SóProvas


ID
5032663
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma nova e revolucionária técnica foi desenvolvida para a edição de genomas. O mecanismo consiste em um sistema de reconhecimento do sítio onde haverá a mudança do gene combinado com um mecanismo de corte e reparo do DNA. Assim, após o reconhecimento do local onde será realizada a edição, uma nuclease corta as duas fitas de DNA. Uma vez cortadas, mecanismos de reparação do genoma tendem a juntar as fitas novamente, e nesse processo um pedaço de DNA pode ser removido, adicionado ou até mesmo trocado por outro pedaço de DNA.


Nesse contexto, uma aplicação biotecnológica dessa técnica envolveria o(a)

Alternativas
Comentários
  • Somente um alerta sobre a letra D, quando ele diz modificar o código genético muitos podem ter confundido com o genoma (que é o conjunto de informações genéticas presentes no DNA de um indivíduo) mas o código genético não é algo definido individualmente, que varia de indivíduo para indivíduo, na verdade o código genético informa que proteína será formada por determinada sequência de códons.

  • Essa questão aborda uma técnica de edição de genomas, que reconhece um local de mudança do gene e realiza corte e reparo do DNA com o auxílio de uma enzima nuclease, e com esse processo, remover, adicionar ou trocar um pedaço de DNA por outro. Essa aplicação biotecnológica altera a sequência do DNA com o objetivo de retirar genes defeituosos e inserir no local genes saudáveis. O enunciado traz uma dica quando fala sobre corte e reparo do DNA, sendo um tipo de edição genética, retirando e reparando um gene não saudável por outro saudável, dentro do contexto da terapia gênica. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011)

    Fonte da imagem: site journal.einstein.br


    Nesse contexto, uma aplicação biotecnológica dessa técnica envolveria o(a):



    a) diagnóstico de doenças. Esse tipo de aplicação não envolve o diagnóstico, e sim o tratamento. Incorreta.

    b) identificação de proteínas. A edição gênica não realiza identificação de proteínas, mas a substituição de pedaços de DNA. Incorreta.

    c) rearranjo de cromossomos.
     Essa aplicação realiza um corte na fita de DNA para um novo pedaço ser incluído, não há rearranjo nos cromossomos. Incorreta.

    d) modificação do código genético.
    O código genético é a correspondência, e não onde ocorre a aplicação de corte e reparo. Incorreta.

    e) correção de distúrbios genéticos.
    Essa aplicação faz parte da terapia gênica, técnica utilizada para tratar ou corrigir genes defeituosos por genes saudáveis. CORRETA.


    Gabarito do Professor: Alternativa  E. 
  • A replicação do DNA ou duplicação do DNA é um processo de grande importância para a transmissão do material genético, pois, quando ocorre a divisão celular, esse material será dividido de forma igual entre as células-filhas. A replicação ocorre antes do início da divisão celular, durante a fase S da interfase.

  • Essa técnica é a CRISP- Cas9, desenvolvida pelas cientistas Emmanuelle Charpentier e Jennifer Doudna.

  • Código genético não muda galera, ele é simplesmente uma linguagem universal que traduz sequências de bases em aminoácidos.

  • Essa questão aborda uma técnica de edição de genomas, que reconhece um local de mudança do gene e realiza corte e reparo do DNA com o auxílio de uma enzima nuclease, e com esse processo, remover, adicionar ou trocar um pedaço de DNA por outro. Essa aplicação biotecnológica altera a sequência do DNA com o objetivo de retirar genes defeituosos e inserir no local genes saudáveis. O enunciado traz uma dica quando fala sobre corte e reparo do DNA, sendo um tipo de edição genética, retirando e reparando um gene não saudável por outro saudável, dentro do contexto da terapia gênica. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011)

    Fonte da imagem: site journal.einstein.br

    Nesse contexto, uma aplicação biotecnológica dessa técnica envolveria o(a):

    a) diagnóstico de doenças. Esse tipo de aplicação não envolve o diagnóstico, e sim o tratamento. Incorreta.

    b) identificação de proteínas. A edição gênica não realiza identificação de proteínas, mas a substituição de pedaços de DNA. Incorreta.

    c) rearranjo de cromossomos. Essa aplicação realiza um corte na fita de DNA para um novo pedaço ser incluído, não há rearranjo nos cromossomos. Incorreta.

    d) modificação do código genético. O código genético é a correspondência, e não onde ocorre a aplicação de corte e reparo. Incorreta.

    e) correção de distúrbios genéticos. Essa aplicação faz parte da terapia gênica, técnica utilizada para tratar ou corrigir genes defeituosos por genes saudáveis. CORRETA.

    Gabarito do Professor: Alternativa E. 

  • Essa D tem a mesma lógica do cara que falou que se tomar vacina vai virar jacaré. Não tem como mudar o DNA, isso não existe.

  • gente, se vocês botarem na cabeça que o código genético nunca é alterado, vocês deixam de errar boas questões do ENEM... quando eu aprendi isso foi uma mão na roda.

  • Olá!

    Letra correta: E

    Trecho do enunciado que dá a resposta: "[...] Assim, após o reconhecimento do local onde será realizada a edição, uma nuclease corta as duas fitas de DNA.[...]"

    Oq é editar? Não é corrigir/modificar algo?

    __

    e) correção de distúrbios genéticos. CERTA

    [Até poderia ser a D "modificação do código genético" pq editar é modificar algo, PORÉM sabemos que o código genético NUNCA muda, então só sobraria a opção E. ]

    Espero ter ajudado :)

  • LETRA E

    Só pela palavra ''edição'' no texto dava pra analogar com ''correção'' na alternativa

  • o código genético é universal, logo, não se altera de indivíduo para indivíduo