SóProvas


ID
5033458
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CODEVASF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em cada item que se segue, é apresentada uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada acerca de obras rodoviárias.


Antônio, engenheiro de obras rodoviárias, sempre que possível opta pela utilização de agregado britado a extração de areia em cava submersa. Com base nessa informação, é correto concluir que o objetivo de Antônio com essa ação é diminuir o assoreamento do rio perto de locais de captação de água.

Alternativas
Comentários
  • "(...) opta pela utilização de agregado britado a extração de areia em cava submersa"

    Inicialmente pensei ser um erro de digitação. Mas se trata de uma "crase implícita".

    O enunciado quer dizer que:

    Antônio opta pela utilização de agregado britado ao invés de optar pela extração de areia em cava submersa.

    A extração em cava submersa é prejudicial ao meio ambiente, conforme a fonte abaixo.

    De forma geral, a questão pode ser considerada "correta".

    ___

    • "No Vale do Paraíba, o método mais comum de extração de areia é a extração pelo método de cava submersa. As cavas são aberturas no corpo do solo, que devido à comunicação com o rio e possíveis lençóis freáticos, e à pluviosidade, ganham volume d’água, e acabam por ter aparência de uma lagoa comum. A extração de areia é uma das atividades antrópicas de exploração de recursos naturais mais impactantes ao meio ambiente. No Vale do Paraíba estas áreas são claramente percebidas. "
    • "Esta atividade interfere direta e indiretamente nas características ambientais da área, modificando a própria ocupação humana e interferindo no seu modo de vida de diversas maneiras." (http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2008/anais/arquivosEPG/EPG00629_02_O.pdf)

    ___

    Porém...

    1) Diminuir o assoreamento do rio.

    Não podemos AFIRMAR o motivo de optar pelo agregado britado.

    • Pode ser para impedir o assoreamento.
    • Ou talvez fator financeiro.
    • Podem ser inúmeros os motivos.

    2) Perto de locais de captação de água.

    • Como saber se a cava submersa está próxima de captação de água?
    • Existe cava submersa sem uma captação de água próxima.

    _

    Gabarito DEFINITIVO: Certo.

  • Na teoria a extração de areia em cava submersa teria como impacto positivo a diminuição do assoreamento dos cursos d'água! Não entendi foi nada !

    3.3 Impactos Ambientais Da Extração De Areia

    3.3.2 Fase de operação

    Os impactos advindos da operação da atividade de extração de areia em leito de rio são descritos a seguir, sendo estes divididos em impactos positivos e impactos negativos.

    Impactos Positivos

    1. Diminuição do assoreamento dos cursos d’água, em virtude da remoção dos sedimentos para a obtenção da areia.

    2. Aumento da oferta de areia, com repercuções positivas para a sociedade em geral, mediante o seu uso para diversos fins, com a consequente melhoria da qualidade de vida.

  • O enunciado peca pela falta de melhor contextualização. Vamos ao que interessa.

    Na extração por cava submersa a areia é retira de regiões das planícies de inundações que possuem um nível de lençol freático raso. Portanto, após remover a camada superficial de areia, será necessário utilizar uma bomba draga para remoção do material.

    Teremos que a extração por cava irá alterar o leito do rio, modificando também a hidráulica e, consequentemente, o transporte de sedimentos.

    Num primeiro momentonão teremos efetivamente assoreamento do rio, uma vez que estaremos removendo material, enquanto o assoreamento refere-se à deposição de sólidos. Contudo, veja que, ao aprofundarmos o leito do rio, iremos alterar o perfil de velocidades nesta região. Quanto maior a profundidade, a tendência será termos menores velocidades e, portanto, favorecer a deposição de sólidos e assoreamento nesta região. A longo prazo, portanto, este tipo de extração irá provocar o assoreamento na região onde foi realizada a cava.

    Prof. Thibério Leitão - TEC

    Fonte : https://arquivos.ana.gov.br/institucional/sag/CobrancaUso/BaciaPBS/Textos/Cobranca%20Extracao%20de%20Areia%20-%20Patrick%20-%20nov05%20-%20Artigo.pdf

  • O assoreamento (ver figura) é o acúmulo de sedimentos e de matéria orgânica no fundo de rios, formando “bolsões". É um fenômeno natural, mas que é intensificado pela ação humana, especialmente pelo desmatamento e retirada da mata ciliar, que atua como barreira protetora. Além da ocupação irregular próximo às margens dos cursos d'água.


    FONTE: Portal Eletrônico Pensamento Verde.

    Voltando agora ao comando da questão. 

    A preferência por usar agregado britado à extração de areia em cava submersa por Antônio é assertiva, pois diminui o assoreamento dos cursos d'água. De acordo com Souza et al., o principal problema da extração em cava submersa é a retirada de depósitos aluvionares nas margens de inundação, o que contribui para uma maior carga de sedimentos no rio após uma chuva, por exemplo. Além disso, esses sedimentos aumentarão a turbidez da água, o que poderia tornar inviável a captação para consumo. 

    Gabarito do Professor: CERTO. 

    FONTE: SOUZA, et al. Monitoramento e caracterização do assoreamento no rio São Francisco nas orlas urbanas de Petrolina-PE e Juazeiro - BA.
  • Possivelmente, vou errar essa questão todas as vezes... Nada ver o c* com as calças. Totalmente abstrata.