SóProvas


ID
5035315
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CODEVASF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

O orçamento de uma licitação serve de referência para a administração fixar os critérios de aceitabilidade de preços (total e unitários) no edital, sendo a principal referência para a análise das propostas das empresas participantes na fase externa do certame licitatório. Com relação à elaboração de orçamento público para a realização de obras e serviços, julgue o item que se segue.


O custo indireto de uma obra é obtido pelo somatório do produto quantitativo × custo unitário de cada um dos serviços necessários para a execução do empreendimento.

Alternativas
Comentários
  • Trata-se do custo Direto!!!!

  • GABARITO: ERRADO

    O custo direto total da obra é obtido pelo somatório do produto “quantitativo x custo unitário” de cada um dos serviços necessários para a execução do empreendimento.

    Fonte: https://portal.tcu.gov.br/biblioteca-digital/obras-publicas-recomendacoes-basicas-para-a-contratacao-e-fiscalizacao-de-obras-e-edificacoes-publicas.htm

  • GAB.: ERRADO

    __________________________________

    Fonte:

    E-book com 320 questões comentadas:

    https://abre.ai/c938

  • Custo direto eu tenho os custos unitários e quantidades. Já no indireto é tudo que não dá para ser visualizado no canteiro de obras e não está diretamente ligado com a execução do serviço. Além disso, apesar dos custos indiretos não estarem introduzidos na obra em si, as suas definições são necessárias porque influenciam no valor total da execução. Ex: Custo dos funcionários ADM que não estarão atuando direto no canteiro de obras.
  • E

    Na verdade, trata-se do CUSTO DIRETO que consiste no resultado da soma de todos os custos unitários dos serviços necessários multiplicados pelas respectivas quantidades.