SóProvas


ID
5032540
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Princípios práticos são subjetivos, ou máximas, quando a condição é considerada pelo sujeito como verdadeira só para a sua vontade; são, por outro lado, objetivos, quando a condição é válida para a vontade de todo ser natural.


KANT, I. Crítica da razão prática. Lisboa: Edições 70, 2008.


A concepção ética presente no texto defende a

Alternativas
Comentários
  • O que Immanuel Kant tenta provar é que quando uma prática recai sobre "todo ser natural", ou seja, quando não se restringe ao interesse ou à subjetividade de um sujeito, esta se torna objetiva, que, em outras palavras, significa sua universalidade. Essa prática, então, passa a existir como regra geral, sem estar condicionada a desejos, mas se impondo sobre eles como um dever.


    Resposta, letra A.

    Gabarito do Professor: Letra A.

  • Kant defendia que, quando uma ação não se restringia apenas ao interesse ou subjetividade particular de algum indivíduo, esta ação se tornaria objetiva, que resumindo, se tornaria universal. Essa ação não seria um desejo individual, mas sim como uma regra geral, ou como a alternativa correta diz, o dever universal.

    Alternativa A.

  • Questão chata e complicada

  • KANT - UNIVERSALIDADE DA ÉTICA

  • Imperativo categórico kantiano.

    A questão é até fácil; o problema é que tem muito estudante que acha que basta ter uma boa leitura para acertar todas as questões de filosofia e sociologia no enem. Nem sempre isso será possível.

    ESTUDEM FILOSOFIA E SOCIOLOGIA

  • Para Kant, o ser humano tem livre-arbítrio, mas ninguém deve agir de maneira aleatória, sem leis e princípios, porque a razão humana não tem só a dimensão teórica, tem a dimensão prática que é a voltada para as suas ações. E, essa razão prática, é a fonte ética que ordena as leis necessárias do agir, que leva a validade para todos os seres humanos. Assim, a virtude está subordinada aos imperativos da razão: o imperativo categórico.

  • pq não pode ser letra B?

  • A grande saca da questão "a condição é válida para a vontade de todo ser natural", ou seja, uma condição universal de dever GAB:A

  • falou de kant, falou de prática universal

  • Letra B, pois a questão fala sobre o imperativo categórico de Kant, que são ações movidas pela racionalidade e buscando o bem universal, logo assim, age como moral universal e racional. Isso é um resumo bem detalhado, para uma melhor explicação procure por ética do dever de Kant com o professor Anderson, ou no canal Parabólica a aula de Kant.