta e alternativa E.

  • Afff

    Sabia sobre essa correlação que o Weber fazia do calvinismo e capitalismo.

    Eu ia de E, mas fui ler a me*d*a do texto, fiquei inseguro e fui de C . Que ódio

  • A questão é "difícil" quando não se entende exatamente o pensamento de Max Weber quanto a relação entre protestantismo e capitalismo.

    De maneira resumida, a igreja católica não participava de questões econômicas e empresariais, ou seja, "fuga do mundo", já os protestantes adaptaram-se ao mundo, ao capitalismo e empresas, ou seja "dentro do mundo" mas ainda sim religiosos.

    Então Max faz uma análise social-capitalista baseado em como a religião teve influência sobre o capitalismo, tipo, igreja católica: estagnação e limitação do capitalismo. Protestantismo: Desenvolvimento do capitalismo devido a adequação.

    Então podemos concluir que a alternativa E faz total sentido.

    Esse vídeo esclarece melhor o que eu resumi: https://www.youtube.com/watch?v=zSHomv_Y0Q4