SóProvas


ID
503323
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDU-ES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Costuma-se definir aprendizagem como mudança de
comportamento. Esse termo não se aplica somente às atividades
escolares, mas é um fenômeno do dia-a-dia que ocorre desde o
início da vida. Uma área específica dentro da psicologia investiga
a aprendizagem e seus processos. Julgue os itens que se seguem,
relativos às teorias da aprendizagem.

Paulo Freire enfatiza, no processo educativo, os elementos objetivos que aparecem nas relações entre professor e aluno. Ele faz uma análise epistemológica da educação, destacando professor e aluno como objetos do conhecimento.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO. Professor e aluno, na visão epistemológica de freire, NÃO são OBJETOS do conhecimento.

    Observe:

    Educação , para FREIRE ( 1986:p.25 ) ligada é ato de conhecimento,mas é também ato político, jamais sendo neutra. Os Educadores estão a favor de algo e, ao mesmo tempo, contra algo,e da mesma forma as práticas educativas,ora, elas são práticas educativas e epistemológicas. O Educador opta por um projeto político, seja na escola , para a escola e para a sociedade, e na sociedade .

    A Educação libertadora propõe a lógica da crítica. Qual crítica? Uma atitude epistemológica e política que não fica encerrada no recinto da escola, mas parte para o confronto com toda o real sócio-político e cultural,

    “ O Educador libertador tem que estar atento para o fato de que a transformação não é só uma questão de métodos e técnicas. Se a educação libertadora fosse somente uma questão de métodos, então o problema seria mudar algumas metodologias tradicionais por outras mais modernas.Mas não é esse o problema. A questão é o estabelecimento de uma relação diferente com o conhecimento e com a sociedade. A crítica que a educação libertadora tem para oferecer enfaticamente não é a crítica que termina no subsistema da educação .Pelo contrário, a crítica na sala de aula libertadora vai além do subsistema da educação e se torna a crítica da sociedade.”( SHOR, Ira. FREIRE, 1986,. p.48)