SóProvas


ID
5033404
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CODEVASF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue o item a seguir, considerando a aplicação da gestão de projetos ao planejamento das obras, reformas e serviços de engenharia.

A elaboração de projeto executivo, a construção e a manutenção da edificação, sob a ótica da gestão de projetos, são classificadas e detalhadas como três projetos distintos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito (preliminar): ERRADO

    Gabarito (proposto): ANULADA

    Julgue o item a seguir, considerando a aplicação da gestão de projetos ao planejamento das obras, reformas e serviços de engenharia.

    A elaboração de projeto executivo, a construção e a manutenção da edificação, sob a ótica da gestão de projetos, são classificadas e detalhadas como três projetos distintos.

    Questão bem genérica. A gestão de projetos, num contexto amplo, englobaria todas as fases da obra: programa de necessidades, estudos de viabilidade, anteprojeto, projeto básico, projeto executivo, execução, controle e manutenção. Ou seja, seria um macroprojeto que engloba pacotes de projetos separados.

    Contudo, entendo que cada etapa dessa tenha começo, meio e fim, ou seja, pode ser separada e considerada com projeto “distinto”. Inclusive é possível, por exemplo, que o projeto básico e executivo seja contratado por empresa diversa que realizará a construção ou manutenção na edificação, como normalmente ocorre.

    Considerando a falta de contextualização da questão, fica difícil realizar um julgamento objetivo. A gestão de projeto, numa visão macro, pode englobar todas essas atividades, ou seja, podemos considerar que estão dentro de um mesmo projeto (na visão macro). Isso não descaracteriza o fato dessas atividades poderem ser classificadas e detalhadas em projetos distintos.

    Fonte: TEC Concursos

  • Questão bem polêmica pessoal, pois há várias teses sobre as fases e projetos que envolvem uma obra, que nos levariam a diferentes gabaritos. Sendo assim, o seu julgamento se torna interpretativo e subjetivo. Na minha visão, a questão deveria ter sido anulada. 

    Vamos trazer algumas teorias e julgar essa questão a partir delas. 

    O TCU e a Lei 8666/93 dividem a elaboração do projeto em 4 etapas (Estudo Preliminar, Anteprojeto, Projeto legal ou básico e Projeto executivo), e não consideram o projeto/fase de manutenção sendo uma dessas etapas. Caso similar ao da NBR 13531 que divide o projeto em 8 etapas (Levantamento de dados; Programa de necessidade; Estudo de Viabilidade; Estudo preliminar; Anteprojeto; Projeto legal; Projeto Básico; - Projeto para Execução) , e também não considera a etapa de manutenção e uso da edificação.

    Há também um outro problema na questão, os projetos e suas fases não são totalmente separáveis e muitas vezes são integrados, é o conceito de projetos simultâneos. Dessa forma, essas etapas (projeto executivo, a construção e a manutenção da edificação), em especial as duas primeiras, não seriam perfeitamente divididas como falado na questão.

    Com o exposto acima, entenderíamos que a questão está errada, de acordo com o gabarito da banca.

    Em contrapartida, outros modelos como o proposto por Melhado et al (2005), tornam o processo mais abrangente e estendem o processo até o acompanhamento e avaliação do uso da edificação (ver figura). 

    FONTE: Campos Apud AGESC (2010). 

    Para o autor, o projeto divide-se em 3 macroetapas (pré-projetação, projetos, pós-projetos) subdivididas no planejamento estratégico e em 7 outras fases. Analisando a figura o autor distingue as 3 etapas em: projeto executivo (Fase D), o acompanhamento e execução da obra (fase E) e o uso e manutenção pós-entrega (Fase F). Partindo da premissa de que para avançar de etapa existe a obrigatoriedade de se cumprir a etapa anterior, seriam 3 projetos/fases distintos.

    Perceba que aqui, em consonância com o que o autor diz, julgaríamos a questão como certa.

    Como não há uma explicação única e a questão deveria ser anulada.

    Gabarito do Professor: ANULADA. 
    Gabarito da Banca: ERRADO. 

    FONTES:

    CAMPOS, S. E. Gestão do Processo de projetos de edificações em instituição federal de ensino superior: estudo de caso no CEPALN/UnB.

    MELHADO, S. B. et al. Coordenação de projetos de edificação. São Paulo. 2005. CAMPOS, S.E. Gestão do processo de projetos de edificações em instituto federal de ensino superior: estudo de caso no CAPLAN/UNB. Brasília, 2011. 

    ROMANO, F. V. Modelo de Referência para o Gerenciamento do Processo de Projeto Integrado de Edificações. Florianópolis, 2003. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina.