-
Conforme a NBR 12207/92, interceptor é a canalização cuja função precípua é receber e transportar o esgoto sanitário coletado, caracterizada pela defasagem das contribuições, da qual resulta o amortecimento das vazões máximas.
Características do interceptor:
* Canalização que recebe coletores tronco;
* Não recebe ligações prediais diretas;
* Normalmente localizados próximo a cursos de água.
O CESPE costuma trocar os conceitos entre interceptor e emissário.
Segundo a NBR 9649/1986, emissário é a tubulação que recebe esgoto exclusivamente na extremidade de montante.
-
Complementando o comentário do Civil Concurseiro (que está muito bom!):
GABARITO: CERTO.
Definições do Interceptor:
NBR 14486 (2000) - Interceptor (coletor tronco): tubulação da rede coletora que recebe apenas contribuição de esgoto de outros coletores, sem receber contribuição de ligações prediais;
NBR 12207 (2016) - Interceptor: canalização cuja função precípua é receber e transportar o esgoto sanitário coletado, caracterizada pela defasagem das contribuições, da qual resulta o amortecimento das vazões máximas.
Como a CESPE já cobrou:
CAIU CESPE (2009 DETRAN-DF) Interceptor é a tubulação de esgotos sanitários construída para transportar os esgotos de um ponto para outro sem receber contribuições ao longo do seu caminhamento e para conduzir o efluente tratado da estação de tratamento de esgotos até o seu destino final. FALSO. ESSE É O EMISSÁRIO.
sigam-me no instagraaaam pois diariamente coloco notícias de concursos para eng e arquitetos :)
@dressenengenheira
-
O
fluxograma a seguir ilustra os componentes de um sistema de esgotamento sanitário.
Fonte: Do professor.
O interceptor é uma canalização que encaminha o esgoto da rede coletora para emissários ou diretamente para a estação de tratamento de esgoto (ETE) na ausência dos emissários.
Note que ele não recebe esgoto diretamente dos coletores prediais das edificações, como afirmado pela questão, e sim da rede coletora como afirmado pela questão.
Gabarito do Professor: CERTO.