SóProvas


ID
5032693
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

No Autódromo de Interlagos, um carro de Fórmula 1 realiza a curva S do Senna numa trajetória curvilínea. Enquanto percorre esse trecho, o velocímetro do carro indica velocidade constante.


Quais são a direção e o sentido da aceleração do carro?

Alternativas
Comentários
  • O carro está realizando uma curva, um movimento circular...

    Se eu tenho um movimento circular há a aceleração centrípeta ( responsável por alterar a direção e o sentido do vetor velocidade)...

    Numa curva, a aceleração centrípeta é perpendicular à trajetória ( forma um ângulo de 90º), possui direção radial, sentido para o centro da curva...

    Gabarito B)

  • Trata-se de partes de um movimento circular uniforme onde se tem como única aceleração a centrípeta que SEMPRE aponta para o centro da trajetória.

  • Se o carro possui velocidade constante, não deveria ser nula a aceleração?

  • Não necessariamente, Robert Down, a velocidade é uma grandeza vetorial, portando, dessa forma, intensidade, sentido e direção. Assim, qualquer alteração em alguma de suas propriedades gera mudanças na aceleração. Esta, por sua vez, pode se apresentar de duas formas: Tangencial e Centrípeta.

     

    Aceleração tangencial: A componente tangencial da aceleração é a responsável pela variação do valor da velocidade num determinado intervalo de tempo e é caracterizada por possuir o sentido do vetor velocidade,se o valor da velocidade aumentar, e o sentido contrário ao do vetor velocidade, se o valor da velocidade diminuir. Nos movimentos uniformes, como no MCU, o módulo da velocidade é constante em toda a sua trajetória, logo não pode haver mudança na sua velocidade, desse modo a aceleração tangencial necessariamente deve ser nula.

     

    Aceleração centrípeta: Em física, aceleração centrípeta, também chamada de aceleração normal ou radial, é a aceleração originada pela variação da direção do vetor velocidade de um móvel, característico de movimentos curvilíneos ou circulares. Ela é perpendicular à velocidade e aponta para o centro da curvatura da trajetória.

     

    Como na questão o valor da velocidade é constante, não há aceleração tangencial. Entretanto, continua existindo aceleração, uma vez que, por estar numa curva com velocidade constante, o que caracteriza um MCU, a direção e o sentido da velocidade mudam. Desse modo, age naquele momento a aceleração centrípeta, apontando para o centro, bem como a força centrípeta, representada muitas vezes pela força de atrito, nos casos em que este existe.

  • Não especificou qual a aceleração, que questão mal elaborada!

    Uma é Nula, que é a tangencial, que varia a velocidade Linear

    A outra é a Aceleração Centrípeta, Perpendicular à Velocidade Linear e apontada para o centro da curva

  • O velocímetro dando indicação constante o movimento é uniforme e sendo a trajetória curva a aceleração só terá componente centrípeta e, portanto, tem direção radial e aponta para o centro da curva.

    Letra B