-
B)Ele não tem muita certeza de que sua namorada lhe seja fiel.
→ Temos um período composto por subordinação, a oração que sua namorada lhe seja fiel está exercendo a função de complemento nominal oracional do substantivo(oração principal) certeza, quem tem certeza, tem certeza disso. A conjunção integrante está introduzindo a oração subordinada.
GABARITO. B
-
A questão pede uma oração subordinada substantiva completiva nominal. Devemos então encontrar um período composto por subordinação que exerça papel de complemento de um advérbio, adjetivo ou subst. abstrato.
a) todos os jogadores discordaram de que o time havia jogado mal. Errada. Trata-se de oração subordinada substantiva objetiva indireta, pois completa um verbo transitivo indireto.
b) ele não tem muita certeza de que sua namorada seja fiel. Gabarito. Oração que complementa um substantivo abstrato. Certeza de que? Disso.
c) A exigência dos torcedores era a contratação de um novo técnico. Errada. Não é período composto pois há apenas um verbo.
d) foi muito importante a sua participação na reunião. Errada. Foi é VL e importante é predicativo, logo, a oração subordinada é subjetiva, pois a principal nos pede um sujeito. Também conhecido como sujeito oracional.
e) Pedra que roIa não cria limo. Errada.Trata-se de oração subordinada adjetiva restritiva. Observe que não é qualquer pedra que não cria limo, é somente a que roIa.
-
GABARITO - B
As completivas nominais são as orações que trabalham como complementos nominais.
no caso: Ele não tem muita certeza de que sua namorada lhe seja fiel.
Certeza não é verbo e pede complemento = CN.
Sobre a a) Todos os jogadores discordaram de que o time havia jogado mal.
Discordam / disso ....
Oração subordinada objetiva indireta.
-
Vai vender material no inferno, Braulio Agra. Aqui é local de estudos e não de venda de materiais.
-
LETRA B
-
b-
oração subordinada substantiva completiva nominal. basta procurar um adjetivo ou substantivo que precisa de preposição na oração principal
e.g.: Estava ansioso por que falassem